Início

Questões de Concursos Medicina

Resolva questões de Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q948477 | Química, Estudo da matéria substâncias, Medicina, FAG, FAG, 2018

Analise as frases abaixo e assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q942860 | Conhecimentos Gerais, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

A jihad, elemento central do islamismo desde o início, corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q948538 | Matemática, Álgebra Linear, Medicina, FAG, FAG, 2017

Sejam Q(x) e R(x) o quociente e o resto da divisão de 5x3 + (m - 12)x2 + (m2 - 2m)x - 2m2 + p + 9 por x - 2, respectivamente. Permutando-se os coeficientes de Q(x) obtém-se o polinômio Q'(x) tal que Q'(x) = R(x) para qualquer x IR. Se m e p são constantes reais positivas, então, m + p é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q942851 | Português, Interpretação de Textos, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei- -me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei- -me definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e disse-lhe, — para dizer alguma cousa, — que era capaz de os pentear, se quisesse.

— Você?
— Eu mesmo.
— Vai embaraçar-me o cabelo todo, isso sim.
— Se embaraçar, você desembaraça depois.
— Vamos ver.

(Dom Casmurro, 2016.)
No texto, a expressão “olhos de ressaca” é utilizada para descrever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q948483 | Português, Interpretação de Textos, Medicina, FAG, FAG, 2018

Texto associado.
Texto 2


Uma visão realista do papel da informação e do conhecimento nos atuais processos produtivos leva a crer que nem uma nem outro conduzem necessariamente à igualdade social. Isso implica considerar que as novas tecnologias da informação, embora representem avanços em diversas áreas, também conduzem a formas inéditas de exclusão social.
Percebe-se, de um lado, o avanço da tecnologia, o desenvolvimento de recursos cada vez mais sofisticados.
De outro lado, mais uma forma de disparidade social: a exclusão da sociedade do conhecimento, caracterizada pela distância entre os que dominam as novas tecnologias e aqueles que mal as compreendem ou até as desconhecem nas mais diferentes regiões do planeta.
Os países também vivem de forma desigual o ingresso na sociedade do conhecimento. Exemplo mais evidente disso é a chamada rede mundial de computadores, a internet, que conseguiu interconectar, em poucos anos, milhões de pessoas nos lugares mais remotos do mundo. Contudo o acesso à rede é desigualmente distribuído: 75% dos usuários vivem nos países industrializados (14% da população mundial). Outra disparidade está no interior dos países: a maioria dos usuários da rede vive em zonas urbanas, possuem melhor escolaridade e condição socioeconômica, são jovens e a maior parte é do sexo masculino.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contou mais de 32 milhões de usuários da internet.
A maioria desses usuários é do sexo masculino, tem média de idade de 28 anos, 10,7 de estudo e rendimento médio mensal familiar per capita de 1 milhão.
O perfil de quem não utiliza a rede de computadores - ou seja, não navega na internet - é claramente distinto: mais de 37 anos de idade, entre 5 e 6 anos de tempo de estudo e rendimento médio mensal de R$ 300.
Investir em educação - sobretudo no ensino de ciências desde o nível fundamental - está no ponto de partida para reverter a situação de quase letargia em que a América Latina se encontra se comparada aos países mais desenvolvidos, científica e tecnologicamente, de outras regiões do planeta.
No âmbito da tecnologia, há, em todo o globo, iniciativas voltadas para a redução da crescente lacuna digital, como o desenvolvimento de software (programa) livre e de computadores de baixo custo.
A revolução tecnológica, porém, não pode ser reduzida à mera incorporação ou ao acúmulo de maior número de máquinas e sistemas de informação e comunicação.
A inovação deve ter caráter social (sustentada com políticas educativas e de desenvolvimento social).
Somente a educação garantirá que as novas tecnologias da informação e da comunicação promovam qualidade de vida ao maior número possível de cidadãos.
Jorge Werthdn
Argumentando-se com o texto 1, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q948525 | Português, Interpretação de Textos, Medicina, FAG, FAG, 2017

