Início

Questões de Concursos Matemática

Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


424Q1074035 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Marcos, Gabriela e Renata são supervisores de qualidade em uma fábrica. Marcos comparece à unidade a cada 10 dias, Gabriela a cada 6 dias e Renata a cada 8 dias. Sabe-se que os três estiveram juntos na fábrica no dia 15 de abril de 2025. Em qual será a próxima data em que os três voltarão a estar presentes juntos na fábrica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q1074037 | Matemática, Progressões, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Considere uma matriz A de ordem 3, onde essa é uma matriz diagonal, em que os elementos não nulos seguem uma progressão geométrica de razão ½, no qual o seu primeiro elemento é 2. Com base nessas informações, o valor do determinante da Matriz A é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q1074047 | Pedagogia, Legislação da Educação, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), assinale a alternativa que apresenta apenas cursos pertencentes à educação superior:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q994446 | Português, Interpretação de Textos, Matemática, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.

8 BILHÕES DE PESSOAS, UMA HUMANIDADE.

Assuntos da ONU

13 nov. 2022


Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fala sobre chegada da população mundial a oito bilhões em meados de novembro/22.


A população mundial chegará a oito bilhões em meados de novembro – resultado dos avanços científicos e das melhorias na alimentação, na saúde pública e no saneamento. No entanto, à medida que a nossa família humana cresce, está também cada vez mais dividida.

Bilhões de pessoas estão em dificuldades; centenas de milhões passam fome ou estão até subnutridas. Um número recorde de pessoas procura oportunidades, o alívio de dívidas e de dificuldades, das guerras e dos desastres climáticos.

Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos.

Os fatos falam por si só. Um pequeno grupo de bilionários possui a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial. Os que estão entre os 1% mais ricos do mundo detêm um quinto do rendimento mundial. As pessoas nos países mais ricos podem viver até 30 anos a mais do que nos países mais pobres. À medida que o mundo se tornou mais rico e saudável nas últimas décadas, essas desigualdades também se agravaram.

Além dessas tendências de longo prazo, a aceleração da crise climática e a recuperação desigual da pandemia de COVID19 aumentam as desigualdades. Estamos na direção de uma catástrofe climática, com as emissões e as temperaturas em contínuo crescimento. Inundações, tempestades e secas estão devastando países que em quase nada contribuíram para o aquecimento global.

A guerra na Ucrânia agrava as atuais crises alimentar, energética e financeira, que atingem mais duramente as economias em desenvolvimento. Estas desigualdades têm um maior impacto nas mulheres e nas meninas e em grupos marginalizados que já são discriminados.

Muitos países do sul global enfrentam enormes dívidas, o agravamento da pobreza e da fome e os impactos crescentes da crise climática, tendo poucas oportunidades de investir numa recuperação sustentável da pandemia, na transição para as energias renováveis ou na educação e formação para a era digital. [...]

As divisões tóxicas e a falta de confiança causam atrasos e impasses numa série de questões, do desarmamento nuclear ao terrorismo, passando pela saúde. Devemos frear estas tendências prejudiciais, curar relações e encontrar soluções conjuntas para os nossos desafios comuns.

O primeiro passo passa por reconhecer que essas desigualdades desenfreadas são uma escolha que os países desenvolvidos têm a responsabilidade de reverter – já a partir deste mês na Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27), no Egito, e na Cúpula do G20, em Bali. Espero que a COP27 resulte em um Pacto de Solidariedade Climática histórico sob o qual as economias desenvolvidas e emergentes se unam em torno de uma estratégia comum e combinem as suas capacidades e recursos para o benefício dahumanidade. Os países mais ricos devem dar apoio financeiro e técnico às principais economias emergentes para a transição dos combustíveis fósseis. Esta é a nossa única esperança para cumprir as nossas metas climáticas.

Também apelo aos líderes da COP27 que cheguem a um acordo sobre um modelo de compensação aos países do sul global pelas perdas e os danos relacionados com o clima que já causam um enorme sofrimento.

A Cúpula do G20, em Bali, será uma oportunidade para abordar a situação dos países em desenvolvimento. Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global investimentos e liquidez, e ajudará a aliviar e a reestruturar as suas dívidas.

Enquanto pressionamos, para que estas medidas de médio prazo sejam implementadas, estamos também trabalhando sem parar com todas as partes interessadas para impedir a crise mundial de alimentos. [...]

