Questões de Concursos: Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Matemática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q911184 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ainda de acordo com o DCT-TO, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental devem desenvolver, dentre outras, as seguintes habilidades:
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados; • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às unidades temáticas a que essas habilidades estão respectivamente associadas.

22 Q950057 | Matemática, Ângulos, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Se o número complexo 1 + i é uma das raízes da equação P(x) = 0, onde P(x) = x4 – 2x3 + x2 + 2x – 2, então, é correto afirmar que P(x) é divisível por

23 Q949552 | Matemática, Álgebra Linear, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Analise as sentenças abaixo e assinale a única alternativa correta. I)Uma função f: A →B é sobrejetora quando, para qualquer elemento y ϵ B, pode-se encontrar um elemento x ϵ A tal que f(x) = y. Ou seja, f é sobrejetiva quando todo elemento de B é imagem de pelo menos um elemento de A, isto é, quando Im(f)=B. II) A função inversa da função bijetiva de R em R, f(x)= 3x é f (-1) (x)= x/3 . III)A forma trigonométrica do número complexo 3 - i é ℤ= -2 (cos π/2 + i.cos 3 ). IV) Uma matriz quadrada de ordem n em que todos os elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os outros elementos são iguais a zero é chamada de matriz nula. V) Se trocarmos de posição duas linhas ou duas colunas de uma matriz quadrada M, o determinante da nova matriz obtida é o oposto do determinante da matriz anterior.

24 Q943477 | Matemática, Pirâmides, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

A base de uma pirâmide é uma das faces de um cubo cuja soma das medidas das áreas das faces é 1014 m2 . Se o vértice da pirâmide é o centro do cubo, a medida da área lateral da pirâmide, em m2 , é igual a

25 Q943005 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Entre os voluntários que trabalharão na Olimpíada do Rio 2016, considere que 60% residem no Rio de Janeiro, que o restante reside fora do Rio de Janeiro, que o número de homens é igual ao número de mulheres e que 30% dos homens residem no Rio de Janeiro.
Tomando ao acaso um desses voluntários, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de ser uma mulher e de ela morar fora do Rio de Janeiro.

26 Q944287 | Matemática, Porcentagem, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

A empresa Agromil, atuante no segmento do agronegócio, produz, atualmente, x toneladas de grãos. A área administrativa da empresa, objetivando o incremento anual da produção, estabeleceu as seguintes metas para o próximo quinquênio.
I. Incremento de 15% na produção ao final do primeiro ano de adoção das medidas. II. Incremento de 12%, em relação ao ano anterior, ao final do segundo ano. III. Incremento de 10% em relação ao ano anterior, ao final do terceiro ano. IV. Incremento de 8% em relação ao ano anterior, ao final do quarto ano. V. Incremento de 5% em relação ao ano anterior, ao final do quinto ano.
Ao final do período de cinco anos, no caso do pleno alcance dos resultados estabelecidos no planejamento, o incremento percentual obtido em relação a produção inicial terá sido, aproximadamente, de

27 Q679410 | Matemática, MMC e MDC, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para a realização de um vestibular, foram inscritos de 2000 a 2200 candidatos. Sabe-se que, se eles forem distribuídos em salas com capacidade para 40, 45 ou 54 candidatos cada uma, sempre haverá uma sala com apenas 20 candidatos.
Com base nessas informações, pode-se concluir que o número de inscritos foi igual a

28 Q949550 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A PG é toda sequência de números não nulos na qual é constante o quociente da divisão de cada termo “a partir do segundo” pelo termo anterior. Esse quociente constante é chamado de razão da progressão. Assinale a única alternativa correta, após determinar a razão de (2, 8,...)

29 Q949555 | Matemática, Trigonometria, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A medida de um arco é a medida do ângulo central que o subtende, independentemente do raio da circunferência que contém o arco. As unidades como o grau e o radiano são usadas para medir os arcos. Assinale a alternativa correta para o cálculo em radianos a medida do ângulo central correspondente a um arco de comprimento 15 cm contido numa circunferência de raio 3 cm.

30 Q943479 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

Sabendo que a medida da área do círculo circunscrito a uma das faces de um tetraedro regular é igual a 9,42 m2 , é correto dizer que a medida, em m2 , da área desse tetraedro (soma das medidas das áreas de suas faces) é

Use o número racional 3,14 como aproximação do número π.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.