Texto associado.
Texto 3 - Memória coletiva

Em 1925, quando a era das comunicações começava a se acelerar, o filósofo francês Maurice Halbwachs aventou a ideia de uma “memória coletiva”: o conjunto de lembranças que um grupo de pessoas compartilha sobre um evento marcante e que, somado a fatos e imagens de domínio público, forma um tecido muito mais extenso e bem tramado do que a simples soma das recordações individuais. Esse tecido é tão forte, aliás, que pode ser compartilhado até mesmo por gerações que não assistiram aos acontecimentos. É um fenômeno presente na maneira como os judeus lembram o Holocausto ou os americanos revivem a Guerra do Vietnã. Na vida brasileira, o ano de 1970 é um desses polarizadores da memória coletiva: o ano em que o país reuniu a mais brilhante escalação da história do futebol, em que esse time derrotou de maneira quase heroica cada um dos seus adversários [...], em que a população experimentou, na Copa do Mundo, seu primeiro grande evento de mídia – e também um ano em que a ditadura militar arrancava as pessoas de suas casas e sumia com elas, em que tudo era dito aos sussurros e em que essa euforia de uma torcida nacional foi usada como cortina de fumaça para o desgoverno e se misturou a ele. [...] E está aí, em boa medida, a beleza de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil, 2006) [...]: na maneira como ele ao mesmo tempo separa e une esses dois fios da memória.
No começo de 1970, Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, é tirado às pressas de sua casa em Belo Horizonte e levado para o apartamento do avô, no bairro paulistano do Bom Retiro. Os pais, aflitos, dizem que estão saindo de férias e, quando puderem, voltarão para buscá-lo, de preferência a tempo de assistirem juntos à Copa. Vão-se embora sem conferir se o avô recebeu o menino em segurança. Mas ele não está em casa, nem vai voltar. Mauro vira então atribuição da vizinhança. Mora meio na casa vazia do avô, meio no apartamento ao lado, do velho Shlomo (Germano Haiut), zelador da sinagoga local – o Bom Retiro reunia então uma forte comunidade judaica, a que Mauro nem sabia pertencer. Janta com uma pessoa, almoça com outra, brinca com as crianças do bairro e, o tempo todo, mantém um olho grudado no futebol e o outro no telefone, à espera de uma ligação dos pais que não chega nunca.
[...]
(BOSCOV, Isabela. Disponível em: http://arquivoetc.blogspot.com.br/2006/10/memria-coletiva.html.)
Leia as afirmações abaixo a respeito do Texto 2:

I. Na linha 2, o autor afirma que “o jornalismo é também um pouco de sociologia”. O uso da palavra também faz pressupor outro significado além do que está explícito no texto, a saber: O jornalismo é tudo e mais um pouco. II. Na linha 2, ocorre o conectivo ‘‘mas’’, que manifesta uma relação de contradição entre dois enunciados: O jornalismo pode conter sociologia, não como um todo e sim, como parte. III. Na linha 6, a expressão ‘‘quanto mais’’ manifesta uma relação proporcional entre dois termos, quais sejam: jornalismo racional e jornalismo emocional. IV. Na linha 9, está dito: “e rachou o seu corpo”; nas linhas 9 e 10 afirma-se: “não era o seu filho”. O pronome possessivo em cada caso refere-se na 1.ª colocação ao corpo do menino P... e na 2.ª colocação está se referindo a do Personagem F... Tais recursos são indispensáveis no texto, caso contrário a coesão e coerência ficariam comprometidas. V. Na linha 10, afirma-se: “F. descobrira isso poucos minutos antes...”. O caso de coesão por catáfora faz referência à descoberta que o menino P... não era o seu filho. VI. O texto “O pulo do gato” caracteriza-se como uma resenha crítica.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q948528 | Português, Interpretação de Textos, Medicina, FAG, FAG, 2017

