Questões de Concursos: Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Matemática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q944273 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

Em um Escritório de Contabilidade, atuam 105 profissionais, alguns possuindo formação superior (graduados) e outros somente com formação técnica. Entre os contadores graduados, 16 possuem idade inferior a 50 anos. Do total de profissionais, 35 têm idade maior ou igual a 50 anos e, entre esses, 21 não possuem formação superior. Nessas condições, a razão entre o número de contadores graduados e o número de técnicos em contabilidade é

82 Q943004 | Matemática, Problemas, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Foram realizadas duas etapas para a classificação de uma equipe de nadadoras. Amanda totalizou 24 pontos, Bia 25 pontos, Catarina 26 pontos, Dora 27 pontos e Elis 28 pontos. No final, uma tinha o dobro de pontos que tinha feito na primeira etapa, outra tinha o triplo, outra o quádruplo, outra o quíntuplo e outra o sêxtuplo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quem fez mais pontos na primeira etapa.

83 Q949435 | Matemática, Geometria Plana, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Assinale a alternativa que indica o valor da incógnita “a”, de forma que a reta que passa pelos pontos P1(2, 3) e P2(5, a) forme um ângulo de 45 graus com o eixo X no plano cartesiano.

84 Q949439 | Matemática, Álgebra Linear, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Pense em um número complexo no formato a+bi, onde “a” e “b” são números reais e i= √-1 . Multiplique por ele mesmo, subtraia o quádruplo desse mesmo número, obtendo resultado -5. Indique qual é esse número dentre as alternativas abaixo.

85 Q688394 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Se ( x1, x2, x3,﹒﹒﹒﹒ , x12, x13 ) é a progressão aritmética crescente, no intervalo [0. 2 π], tal que x1 = 0 e x13 = 2 π, então, o valor da expressão senx1.cosx2 + senx3.cosx4 + ﹒﹒﹒﹒ + senx11.cosx12 é igual a

86 Q909851 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para o desenvolvimento das habilidades previstas para o Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que se faça também uma leitura que contemple a articulação vertical de cada unidade temática do 6º ao 9º ano, com a finalidade de

87 Q909854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Um professor faz uma consulta ao analista de conteúdo para saber em que ano seria ideal incluir uma atividade que ele viu em um site e gostou muito. O objeto de conhecimento dessa atividade é a probabilidade:
“Peça para que seus alunos façam n (n é 20 vezes o número de alunos do grupo) lançamentos de um dado e anotem os resultados. Solicite a eles que destaquem todos os resultados cuja soma dos dados é 6. Em seguida, peça a eles que determinem a razão entre o número de pares em que a soma resultou 6 e o total de pares obtidos. Discuta com eles o conceito de probabilidade, estudada nos anos anteriores. Em seguida, pergunte se os resultados obtidos contêm todos os pares de resultados possíveis no lançamento de dois dados, e peça a eles que registrem todos os possíveis (espaço amostral).
Em seguida, peça a eles que destaquem todos os resultados possíveis cuja soma dos dois dados é 6. Solicite novamente a razão entre os casos de sucesso e o espaço amostral. Por fim, discuta os dois resultados obtidos.”

Após analisar a atividade sob as definições da BNCC, o analista identificou quatro habilidades que poderiam estar relacionadas à atividade. Dessas, a atividade mais adequada à habilidade é:

88 Q950062 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Em um plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, o ponto S(3, 4) pertence à circunferência com centro na origem e raio r. A reta tangente a essa circunferência que contém o ponto S corta os eixos coordenados nos pontos P e Q. A soma das coordenadas dos pontos P e Q é igual a

89 Q950059 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Uma loja vende um aparelho de TV, com a seguintes condições de pagamento: entrada no valor de R$ 800,00 e um pagamento de R$ 450,00 dois meses depois. Se o preço do televisor à vista é de R$1.200,00, então, a taxa de juros simples mensal embutida no pagamento é

90 Q896045 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Matemática, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Em um contexto de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, é fundamental compreender os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil. Considerando esse cenário, analise atentamente o enigma abaixo:
No emaranhado dos artigos do ECA, encontra-se um princípio fundamental que assegura que todas as decisões relacionadas às crianças e adolescentes devem ser tomadas levando em consideração o seu melhor interesse. Esse princípio é conhecido como
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.