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Questões de Concursos Matemática

Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q975586 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em uma pesquisa de opinião feita com consumidores de uma cafeteria, constatou-se que:

• 30% dos clientes consomem café da marca A. • 40% consomem café da marca B. • 15% consomem ambas as marcas.

Com base nesses dados, pode-se concluir corretamente que os eventos "consumir café da marca A" e "consumir café da marca B" são:
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162Q975589 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em uma fábrica de embalagens, 6 operários produziram 468 unidades de um determinado item em 8 dias, trabalhando 6,5 horas por dia. Com o aumento da demanda, a equipe foi reforçada, agora são 9 operários, que trabalham 7,5 horas por dia durante 6 dias.
Mantendo o mesmo ritmo de produção por hora, qual foi o aumento na quantidade total de unidades produzidas após a ampliação da equipe e mudança na jornada de trabalho?]
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163Q1073683 | Informática, Internet, Matemática, SEE PB, IDECAN, 2025

As URLs (Uniform Resource Locators - localizadoras de recursos uniformes) desempenham um papel essencial na navegação de sites na web. Cada componente de uma URL tem uma função específica, então é preciso entender esses componentes para diagnosticar problemas de conectividade na rede, por exemplo. Entre os elementos de uma URL, existe um responsável por indicar o protocolo de comunicações, como “http”, “ftp”, entre outros. Desta forma, marque o item de uma URL que é responsável por identificar o tipo de recurso ou protocolo usado para o acessar o conteúdo de um site.
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164Q1074477 | Informática, Navegadores Browser, Matemática, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Roberta está navegando pela Internet por meio do Microsoft Edge e encontrou um artigo científico importante em um site. Ela quer ler seu artigo de forma simplificada, sem pop-ups ou botões distrativos. Além disso, após ler, Roberta deseja imprimir também sem anúncios, apenas o conteúdo principal. Como ela poderá realizar essas duas tarefas no Microsoft Edge? Assinale a alternativa correta entre as opções a seguir.
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165Q1042013 | Matemática, Polinômios, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um polinômio P(x), quando dividido por x − 1, deixa resto 1 e, quando dividido por x + 1, deixa resto −1.
Dividindo-se P(x) por x2 − 1, o resto obtido é
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166Q1058720 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMRJ, Exército, 2019

Rodrigo escreveu a sequência dos n primeiros números inteiros positivos (1, 2, 3, ... , n). Em seguida, retirou um desses números e calculou a média aritmética dos restantes, obtendo 92/9 . Sendo assim, o número retirado é
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167Q1058739 | Matemática, Geometria Plana, Matemática, CMBH, Exército, 2017

Marta possui uma área de 10 m2 livre em seu terreno, na qual deseja fazer uma horta. Inicialmente, ela irá plantar alface, tomate e pimentão. Para o tomate, ela separou um espaço retangular de 20 cm de largura por 40 cm de comprimento; para o alface, uma área de 1 m2; e para o pimentão, uma área de 100 cm2. Qual será a área total, inicialmente, utilizada por Marta?
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168Q1058756 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMBH, Exército, 2018

Gabriel escolheu uma senha numérica com oito algarismos diferentes para seu celular. Ele não utilizou o algarismo 1, pois nasceu em 11 de novembro de 2001. Além disso, Gabriel não utilizou as classes vizinhas de um algarismo com seu sucessor ou com seu antecessor (ou seja, Gabriel não utilizou senhas da forma 98326745 ou 23489576). Para tornar a senha mais forte, Gabriel adotou os seguintes critérios:

- foram utilizados pelo menos quatro algarismos pares;

- se o algarismo sete for utilizado, o algarismo cinco não será utilizado;

- se o algarismo dois ocupar a dezena simples, o algarismo cinco deve ocupar a unidade de milhar;

- ou o algarismo três ou o algarismo sete deve ocupar a unidade de milhão;

- a centena de milhar é ocupada pelo algarismo oito;

- um algarismo par ocupa a dezena de milhão.

Sabendo que Gabriel escolheu o algarismo dois para a dezena simples, é correto afirmar:


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169Q1058786 | Matemática, Funções, Matemática, CMR, Exército

Em uma refinaria de petróleo, quando o reservatório de gasolina estava completamente cheio, ocorreu um grande vazamento provocado por uma rachadura em sua base. Os técnicos responsáveis pelo conserto estimaram que, a partir do instante em que ocorreu a avaria, o volume V de gasolina restante no reservatório (em quilolitro) em função do tempo t (em hora) podia ser calculado pela lei:
V(t) = -2t2 - 8t + 120.
I. após 3 horas da ocorrência da avaria restariam 68 quilolitros no reservatório. II. a capacidade do reservatório era de 120 quilolitros. III. o reservatório se esvaziaria por completo após 6 horas da ocorrência da avaria. IV. para conseguir salvar pelo menos 80% da gasolina do reservatório, os técnicos deveriam realizar o conserto em até 2 horas após a ocorrência da avaria.
Pode-se afirmar corretamente que
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170Q975591 | Matemática, Funções, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Um drone é lançado do ponto zero de um referencial horizontal e sua altura h (em metros) em função da distância d (em metros) percorrida horizontalmente é dada pela função:

h(d) = −4d 2 + 16d + 3

Considerando que d representa a distância horizontal do drone em relação ao ponto de lançamento e h(d) a altura atingida, qual a altura máxima que o drone alcança durante o voo?
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171Q679404 | Matemática, Progressão Aritmética, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Quando os aparelhos eletrônicos são descartados de forma incorreta vão para os lixões comuns. Dessa forma, entram em contato com o solo, liberando resíduos tóxicos e metais pesados, que contaminam o lençol freático. Objetivando colaborar com a redução do problema do lixo eletrônico, uma loja de equipamentos de telefonia celular disponibiliza, para seus clientes, um serviço de descarte de baterias usadas. Sabe-se que o número de aparelhos novos vendidos mensalmente, em determinada loja, cresce segundo uma progressão aritmética de razão 20, enquanto o número de baterias descartadas mensalmente pelos usuários é inversamente proporcional ao número de aparelhos novos vendidos. A partir desses dados e sabendo-se que, em janeiro, foram vendidos 600 aparelhos e descartadas 280 baterias, pode-se estimar, para novembro do mesmo ano, um descarte de n baterias.
Nessas condições, pode-se afirmar que n é igual a
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172Q1058694 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMC, Exército, 2017

Natália e Rafaela são irmãs e gostam muito de refresco de caju. Como em Curitiba não há produção dessa fruta, sua mãe Larissa comprou um frasco com 500 ml de suco concentrado. De acordo com as especificações do fabricante, esse suco deve ser diluído em água, formando um refresco para que então possa ser ingerido. Orienta ainda que o refresco deve conter de 10% a 25% de suco concentrado. Durante cada refeição, a família consome um litro de refresco de caju. Usando a quantidade máxima de suco concentrado, o refresco produzido com o frasco de 500 ml será suficiente para quantas refeições?
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173Q1058696 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMC, Exército, 2017

Um dado comum tem o formato de um cubo e suas faces são numeradas de 1 a 6, sendo que a soma de faces opostas resulta sempre em 7. Mateus tem 4 dados comuns de 1 cm de lado e resolve colar algumas faces para formar um novo objeto. Primeiro, ele pega dois dados e cola as faces com o número três uma na outra, formando um paralelepípedo. Em seguida, faz o mesmo com o outro par de dados, mas colando as faces com o número 6, formando outro paralelepípedo. Finalmente, escolhe uma face com o número quatro de cada um dos paralelepípedos formados e cola uma na outra, sobrepondo-as perfeitamente, formando um novo sólido. Mateus guardou esse sólido com a maior face apoiada na base de uma caixa em forma de paralelepípedo. Qual deve ser o menor volume da caixa que pode guardar esse sólido?
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174Q1058772 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMR, Exército, 2018

No Colégio Militar do Recife, o professor de Matemática dividiu o número de alunas pelo número de alunos da sua turma, tendo encontrado como resultado o número decimal 0,55. Com base no estudo dos números racionais, podemos afirmar que o menor número possível do total de estudantes dessa turma é um número
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175Q1058775 | Matemática, Álgebra, Matemática, CMSP, Exército, 2019

Maria Fernanda foi a uma lanchonete para fazer um lanche. Ao ler o cardápio, percebeu que para cada produto é apresentado o seu respectivo valor unitário, conforme a tabela a seguir:

CARDÁPIO:

PRODUTO: Suco
VALOR UNITÁRIO: R$ 3,00

PRODUTO: Refrigerante
VALOR UNITÁRIO: R$ 4,00

PRODUTO: Pastel
VALOR UNITÁRIO: R$ 5,00

Maria Fernanda, então, fez o seu lanche: tomou um refrigerante, comeu dois pastéis e bebeu um suco.

Qual foi o valor total pago por ela?

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176Q1042017 | Matemática, Geometria Analítica, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considere o octógono regular convexo ABCDEFGH . As retas AB e D E se intersectam no ponto P, de modo que o ponto B está entre A e P e o ponto D está entre E e P.
Se os lados do octógono medem √2 cm, a medida do segmento BP, em cm, é
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177Q899687 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A promoção é uma das formas legalmente admitidas para que ocorra a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental. É a promoção destinada a discentes:
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178Q908442 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A transposição didática, termo cunhado pelo renomado pesquisador francês Yves Chevallard, desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Compreender o seu conceito é essencial para garantir uma educação matemática eficaz e significativa, pois a transposição didática pode ser entendida como

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179Q896672 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino de matemática mais tradicional é aquele em que o professor assume o papel de protagonista e compila conceitos de livros didáticos, levando em conta o que considera importante, cabendo ao aluno acreditar que a aprendizagem de matemática se resume em acumular e aplicar fórmulas, algoritmos e regras transmitidas pelo professor e não vem se mostrado muito eficaz. Esse conceito, em que a prioridade não é a aprendizagem do aluno e sim o volume de conteúdo a ser trabalhado, dificulta a percepção do estudante da relação entre a matemática e a realidade em que ele está inserido. A fim de aumentar o estímulo e a motivação dos estudantes, novas abordagens metodológicas que contribuem para uma maior motivação dos alunos e para a melhoria na aprendizagem desses estudantes estão sendo aplicadas. Qual das alternativas a seguir NÃO é exemplo dessas novas abordagens metodológicas?
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