Texto associado.
Texto 3 - Memória coletiva

Em 1925, quando a era das comunicações começava a se acelerar, o filósofo francês Maurice Halbwachs aventou a ideia de uma “memória coletiva”: o conjunto de lembranças que um grupo de pessoas compartilha sobre um evento marcante e que, somado a fatos e imagens de domínio público, forma um tecido muito mais extenso e bem tramado do que a simples soma das recordações individuais. Esse tecido é tão forte, aliás, que pode ser compartilhado até mesmo por gerações que não assistiram aos acontecimentos. É um fenômeno presente na maneira como os judeus lembram o Holocausto ou os americanos revivem a Guerra do Vietnã. Na vida brasileira, o ano de 1970 é um desses polarizadores da memória coletiva: o ano em que o país reuniu a mais brilhante escalação da história do futebol, em que esse time derrotou de maneira quase heroica cada um dos seus adversários [...], em que a população experimentou, na Copa do Mundo, seu primeiro grande evento de mídia – e também um ano em que a ditadura militar arrancava as pessoas de suas casas e sumia com elas, em que tudo era dito aos sussurros e em que essa euforia de uma torcida nacional foi usada como cortina de fumaça para o desgoverno e se misturou a ele. [...] E está aí, em boa medida, a beleza de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil, 2006) [...]: na maneira como ele ao mesmo tempo separa e une esses dois fios da memória.
No começo de 1970, Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, é tirado às pressas de sua casa em Belo Horizonte e levado para o apartamento do avô, no bairro paulistano do Bom Retiro. Os pais, aflitos, dizem que estão saindo de férias e, quando puderem, voltarão para buscá-lo, de preferência a tempo de assistirem juntos à Copa. Vão-se embora sem conferir se o avô recebeu o menino em segurança. Mas ele não está em casa, nem vai voltar. Mauro vira então atribuição da vizinhança. Mora meio na casa vazia do avô, meio no apartamento ao lado, do velho Shlomo (Germano Haiut), zelador da sinagoga local – o Bom Retiro reunia então uma forte comunidade judaica, a que Mauro nem sabia pertencer. Janta com uma pessoa, almoça com outra, brinca com as crianças do bairro e, o tempo todo, mantém um olho grudado no futebol e o outro no telefone, à espera de uma ligação dos pais que não chega nunca.
[...]
(BOSCOV, Isabela. Disponível em: http://arquivoetc.blogspot.com.br/2006/10/memria-coletiva.html.)
Ao iniciar a introdução do conceito de “memória coletiva”, pode-se afirmar que a autora do texto 3:

I. Utiliza como recurso textual, um argumento de autoridade de modo a gerar o nível de credibilidade pretendido. II. Através de fatos históricos e testemunhos comprováveis produz um nível de expectativa pertinente ao tipo textual proposto. III. Estabelece um comparativo entre tipos diferentes de lembranças, de modo a considerar a superioridade de um em relação ao outro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q679271 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Tomar um copo de suco de uva por dia pode trazer mais benefícios para saúde do que você imagina. Isso porque a fruta contém bioflavonóides, taninos e o resveratrol, substâncias que agem como proteção no organismo, reduzindo os riscos de doenças como colesterol, infartos e câncer, além de contribuir com a redução de tumores no pulmão, intestino e cólon.

A bebida também age como antioxidante, favorecendo as funções hepáticas do fígado, além de ser um valioso estimulante digestivo. O suco de uva é um forte aliado para quem se preocupa com a saúde. Confira os benefícios do suco: acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.


Uma das formas de se conservar o suco de uva é através da adição do ácido sulfuroso. A reação de decomposição do ácido sulfuroso em meio aquoso, presente no suco de uva, à temperatura e pressão ambientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q942980 | Português, Figuras de Linguagem, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o poema do escritor português Fernando Pessoa para responder à questão.

Às vezes, em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz.

Vive-se como se nasce
Sem o querer nem saber.
Nessa ilusão de viver
O tempo morre e renasce
Sem que o sintamos correr.

O sentir e o desejar
São banidos dessa terra.
O amor não é amor
Nesse país por onde erra
Meu longínquo divagar.

Nem se sonha nem se vive:
É uma infância sem fim.
Parece que se revive
Tão suave é viver assim
Nesse impossível jardim.

(Obra poética, 1997.)
O eu lírico recorre a uma construção paradoxal em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q950160 | Geografia, Clima, Medicina, UNC, ACAFE, 2017

Lamarck (1744-1829) anteviu o vínculo entre a civilização industrial e o colapso ambiental dizendo: “O homem, por seu egoísmo tão pouco clarividente em relação a seus próprios interesses, por sua inclinação a explorar tudo o que está à sua disposição, em suma, por sua incúria por seu porvir e pelo de seus semelhantes, parece trabalhar para o aniquilamento de seus meios de conservação e a destruição de sua própria espécie. (...)

Fonte: MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental./Luiz Marques, - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. p. 14.

