Considere o seguinte trecho retirado do artigo intitulado
Sociedade, cultura, matemática e seu ensino, escrito por
Ubiratan D’Ambrosio:
“A abordagem a distintas formas de conhecer é a
essência do Programa Etnomatemática. Na verdade,
diferentemente do que sugere o nome, Etnomatemática
não é apenas o estudo de “matemáticas das diversas
etnias”. Criei essa palavra para significar que há várias
maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de
entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade
(etnos).”
Segundo D’Ambrosio, nesse parágrafo, a Etnomatemática
a) não é o estudo de “matemáticas das diversas etnias”
como a matemática dos povos originários.
b) é uma palavra criada por ele para significar que há
modos diversos de explicar distintos contextos da
realidade.
c) é o estudo de “matemáticas das diversas etnias”,
especialmente a matemática dos maias que é extremamente desenvolvida.
d) é uma abordagem distinta de conhecer o mundo.
e) é um programa que pretende enfatizar a “matemáticas das diversas etnias” e colocá-la no lugar do que
se faz até hoje na escola.