Questões de Concursos: Matemática Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Matemática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Matemática Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 91 Q905914 | Informática, Google Chrome, Matemática, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024Assinale corretamente o atalho utilizado no navegador Google Chrome para pesquisar por palavra-chave. a) Ctrl + P b) Ctrl + F c) Ctrl + X d) Ctrl + A Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 92 Q679408 | Matemática, Progressão Aritmética, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019Sabendo-se que, na equação 3x = 10(3y ) − 9(3z ), os expoentes reais x, y e z formam, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão, não nula, r, é correto afirmar que o valor de r é a) −4 b) −2 c) 0,5 d) 1,0 e) 2,0 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 93 Q950061 | Matemática, Pontos e Retas, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018O número de soluções, no intervalo [0, 2 π], da equação 2cos2x + 3senx – 3 = 0 é igual a a) 2. b) 0. c) 1. d) 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 94 Q943469 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021Se i é o número complexo cujo quadrado é igual a -1, e é o número irracional que é a base do logaritmo natural, eαé um número real, podemos definir eiα como sendo igual a cosα+ i senα. Em particular, seα=π, segue que eiπ + 1 = 0. Apresentada por Leonardo Euler, esta é uma das mais belas expressões matemáticas envolvendo os números e, 1,πe 0 (zero). Se z é um número complexo não nulo, ré o módulo de z e α é o argumento principal de z, então, podemos facilmente verificar que z =reiα. Ao apresentarmos o número complexo z = -1 -√3 i, nesta forma, teremos a) z= 2e4πi/3 . b) z= 2e2πi/3. c) z= 2e5πi/3 . d) z = 2e7πi/3 . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 95 Q943476 | Matemática, Progressão Aritmética, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021As medidas, expressas em graus, dos ângulos internos de um triângulo retângulo constituem uma progressão aritmética. Se x é a medida de um dos ângulos agudos deste triângulo, então, tg(x) pode ser igual a a) √2/2 . b) √3/2 . c) √2. d) √3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 96 Q908441 | Pedagogia, PCN's, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024No que concerne à relação da matemática com a construção da cidadania e aos temas transversais, à luz das competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a afirmativa INCORRETA. a) A compreensão dos fenômenos que ocorrem no ambiente terá ferramentas essenciais em conceitos e procedimentos matemáticos, tais como: formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação etc. b) A escola, importante instituição formadora de cidadãos, não pode estabelecer qualquer tipo de diferença em relação à capacidade de aprendizagem entre alunos de diferentes sexos. Dessa forma, a escola deve acomodar em patamares distintos os papéis desempenhados por homens e mulheres, conforme padrões socialmente estabelecidos. c) A construção e a utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas, de formas diferenciadas, por todos os grupos socioculturais, que desenvolvem e utilizam habilidades para contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses. d) A pluralidade de etnias existente no Brasil apresenta-se para a educação matemática como um desafio. Os alunos trazem para a escola conhecimentos, ideias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 97 Q943003 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTROUm nadador tem 4 medalhas de prata e 2 medalhas de ouro, todas com formatos diferentes, alinhadas em uma estante. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quantidade de maneiras distintas que ele pode dispor essas medalhas de modo a manter as medalhas de prata todas juntas e as medalhas de ouro todas juntas. a) 48 b) 60 c) 96 d) 120 e) 360 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 98 Q944285 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022A base de uma pirâmide triangular regular está inscrita em uma circunferência cuja medida do raio é 4cm. Se a medida da aresta dessa pirâmide é igual à medida do lado do triângulo de sua base, então a medida de seu volume, em cm3, é igual a a) 12√6. b) 16√6. c) 18√6. d) 14√6. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 99 Q949436 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018Assinale a alternativa que mais se aproxima ao ângulo agudo formado pelas retas 2y - 5x - 3 = 0 3 5y - 4x + 15 = 0. a) As retas são paralelas b) As retas são perpendiculares c) 30° d) 45° e) 60° Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 100 Q949560 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017Assinale a alternativa correta para o cálculo do número de arestas e o número de vértice de um poliedro convexo com 6 faces quadrangulares e 4 faces triangulares. a) 8 arestas e 10 vértices. b) 16 arestas e 5 vértices. c) 18 arestas e 10 vértices. d) 20 arestas e 10 vértices. e) 18 arestas e 5 vértices. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