A tendência ao colapso desencadeado por crescentes desequilíbrios ambientais antropogênicos e a consciência da dinâmica desse problema são também sustentadas pela ciência. Sobre essa questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q942996 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

A chegada de Adolf Hitler ao poder, em 30 de janeiro de 1933, é celebrada pelos nazistas como a aurora de uma nova era revolucionária. Imprensa, rádio e cinema são mobilizados para convencer o mundo de que o povo alemão inteiro ajusta o passo ao guia que ele escolheu. Manifestações grandiosas tendem a provar que, num mundo dividido por lutas econômicas e sociais, a Alemanha hitlerista fundou a sociedade unanimista, com a qual muitos europeus fora da Alemanha sonham.
(Henri Burgelin. “O sucesso da propaganda nazista”. In: A Alemanha de Hitler, 1991. Adaptado.)
O texto apresenta o nazismo vitorioso na Alemanha como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q948532 | Inglês, Medicina, FAG, FAG, 2017

Texto associado.

Text 1: Brazil judge lifts WhatsApp suspension


A judge in Brazil has ordered that a suspension of the popular messaging application WhatsApp be lifted. Judge Xavier de Souza said the service should be re-instated immediately. A court had ordered the service be suspended for 48 hours on Thursday for failing to comply with a court order to provide investigators with information relating to a criminal court case.

Judge Souza said it was “not reasonable that millions of users be affected by the inertia of the company”. “Extreme ruling” Brazilians had complained bitterly on social media about the suspension of Whatsapp, which is a hugely popular app used by many to communicate with family, friends and colleagues both inside of Brazil and abroad. Ninety-three per cent of the country's internet population use Whatsapp, according to the TechCrunch website, with many young and poor Brazilians taking advantage of its free text message and internet telephone service.

Within hours of the suspension being coming into force, the hashtag #Nessas48HorasEuVou (#Inthese48hoursIwill) began trending on Twitter, with Brazilians joking about all the things they would do during the suspension. Impact of the WhatsApp ban - Paula K, a Brazilian living in London In a country where mobile providers charge a fortune for a monthly plan – not to mention the high cost of making international calls – the use of WhatsApp for both texts and internet calls allows expats like me to keep a direct line with family, friends or even colleagues back home.

It’s worth remembering that Brazil already has a high cost of living – services and products often cost the same price as they do in the UK – but people often only earn about a third of the wage they would here. One of my friends who works for one of the major mobile providers in Brazil said it was advising people to download alternative apps such as Viber and/or create a group on Messenger to keep the communication flowing. “I am stunned that our efforts to protect people’s data would result in such an extreme decision by a single judge to punish every person in Brazil who uses WhatsApp,” Mr. Zuckerberg wrote in a post on Facebook.

The suspension was ordered after WhatsApp failed to comply with a court order. The court which ordered the suspension gave little detail, apart from saying that the order related to a criminal case. But Brazilian media said WhatsApp had been asked to provide details of communication by a suspected gang member who is alleged to have used WhatsApp to organise illegal activity. Separately from the court case, Brazilian phone companies have urged the government to restrict the use of free voice-over-internet services offered through WhatsApp.

The phone companies argue that the rise of WhatsApp has damaged their businesses. Meanwhile other messaging services said they had benefited from the temporary absence of WhatsApp. One such company, Telegram, said on Twitter that more than 1.5 million Brazilian users had joined up since the court order was handed down.

(Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-latin-america>. Acesso em: set. 2017)

De acordo com o texto 1, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q947253 | Inglês, Medicina, UEG, UEG, 2018

Texto associado.

Thematic Discussion on Nuclear Weapons

The United States remains committed to the goal of nuclear disarmament, and to seeking to create conditions toward that end. And history makes clear that important progress can be made when security conditions allow. The easing of Cold War rivalries allowed the United States and Russia to make significant steps toward the shared dream of eventual nuclear disarmament after decades in which such movement was impossible. Disarmament success is predicated on patience, attention to detail, effective verification, and patient attention to the challenges of effecting the changes in the security environment that are necessary for progress. This last element is critical, considering the crucial role that nuclear deterrence plays in preserving and protecting international peace and security, and the potentially catastrophic consequences were deterrence’s restraining effect to be removed while it still remains necessary.

The “Treaty on the Prohibition of Nuclear Weapons” violates all these tenets. Its obligations are longstanding worded, imprecise, vaguely worded and sometimes internally contradictory, while offering only an empty shell for verification. Worse, it is fundamentally at odds with today’s security challenges. It is not simply an unproductive instrument; it is likely to be a counterproductive one, with the potential to cause lasting harm to the nonproliferation regime and to the cause of disarmament alike.

The ban treaty is based on the premise that addressing crucial international security issues is not necessary for disarmament. Ban treaty proponents would have us believe that we can do away with nuclear deterrence despite - to cite just one example - the danger posed by North Korea’s relentless pursuit of nuclear weapons and associated delivery systems, which stand in flagrant violation of international law.

Furthermore, the Treaty does not contain a credible verification mechanism, demurring on the issue almost entirely. It does run counter to decades of progress in nonproliferation verification by endorsing the International Atomic Energy Agency (IAEA) Comprehensive Safeguards Agreement as its standard for safeguarding nuclear material.

Finally, the ban treaty has the potential to do real damage to the Non Proliferation Treaty (NPT) in other ways. It exacerbates political tensions on disarmament, dividing states into overly-simplified camps of “nuclear weapons supporters” and “nuclear weapons banners,” rather than recognizing shared interests – especially on the challenges involved in creating the conditions that would make possible further disarmament progress. Reinforcing this false dichotomy and worsening the world’s polarization on disarmament will make further progress within the institutions that have been vehicles for success, such as the NPT review process, significantly more difficult.

Inspired by the NPT Preamble’s acknowledgement of the need to ease international tension and strengthen trust between States in order to facilitate disarmament, the United States stands ready to work with others on effective measures to create improved conditions for nuclear disarmament. This work is focused on overcoming technical challenges to make substantive progress when the security conditions improve. We also continue our longstanding work to support and strengthen the global nonproliferation regime against the many challenges it faces today, for who could deny that there can be no way to envision today’s nuclear weapons possessors ever putting down such tools without rock-solid assurances that no one else will take them up?

There are no shortcuts to nuclear disarmament. Unrealistic attempts to skip to the finish line have the potential to undermine the institutions and standards we have worked so hard to build. Our collective experience demonstrates that inclusiveness and the search for consensus can lead to progress, while polarization is a recipe for failure. We urge all states to work with us in searching for common solutions to collective problems, pursuing a more secure world.

According to the information expressed in the text, we verify that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q947280 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Medicina, UEG, UEG, 2018

O HPV (vírus do papiloma humano) é de infecção sexualmente transmissível, atingindo tanto homens quanto mulheres. As mucosas oral, genital e anal são importantes alvos do vírus, com potencial desenvolvimento desde verrugas até câncer do colo do útero, pênis, orofaringe, reto e ânus. Sobre a campanha com a vacina quadrivalente contra o HPV estabelecida pelo Ministério da Saúde, se verifica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q679274 | Biologia, Leis de Mendel, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

NASCE 1º BEBÊ POR NOVA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO COM 'TRÊS PAIS', DIZ REVISTA

Cientistas anunciaram o nascimento do primeiro bebê no mundo com uma nova técnica de fertilização in vitrocom "três pais", segundo a revista "New Scientist". O menino Abrahim Hasan tem 5 meses e nasceu no México sob os cuidados da equipe do New Hope Fertility Center, de Nova York, ainda de acordo com a publicação. [...] A fertilização in vitro que usa DNA de três pessoas -- do pai, da mãe e de uma doadora -- foi aprovada somente no Reino Unido até o momento. No caso de Abrahim, cujos pais são da Jordânia, o local escolhido para o nascimento foi o México porque, segundo o médico John Zhang, líder da equipe que realizou o procedimento, o país "não tem regras" a respeito desse tipo de técnica, [...] que, no geral, consiste em: o núcleo do óvulo da mãe foi inserido no óvulo de uma doadora, cujo núcleo foi removido. O óvulo resultante foi então fertilizado com o esperma do pai.


Fonte adaptada: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/nasce-1-bebe-por-nova-tecnica-de-fertilizacao-com-tres-pais-diz-revista.html. Acesso em 03 de set. 2019.
Baseada na técnica utilizada pelo médico John Zhang descrita na reportagem e considerando as hipóteses descritas nas alternativas abaixo, o bebê Abrahim Hasan, provavelmente, não corre o risco de desenvolver qual do fenótipo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q942984 | Arquivologia, Morfologia, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho do livro A dança do universo, do físico brasileiro Marcelo Gleiser, para responder à questão.

