Questões de Concursos: Mecânico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Mecânico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

192 Q871346 | Mecânica de Autos, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Uma boa solda elétrica deve apresentar as seguintes características:

I - Ausência de escavações, crateras ou trincas.
II - Boa penetração.
III - Fusão completa.
IV - Presença de porosidade.

Estão CORRETAS:

194 Q912879 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Mecânico, Prefeitura de Piratininga SP, OBJETIVA, 2023

Sobre segurança do trabalho, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional, doença que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária de condições para o trabalho.
( ) São considerados acidentes do trabalho os acidentes ocorridos durante o horário de trabalho e no local de trabalho, em consequência de agressão física, ato de sabotagem, brincadeiras, conflitos, ato de imprudência, negligência ou imperícia, desabamento, inundação e incêndio.
( ) O acidente ocorrido entre o percurso da residência para o local de trabalho não é considerado acidente de trabalho.

195 Q874035 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Amperímetro é um equipamento de medição elétrica utilizado com o intuito de encontrar o valor da corrente elétrica em um circuito elétrico. A partir das características e funções do amperímetro, marque a reposta INCORRETA.

196 Q916099 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Mecânico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Texto associado.

Leia o texto e responda a questão.


Dança popular no Brasil, quadrilha junina é oficializada como manifestação da cultura nacional


Um dos mais tradicionais e característicos estilos de dança do Brasil, a quadrilha junina junta-se a outros marcos, como as escolas de samba, o forró e as próprias festas juninas e, a partir desta segunda-feira (24/6), passa a ser reconhecida como manifestação da cultura nacional. A Lei Nº 14.900, que oficializa a decisão, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Margareth Menezes (Cultura) e publicada no Diário Oficial da União.

As raízes das quadrilhas juninas têm origem nas danças de salão europeias, que chegaram ao Brasil pela corte portuguesa no início do século XIX. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência, por volta de 1830, onde tornou-se febre no ambiente aristocrático.

A partir da corte carioca, a quadrilha foi ganhando muito espaço junto ao povo e passou a incorporar elementos culturais, religiosos e folclóricos nacionais. Nesse processo de adaptação, ampliou o número de pares dançantes, abandonou os passos e ritmos franceses, e, ao longo do tempo, as músicas e o casamento caipira, que antecede a dança, foram sendo incorporadas.

De acordo com o texto, a quadrilha junina foi reconhecida como manifestação da cultural nacional, assim como:

197 Q914316 | Português, Adjetivos, Mecânico, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Rubem Alves


... é uma das maiores fontes de alegria. Claro, há uns livros chatos. Não os leiam. Borges dizia que, se há tantos livros deliciosos de serem lidos, por que gastar tempo lendo um livro que não dá prazer? Na leitura fazemos turismo sem sair de casa gastando menos dinheiro e sem correr os riscos das viagens. O Shogun me levou para uma viagem ao Japão do século XVI, em meio aos ferozes samurais e às sutilezas do amor nipônico e das cerimônias de chá. Cem anos de solidão, que reli faz alguns meses, me produziu espantos e ataques de riso. Achei que o Gabriel García Márquez deveria estar sob o efeito de algum alucinógeno quando o escreveu. A poesia do Alberto Caeiro me ensina a ver, me faz criança e fico parecido com árvores e regatos. Também o Mário Quintana. E o Manoel de Barros. E o Solte os cachorros, da Adélia. No momento estou em meio à leitura do livro Na berma de nenhuma estrada, de Mia Couto (Editorial Ndjira), escritor moçambicano. Berma: nunca havia lido ou ouvido essa palavra. O dicionário me disse que “berma” é um “caminho estreito à beira de fossos”. Contos curtíssimos de três páginas. Mia Couto se parece com o Manoel de Barros, vai descobrindo jeitos diferentes de dizer. E o leitor vai vivendo experiências que não viveu e se espantando o tempo todo.


Adaptado de: Alves, Rubem. Ostra feliz não faz pérola / Rubem Alves. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

Na penúltima linha do texto, o adjetivo “diferentes” está flexionado no:

198 Q916370 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Texto associado.
Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira

O jornalista Cid Moreira morreu, nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, por insuficiência renal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Apesar de ter se destacado por comandar o Jornal Nacional, da TV Globo por 26 anos, o paulista da cidade de Taubaté também se aventurou por outras searas ao longo dos seus mais de 80 anos de carreira.


Além de âncora de telejornal e locutor, Cid Moreira também se dedicou à gravação de álbuns em que narrava salmos e outros trechos da Bíblia. “Quem é Jesus?”, “Momentos do Velho Testamento”, “Oração da Minha Vida” e “Quem É Jesus?” se unem à regravação de “Desiderata”, poema clássico do escritor norte-americano Max Ehrmann.


Em 2001, o jornalista lançou uma coleção de 11 CDs em que ele narrava todo o Novo Testamento da Bíblia. Em entrevista ao Conversa com o Bial, da TV Globo, Cid contou que o projeto já havia batido a marca das 50 milhões de unidades vendidas, contrariando a expectativa inicial do produtor, que não o considerava vendável.


“Vendeu que nem água”, afirmou. “Nasceu na minha cabeça a ideia de gravar a Bíblia toda. Falei com o produtor e ele disse que não era comercial, que ia demorar muito tempo. Realmente, foram quase sete anos. Mas hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar.”

Além da narração de textos cristãos, Cid também se aventurou no cinema. O paulista foi o narrador do filme “Dois Filhos de Francisco”, de 2005, que narra a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano e tem direção de Breno Silveira. Mais tarde, em 2023, o jornalista se aventurou no universo da dublagem e integrou o time que passou para o português o filme “Tudo por um Furo”, que conta a história de um grupo de jornalistas recrutado para montar um canal de notícias que fica no ar 24 horas por dia.


Fonte: Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira | CNN Brasil
Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o texto:

199 Q871325 | História e Geografia de Estados e Municípios, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Quando os primeiros moradores chegaram a Salgado Filho, a agricultura foi uma das suas principais maneiras de sobreviver. Qual das culturas abaixo foi muito plantada naquela época?

200 Q877986 | Matemática, Porcentagem, Mecânico, Prefeitura de Enéas Marques PR, FAU, 2024

Um campo de futebol tem ao todo 120 m2 e 80% de sua grama já está cortada. Com base nesta informação, ainda faltam para concluir o corte da grama o total de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.