Questões de Concurso Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q899691 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Deve-se incluir, a partir de um ano específico, obrigatoriamente, na parte diversificada do currículo do ensino fundamental, o ensino de, pelo menos, uma Língua Estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar. Esta regra deve ser aplicada, portanto, a partir do

143 Q994447 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Matemática, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.

8 BILHÕES DE PESSOAS, UMA HUMANIDADE.

Assuntos da ONU

13 nov. 2022


Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fala sobre chegada da população mundial a oito bilhões em meados de novembro/22.


A população mundial chegará a oito bilhões em meados de novembro – resultado dos avanços científicos e das melhorias na alimentação, na saúde pública e no saneamento. No entanto, à medida que a nossa família humana cresce, está também cada vez mais dividida.

Bilhões de pessoas estão em dificuldades; centenas de milhões passam fome ou estão até subnutridas. Um número recorde de pessoas procura oportunidades, o alívio de dívidas e de dificuldades, das guerras e dos desastres climáticos.

Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos.

Os fatos falam por si só. Um pequeno grupo de bilionários possui a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial. Os que estão entre os 1% mais ricos do mundo detêm um quinto do rendimento mundial. As pessoas nos países mais ricos podem viver até 30 anos a mais do que nos países mais pobres. À medida que o mundo se tornou mais rico e saudável nas últimas décadas, essas desigualdades também se agravaram.

Além dessas tendências de longo prazo, a aceleração da crise climática e a recuperação desigual da pandemia de COVID19 aumentam as desigualdades. Estamos na direção de uma catástrofe climática, com as emissões e as temperaturas em contínuo crescimento. Inundações, tempestades e secas estão devastando países que em quase nada contribuíram para o aquecimento global.

A guerra na Ucrânia agrava as atuais crises alimentar, energética e financeira, que atingem mais duramente as economias em desenvolvimento. Estas desigualdades têm um maior impacto nas mulheres e nas meninas e em grupos marginalizados que já são discriminados.

Muitos países do sul global enfrentam enormes dívidas, o agravamento da pobreza e da fome e os impactos crescentes da crise climática, tendo poucas oportunidades de investir numa recuperação sustentável da pandemia, na transição para as energias renováveis ou na educação e formação para a era digital. [...]

As divisões tóxicas e a falta de confiança causam atrasos e impasses numa série de questões, do desarmamento nuclear ao terrorismo, passando pela saúde. Devemos frear estas tendências prejudiciais, curar relações e encontrar soluções conjuntas para os nossos desafios comuns.

O primeiro passo passa por reconhecer que essas desigualdades desenfreadas são uma escolha que os países desenvolvidos têm a responsabilidade de reverter – já a partir deste mês na Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27), no Egito, e na Cúpula do G20, em Bali. Espero que a COP27 resulte em um Pacto de Solidariedade Climática histórico sob o qual as economias desenvolvidas e emergentes se unam em torno de uma estratégia comum e combinem as suas capacidades e recursos para o benefício dahumanidade. Os países mais ricos devem dar apoio financeiro e técnico às principais economias emergentes para a transição dos combustíveis fósseis. Esta é a nossa única esperança para cumprir as nossas metas climáticas.

Também apelo aos líderes da COP27 que cheguem a um acordo sobre um modelo de compensação aos países do sul global pelas perdas e os danos relacionados com o clima que já causam um enorme sofrimento.

A Cúpula do G20, em Bali, será uma oportunidade para abordar a situação dos países em desenvolvimento. Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global investimentos e liquidez, e ajudará a aliviar e a reestruturar as suas dívidas.

Enquanto pressionamos, para que estas medidas de médio prazo sejam implementadas, estamos também trabalhando sem parar com todas as partes interessadas para impedir a crise mundial de alimentos. [...]

No entanto, entre todos estes sérios desafios, há também algumas boas notícias. O nosso mundo de oito bilhões de pessoas pode gerar enormes oportunidades para alguns dos países mais pobres, onde o crescimento populacional é mais elevado.

[...] Acredito no talento da humanidade e tenho uma enorme fé na solidariedade humana. Nestes tempos difíceis, seria bom lembrarmos as palavras de um dos observadores mais sábios da humanidade, Mahatma Gandhi: “O mundo tem o suficiente para as necessidades de todos – mas não para a ganância de todos”.

Os grandes encontros mundiais deste mês devem ser uma oportunidade para começar a reduzir as divisões e a restaurar a confiança, com base na igualdade de direitos e de liberdades de cada membro desta forte família humana de oito bilhões de pessoas.


Adaptado

https://news.un.org

São recursos argumentativos utilizados no texto, EXCETO:

144 Q908443 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Na etnomatemática, buscamos entender a matemática em suas múltiplas manifestações culturais, reconhecendo que ela é uma criação humana que reflete as diferentes formas de pensar e agir no mundo.

(Professor Ubiratan D'Ambrosio.)


Segundo as ideias do professor Ubiratan D’Ambrosio, a etnomatemática pode ser interpretada como uma abordagem

145 Q1004253 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

No artigo "Letramento Estatístico: análise de um processo formativo do professor que ensina Matemática", os autores citam Gal (2004), afirmando que este "considera a evolução da sociedade atual e discute sobre a necessidade de o Letramento Estatístico", propondo uma ação conjunta de dois grupos de componentes. Quais são esses dois grupos?

146 Q1004254 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em "Educação Matemática: da teoria à prática", Ubiratan D'Ambrósio aborda um dos conceitos mais relevantes entre aqueles por ele sistematizados. Tal conceito defende uma metodologia de pesquisa que estuda a relação entre a matemática e a cultura, identificando sua presença em diferentes contextos. Tal metodologia é chamada de:

147 Q899038 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a BNCC, são objetos de conhecimentos do 8º ano, EXCETO:

148 Q1004257 | Matemática, Cilindro, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma fábrica produz garrafas cilíndricas, com 30 cm de altura e raio da base de 10 cm, para o armazenamento de suco de laranja. Qual é o volume total (V) deste recipiente? (faça π = 3,14).

149 Q1004258 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Joana tem um tecido de 2 metros de comprimento e 1,4 metros de largura e usará para fazer bandeirinhas de 20 cm de largura por 40 cm de comprimento. Quantas bandeirinhas ela vai conseguir fazer?

150 Q975590 | Matemática, Progressões, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante um experimento em laboratório, uma colônia de bactérias é monitorada em intervalos regulares. Sabe-se que a população dobra a cada 3 horas, em ambiente ideal e temperatura constante. No início da observação (t = 0), havia 500 bactérias.
Considerando que o crescimento segue uma progressão exponencial, a quantidade de bactérias ao final de 12 horas será:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.