Na dedicatória de seu livro O progresso da sabedoria (1605) a Jaime I, sir Francis Bacon declara: “de todas as pessoas ainda vivas que conheci, sua Majestade é o melhor exemplo de um homem que representa a opinião de Platão, de que todo conhecimento é apenas memória”. Embora Platão tenha provavelmente escrito essas linhas como uma alegoria à sua crença na imortalidade da alma, e Bacon, como parte de um astuto plano para obter certos favores do rei, podemos nos referir a elas como uma alegoria à enorme importância que o pensamento grego exerceu e exerce no desenvolvimento da cultura ocidental.
Após derrotar os persas em uma série de conflitos durante as primeiras décadas do século V a.C., a civilização grega viveu um século e meio de grande esplendor, inspirada pela liderança de Péricles, que governou Atenas por 32 anos, de 461 a 429. Nem mesmo as amargas disputas entre Atenas, Esparta e outros Estados, que acabaram resultando na Guerra do Peloponeso, entre 431 e 404, conseguiram ofuscar o incrível nível de sofisticação atingido durante esse período. Nas palavras de H. G. Wells, “durante esse período o pensamento e o impulso criativo e artístico dos gregos ascenderam a níveis que os transformaram numa fonte de luz para o resto da História”. Que essa luz tenha continuado a brilhar através dos tempos, sobrevivendo a séculos de intolerância religiosa e muitas guerras, é a prova concreta de coragem intelectual daqueles que acreditam que a busca do conhecimento é o antídoto contra a cegueira causada pela repressão e pelo medo.

(A dança do universo, 2006. Adaptado.)
Embora Platão tenha provavelmente escrito essas linhas como uma alegoria à sua crença na imortalidade da alma, e Bacon, como parte de um astuto plano para obter certos favores do rei, podemos nos referir a elas como uma alegoria à enorme importância que o pensamento grego exerceu e exerce no desenvolvimento da cultura ocidental.” (1° parágrafo)
Tendo em vista as relações de sentido estabelecidas entre as orações que compõem esse período, a conjunção sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q944527 | Matemática, Porcentagem, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

Uma clínica comprou materiais hospitalares no valor total de R$ 9.600,00. Foram ofertadas duas formas de pagamento:
i. à vista, no ato da compra, com desconto de 7%. ii. pagamento para o final do quarto mês; ou seja, carência de 4 meses para a quitação da compra, sem juros.
Suponha que a clínica possui a importância para o pagamento à vista (com o desconto de 7%), mas tem a possibilidade de deixar esse valor investido por 4 meses a uma taxa de 5% ao mês rendendo a juros compostos. Diante dessa possibilidade, assinale a alternativa que descreve corretamente a melhor forma de pagamento para o cliente. Considere (1,05)4≅ 1,2.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q944528 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

Examine as afirmações a seguir:

I. Dada a equação da reta r : y=− x/2 + 5/6,a equação reduzida da reta paralela a r que passa pelo ponto P(2,2) é y= − x/2 −1.

II.Dada a equação da reta s:2x+ y− 2 = 0 ,a equação reduzida da reta perpendicular a s que passa pelo ponto Q(−2,1) é y= x/2 + 2.

III. O ponto T(3, 2) é interior à circunferência (x−3)2 + (y−5)2 = 16.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q943000 | Física, Calorimetria, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

Uma escala termométrica R foi criada para uso em laboratório. Nela, o valor de 0 °R equivale à temperatura de –20 °C e o valor de 100 °R equivale à temperatura de 40 °C.
Nessa escala, a temperatura de 66 °R, corresponde à temperatura de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q681175 | Arquivologia, Morfologia, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o poema de Antonio Cicero para responder à questão.

Balanço

A infância não foi uma manhã de sol:
demorou vários séculos; e era pífia,
em geral, a companhia. Foi melhor,
em parte, a adolescência, pela delícia
do pressentimento da felicidade na malícia,
na molícia, na poesia,
no orgasmo; e pelos livros e amizades.
Um dia, apaixonado, encarei a minha
morte: e eis que ela não sustentou o olhar
e se esvaiu. Desde então é a morte alheia
que me abate. Tarde aprendi a gozar
a juventude, e já me ronda a suspeita
de que jamais serei plenamente adulto:
antes de sê-lo, serei velho. Que ao menos
os deuses façam felizes e maduros
Marcelo e um ou dois dos meus futuros versos.

(Porventura, 2012.)
No trecho “e era pífia, em geral, a companhia”, um adjetivo é utilizado como predicativo do sujeito. Outro exemplo de adjetivo utilizado na mesma função ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.