Questões de Concursos: Matemática

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61 Q949437 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em uma sala de aula existem 8 alunos com os quais o professor irá formar grupos de 4 alunos para trabalho de campo. Um dos alunos, Oscar, deseja que a aluna, Carolina, faça parte de seu grupo, mas não quer que a aluna Lilian faça parte dele. Indique a probabilidade de Oscar ter seu desejo realizado.

62 Q950068 | Matemática, Álgebra Linear, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Em astronomia, meridianos e paralelos são linhas circulares localizadas na superfície da esfera terrestre, assim definidas:
I. Considera-se o globo terrestre como uma esfera cuja medida do diâmetro é d Km. II. São fixados, na superfície terrestre, dois pontos N e S, diametralmente opostos, denominados de polo norte e polo sul. A reta que contém os pontos N, S e o centro da esfera é denominada de eixo terrestre. III. Meridianos são todas as circunferências na superfície terrestre que contêm os pontos N e S. IV. Paralelos são todas as circunferências resultantes da interseção dos planos perpendiculares ao eixo terrestre com a superfície terrestre.
Considerando M, P e Q pontos que dividem o segmento NS em quatro partes iguais, sendo P o centro da esfera terrestre, pode-se afirmar corretamente que o comprimento de cada um dos dois paralelos (do que está contido no plano perpendicular ao eixo terrestre e que contém o ponto M, e do outro contido no plano perpendicular ao eixo terrestre que contém o ponto Q) é igual a

63 Q910388 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Luckesi (2015) faz duras críticas à forma tradicional de avaliação, a qual ele chama de exame ou prova.
Segundo esse autor, um dos principais motivos desse tipo de avaliação não ser adequado é porque ele

64 Q911183 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o Documento Curricular do Tocantins (DCT-TO), são documentos de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Em relação à Matemática, o DCT-TO propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas. Estas unidades, Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao DCT-TO e às unidades temáticas:
I. A unidade temática Números no DCT-TO tem por objetivo desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. II. A unidade Probabilidade e Estatística propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos. III. A Álgebra envolve um conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico. Assim, nessa unidade temática estuda-se as formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais. IV. A unidade Grandezas e Medidas propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas das ciências e da tecnologia por meio de dados estatísticos com o intuito de estudar reconhecer as formas geométricas e resolver equações algébricas, por meio de fatoração.
Assinale a alternativa CORRETA.

65 Q943478 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

Cinco rapazes e quatro moças fundaram uma empresa e resolveram que a diretoria da empresa seria composta de cinco sócios dentre os quais pelo menos dois seriam mulheres. Assim, é correto afirmar que o número de maneiras que se pode escolher a diretoria dessa empresa é

66 Q943481 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

Em muitas edificações são usados ladrilhos cerâmicos no revestimento de pisos planos, pelo fato de as peças cerâmicas usadas possuírem padrões geométricos que permitem os encaixes lado a lado sem deixar brechas. Desejamos ladrilhar um ambiente em forma de L com cantos retangulares, utilizando peças cerâmicas que possuem a forma de um retângulo cujas dimensões de cada uma delas são 45 cm de largura por 60 cm de comprimento. Considerando que o perímetro do ambiente em forma de L é composto por seis segmentos de reta cujas medidas dos comprimentos são 9 m, 9 m, 12 m, 15 m, 18 m, e 27 m, admitindo-se que não há corte de peças e que se use n peças para o revestimento total do piso, é correto afirmar que o valor de n pode ser

67 Q943006 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

O tempo, em horas, que demora para encher um reservatório de água, que abastece um conjunto de piscinas, é inversamente proporcional ao número de m3 de água que uma torneira derrama (vazão) por hora. A tabela a seguir relaciona a vazão da torneira com o tempo necessário para encher o reservatório. O reservatório fica cheio com 60m3 de água.

Vazão em m3 por hora 5 a
Tempo em horas 12 8
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor de a.

68 Q909853 | Pedagogia, Cury, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo a perspectiva da análise de erros apresentada por Cury (2007), quanto àqueles cometidos pelos estudantes, assinale a alternativa incorreta.

69 Q949551 | Matemática, Funções, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A parábola é uma curva que contém todos os pontos obtidos através de uma função. Assinale a alternativa que representa esta função:

70 Q949561 | Física, Física Térmica, Matemática, FUVEST, UNICENTRO, 2017

Assinale a única alternativa correta para o cálculo de um prisma hexagonal regular, a aresta da base mede 3 cm e a aresta da face lateral mede 6 cm. Encontre a área total:
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