91 Q905914 | Informática, Google Chrome, Matemática, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024Assinale corretamente o atalho utilizado no navegador Google Chrome para pesquisar por palavra-chave. a) Ctrl + P b) Ctrl + F c) Ctrl + X d) Ctrl + A Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
92 Q679408 | Matemática, Progressão Aritmética, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019Sabendo-se que, na equação 3x = 10(3y ) − 9(3z ), os expoentes reais x, y e z formam, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão, não nula, r, é correto afirmar que o valor de r é a) −4 b) −2 c) 0,5 d) 1,0 e) 2,0 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
93 Q950061 | Matemática, Pontos e Retas, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018O número de soluções, no intervalo [0, 2 π], da equação 2cos2x + 3senx – 3 = 0 é igual a a) 2. b) 0. c) 1. d) 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
94 Q943469 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021Se i é o número complexo cujo quadrado é igual a -1, e é o número irracional que é a base do logaritmo natural, eαé um número real, podemos definir eiα como sendo igual a cosα+ i senα. Em particular, seα=π, segue que eiπ + 1 = 0. Apresentada por Leonardo Euler, esta é uma das mais belas expressões matemáticas envolvendo os números e, 1,πe 0 (zero). Se z é um número complexo não nulo, ré o módulo de z e α é o argumento principal de z, então, podemos facilmente verificar que z =reiα. Ao apresentarmos o número complexo z = -1 -√3 i, nesta forma, teremos a) z= 2e4πi/3 . b) z= 2e2πi/3. c) z= 2e5πi/3 . d) z = 2e7πi/3 . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
95 Q943476 | Matemática, Progressão Aritmética, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021As medidas, expressas em graus, dos ângulos internos de um triângulo retângulo constituem uma progressão aritmética. Se x é a medida de um dos ângulos agudos deste triângulo, então, tg(x) pode ser igual a a) √2/2 . b) √3/2 . c) √2. d) √3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
96 Q908441 | Pedagogia, PCN's, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024No que concerne à relação da matemática com a construção da cidadania e aos temas transversais, à luz das competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a afirmativa INCORRETA. a) A compreensão dos fenômenos que ocorrem no ambiente terá ferramentas essenciais em conceitos e procedimentos matemáticos, tais como: formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação etc. b) A escola, importante instituição formadora de cidadãos, não pode estabelecer qualquer tipo de diferença em relação à capacidade de aprendizagem entre alunos de diferentes sexos. Dessa forma, a escola deve acomodar em patamares distintos os papéis desempenhados por homens e mulheres, conforme padrões socialmente estabelecidos. c) A construção e a utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas, de formas diferenciadas, por todos os grupos socioculturais, que desenvolvem e utilizam habilidades para contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses. d) A pluralidade de etnias existente no Brasil apresenta-se para a educação matemática como um desafio. Os alunos trazem para a escola conhecimentos, ideias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
97 Q943003 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTROUm nadador tem 4 medalhas de prata e 2 medalhas de ouro, todas com formatos diferentes, alinhadas em uma estante. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quantidade de maneiras distintas que ele pode dispor essas medalhas de modo a manter as medalhas de prata todas juntas e as medalhas de ouro todas juntas. a) 48 b) 60 c) 96 d) 120 e) 360 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
98 Q944285 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022A base de uma pirâmide triangular regular está inscrita em uma circunferência cuja medida do raio é 4cm. Se a medida da aresta dessa pirâmide é igual à medida do lado do triângulo de sua base, então a medida de seu volume, em cm3, é igual a a) 12√6. b) 16√6. c) 18√6. d) 14√6. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
99 Q949436 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018Assinale a alternativa que mais se aproxima ao ângulo agudo formado pelas retas 2y - 5x - 3 = 0 3 5y - 4x + 15 = 0. a) As retas são paralelas b) As retas são perpendiculares c) 30° d) 45° e) 60° Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
100 Q949560 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017Assinale a alternativa correta para o cálculo do número de arestas e o número de vértice de um poliedro convexo com 6 faces quadrangulares e 4 faces triangulares. a) 8 arestas e 10 vértices. b) 16 arestas e 5 vértices. c) 18 arestas e 10 vértices. d) 20 arestas e 10 vértices. e) 18 arestas e 5 vértices. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro