Questões de Concurso Matemática

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131 Q895212 | Pedagogia, PCN's, Matemática, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a área da matemática está pautada por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos. Dentre esses princípios, assinale a afirmativa INCORRETA.

132 Q906391 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

“A visão convencional da matemática como ciência da lógica, da exatidão e da certeza pode descrever a ordem da estrutura, isto é, a organização do conhecimento matemático científico e seus critérios de legitimação aceitos hoje –porém, não corresponde às ordens de invenção, ou seja, às formas de produção de conhecimento que estiveram e estão presentes nas diversas práticas hoje chamadas de matemáticas.”


GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática: INMA/UFMS – v. 14, n. 35, 2021.

No trecho acima, os autores defendem que o conhecimento matemático científico

133 Q975588 | Matemática, Álgebra, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Um plano de celular cobra uma taxa fixa mensal de R$ 40,00, mais R$ 13,50 por gigabyte consumido. Recentemente, o cliente mudou para um plano promocional que cobra uma taxa fixa mensal de R$ 30,00 (mais barata), mas o valor por gigabyte consumido aumentou para R$ 15,00.
Se em um mês o cliente consumiu 3 GB e no mês seguinte passou a consumir 7 GB, qual foi a variação no valor da fatura mensal considerando as duas mudanças (taxa fixa e preço por GB)?

134 Q975591 | Matemática, Funções, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Um drone é lançado do ponto zero de um referencial horizontal e sua altura h (em metros) em função da distância d (em metros) percorrida horizontalmente é dada pela função:

h(d) = −4d 2 + 16d + 3

Considerando que d representa a distância horizontal do drone em relação ao ponto de lançamento e h(d) a altura atingida, qual a altura máxima que o drone alcança durante o voo?

135 Q994281 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

De acordo com o Currículo do Estado do Espírito Santo (2020), analise as duas afirmações a seguir e depois assinale a alternativa correta:


I - A Matemática enquanto campo do saber tem suas características bem peculiares no sentido do desenvolvimento intelectual, humano e científico, que vão desde as atividades cotidianas a questões bem mais complexas de cunho tecnológico.

PARA TANTO,

II - A Matemática cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.

136 Q994287 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

De acordo com o que consta no Currículo do Estado do Espírito Santo (2020), compreende-se por Letramento matemático:

137 Q906392 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os objetivos da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deve-se levar em conta as experiências e os conhecimentos matemáticos já vivenciados pelos alunos.
( ) Deve-se estimular a memorização de fórmulas, resultados e algoritmos necessários para solucionar problemas de maneira mais rápida.
( ) Nessa fase precisa ser destacada a importância da comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação.

As afirmativas são, respectivamente,

138 Q975587 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considere as sentenças abaixo sobre o desenvolvimento do Binômio de Newton:


I. O número de termos no desenvolvimento (a + b) n é sempre n + 1.

II. No desenvolvimento de (a + b) n , o coeficiente do termo geral ( n/k ) a n−k b k é dado pelo coeficiente binomial geral ( n/k ) n! / k! (n−k)! .

III. Para(x + y) n , o termo do meio no desenvolvimento ocorre sempre para k = n/2 , independentemente de n ser par ou ímpar.

IV. Os coeficientes do desenvolvimento do Binômio de Newton formam uma sequência simétrica.

Assinale a alternativa CORRETA:

139 Q975592 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Letícia começou a fazer aulas de violão em março. A mensalidade sofreu dois reajustes sucessivos nos meses seguintes: em abril, houve um aumento de 15% em relação ao valor de março, e em maio, a mensalidade foi 20% maior do que a de abril.
Sabendo que a média aritmética das três mensalidades (março, abril e maio) foi de R$ 561,60, qual foi o valor da mensalidade do mês de abril?

140 Q910386 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera que, para a aprendizagem de um certo conceito ou procedimento por parte dos estudantes, é fundamental haver um contexto significativo para eles.
Acerca desses contextos e sua relação com o estudante, analise as afirmativas a seguir.

I. Para ser significativo, o contexto deve estar relacionado somente ao cotidiano do estudante.
II. Para ser significativo, o contexto pode estabelecer relação entre o conceito estudado e diferentes temas matemáticos.
III. Para ser significativo, o contexto pode estabelecer relação entre o conceito estudado e demais componentes curriculares.

Estão corretas as afirmativas
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