Questões de Concursos Medicina Intensiva

Resolva questões de Medicina Intensiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q999941 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hipertensão intracraniana está associada a prognóstico ruim e elevada mortalidade. Há indicação de monitorização da pressão intracraniana em pacientes com trauma cranioencefálico grave com a finalidade de reduzir mortalidade intra-hospitalar e 2 semanas após a lesão. Acerca dos tipos de monitorização intracraniana (intraventricular ou intra-parenquimatosa), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q999965 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Rabdomiólise é uma condição médica complexa que envolve a rápida dissolução de músculo esquelético lesionado. Pode ser assintomática a ameaçadora da vida. Acerca desse assunto e dos termos para nomenclatura, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q999962 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A maior parte das feridas operatórias, apesar de preparação estéril adequada, estão contaminadas com algumas bactérias, normalmente parte da flora da pele, ou da região em que a cirurgia foi realizada. De acordo com o tipo de cirurgia e tipo de ferida operatória, há maior ou menor risco dessa contaminação evoluir para infecção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q999955 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hemorragia digestiva alta (HDA) se refere a sangramentos originários de locais no esôfago, estômago e duodeno. Acerca do manejo mais atualizado dessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q999956 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A sepse é caracterizada pela disfunção de órgãos que ameaça a vida, causada por uma resposta desregulada do organismo contra uma infecção. A identificação precoce e manejo apropriado nas primeiras horas após o desenvolvimento da sepse melhora desfechos. Acerca do tratamento dessa condição, analise as afirmativas abaixo.

I. Para adultos com choque séptico em uso de vasopressores, recomenda-se alvo inicial de pressão arterial média de 65 mmHg (milímetros de mercúrio).

II. Para adultos com possível choque séptico ou grande probabilidade de sepse, recomenda-se a administração de antibióticos, idealmente, dentro de 5 horas de identificação do quadro.

III. Para adultos com sepse ou choque séptico, recomenda-se como primeira linha em fluido de ressuscitação o ringer lactato.

IV. Em pacientes adultos com insuficiência respiratória hipoxêmica induzida por sepse, recomenda-se o uso de ventilação não-invasiva sobre a intubação orotraqueal.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q999957 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) é uma condição cujos critérios determinam alta sensibilidade, porém baixa especificidade, uma vez que se necessita apenas satisfazer 2 de 4 critérios para seu diagnóstico. Assim, uma combinação de 2 critérios de SIRS pode representar diagnósticos diferenciais. A seguir estão apresentados possíveis diagnósticos diferenciais (números romanos) e critérios diagnósticos de SIRS (letras).

I. Crise tireotóxica

II. Intoxicação aguda por álcool

III. Acidente vascular cerebral hemorrágico pontino

IV. Ataque de pânico

V. Síndrome serotoninérgica

VI. Cetoacidose diabética aguda

A. Taquipneia e taquicardia

B. Taquicardia e Hipertermia

C. Hipertermia e leucocitose

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta dos diagnósticos diferenciais ao combinado de critérios de SIRS que podem ser apresentados em pacientes com estes diagnósticos diferenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q999959 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Pancreatite aguda é uma condição inflamatória do pâncreas, mais comumente causada por colelitíase ou abuso de álcool. A respeito dos achados laboratoriais nessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q999963 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A garantia de via aérea definitiva é protocolo comum no serviço de terapia intensiva. Assim que obtida, deve-se iniciar um estudo para planejamento de extubação o mais breve possível. Uma das ferramentas para avaliar o melhor momento da extubação é o teste de vazamento do cuff. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q999961 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Após certo período internados pelos mais variados motivos, os pacientes podem desenvolver quadro de pneumonia nosocomial ou, ainda, nos casos de pacientes em intubação orotraqueal, pneumonia associada a ventilação mecânica. Acerca dessas entidades e de seu manejo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1021778 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

As complicações das síndromes coronarianas agudas podem ocorrer nos primeiros dias após o evento, mais comumente em infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST. Acerca do manejo dessas complicações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.