“A visão convencional da matemática como ciência da lógica, da
exatidão e da certeza pode descrever a ordem da estrutura , isto é,
a organização do conhecimento matemático científico e seus
critérios de legitimação aceitos hoje –porém, não corresponde às
ordens de invenção , ou seja, às formas de produção de
conhecimento que estiveram e estão presentes nas diversas
práticas hoje chamadas de matemáticas .”
GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática: INMA/UFMS – v. 14, n. 35, 2021.
No trecho acima, os autores defendem que o conhecimento
matemático científico
a) não deve ser entendido como o conhecimento da certeza, da
lógica e da exatidão.
b) é estruturado de forma arbitrária, sem considerar critérios e
aspectos lógicos.
c) não está, em geral, organizado conforme a ordem com que foi
produzido.
d) está organizado conforme às ordens de invenção.
e) não possui critérios de legitimação coerentes.