No entanto, entre todos estes sérios desafios, há também algumas boas notícias. O nosso mundo de oito bilhões de pessoas pode gerar enormes oportunidades para alguns dos países mais pobres, onde o crescimento populacional é mais elevado.

[...] Acredito no talento da humanidade e tenho uma enorme fé na solidariedade humana. Nestes tempos difíceis, seria bom lembrarmos as palavras de um dos observadores mais sábios da humanidade, Mahatma Gandhi: “O mundo tem o suficiente para as necessidades de todos – mas não para a ganância de todos”.

Os grandes encontros mundiais deste mês devem ser uma oportunidade para começar a reduzir as divisões e a restaurar a confiança, com base na igualdade de direitos e de liberdades de cada membro desta forte família humana de oito bilhões de pessoas.


Adaptado

https://news.un.org

De acordo com o autor do texto, é uma causa da desigualdade social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q1083025 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Sejam p1 , p2 e p3 números primos, com p1 < p2 < p3 e x e y inteiros positivos, tais que mdc(x,y) = p1 p3 e mmc(x,y) = (p1)2 p2 p3 . Sabendoque x < y e que as fatorações em números primos de x e y possuem a mesma quantidade de elementos, podemos concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q1083537 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Na preparação da merenda escolar, sabe-se que uma receita utiliza 3,6 kg de feijão para servir 24estudantes. Em um evento especial, a escola precisa atender a 97 estudantes com a mesma proporção de ingredientes.

A quantidade de feijão necessária (em kg) será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q1083540 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Em um experimento da feira de ciências, uma urna contém 4 bolas vermelhas e 8 azuis. Retiram-se duas bolas sem reposição.

A probabilidade de ambas serem vermelhas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q1058709 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, CMS, Exército

Maria, Meire e Mirian pescaram 35 peixes, sendo que Meire pescou um terço da quantidade de Maria e Maria pescou 7 peixes a menos que Mirian. A quantidade de peixes que Mirian pescou é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q1086876 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, SEC BA, IBFC, 2023

Com os algarismos do conjunto {0, 2, 3, 4, 5} podemos formar números de três algarismos distintos. A quantidade de número formados nestas condições é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q1086373 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2019

Ana decidiu criar uma senha de 6 caracteres, usando o seguinte critério: os três primeiros caracteres correspondem a um anagrama do seu nome. Já para os três caracteres seguintes utilizou um número de três algarismos formado por 1, 2 e 3 (sem repeti-los). Por segurança, ela decidiu trocar a senha periodicamente. O número de senhas diferentes que ela poderá criar, utilizando esse critério, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q1026221 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Matemática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Um zoológico possui um total de 750 animais. Sabe-se que 60% desses animais são mamíferos e que 26% dos mamíferos são fêmeas.
Quantas mamíferos que não são fêmeas existem no zoológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q1058778 | Matemática, Geometria Espacial, Matemática, CMSP, Exército, 2019

Uma bola de futebol pode ser representada por um poliedro convexo cujo nome é icosaedro truncado. Esse poliedro é constituído de 20 faces hexagonais e 12 faces pentagonais, cujos lados são todos congruentes entre si. Sabe-se também que neste poliedro convexo o número de vértices é 60.
Sabendo-se, por fim, que o Teorema de Euler relaciona o número de vértices (V), faces (F) e arestas (A) de um poliedro convexo através da relação V + F = A + 2, então o número de arestas do icosaedro truncado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q1089505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Matemática, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

A inserção de Inteligência Artificial (IA) e programação no ensino de Matemática levanta debates epistemológicos e pedagógicos. Nesse cenário, o professor precisa equilibrar a dimensão conceitual, histórica e cultural da Matemática com o uso de tecnologias emergentes.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q994288 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

O Currículo de Matemática reafirma seu compromisso com a educação integral dos estudantes capixabas, visando à formação e o desenvolvimento de sujeitos voltados para uma educação que acolhe, reconhece e desenvolve a aprendizagem nas suas ______________ e ________________.
(Currículo do Estado do Espírito Santo, 2020)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q1032692 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Matemática, Prefeitura de Mato Leitão RS, OBJETIVA, 2024

Em lógica proposicional, o que é uma implicação e como é representada simbolicamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.