Questões de Concursos Medicina Intensiva

Resolva questões de Medicina Intensiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q999669 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Tireotoxicose é o estado clínico em que há ação de hormônios tiroidianos inapropriadamente elevada nos tecidos. Quando há exacerbação dos sintomas e lesão de órgãos alvo, é diagnosticada a crise tireotóxica. Após manejo inicial da crise, é recomendado o diagnóstico etiológico da tireotoxicose a fim de otimizar o tratamento subsequente, o que inclui a avaliação de captação de iodo radioativo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas condições causadoras de tireotoxicose com captação de iodo baixa ou ausente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q999948 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

No manejo de pacientes em pós-operatório na terapia intensiva, é importante reconhecer a condição de bloqueio neuromuscular residual pós-operatório, que é considerado como o maior fator de mortalidade e morbidade nesses pacientes. Dispomos abaixo 3 maneiras de avaliar a recuperação do paciente nesse cenário. Analise, a seguir, estas 3 maneiras, apresentadas em primeiro e as características, apresentadas em seguida.

I. Observação por testes clínicos.

II. Estimulador nervoso periférico.

III. Monitor neuromuscular.

A. Qualitativo, considera movimentos, volume corrente na ventilação, capacidade de desempenhar tarefas.

B. Quantitativo, diferencia bloqueio mínimo de recuperação total.

C. Qualitativo, provoca contrações musculares avaliadas subjetivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre as maneiras (números) e as respectivas características (letras).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q999958 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A garantia de via aérea de emergência é complexa e envolve tomada de decisão quanto aos equipamentos utilizados para a laringoscopia, medicações utilizadas para facilitar a intubação e manejo após o procedimento. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q999667 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

No serviço de terapia intensiva, dispomos de recursos vários para garantir a todo custo a reversibilidade de um quadro crítico. Entretanto, nem sempre isso é possível. Nesse cenário, os cuidados paliativos em terapia intensiva ganham espaço. Acerca desse assunto e dos princípios éticos que guiam a medicina e os cuidados paliativos, analise as afirmativas abaixo.

I. O princípio da autonomia inclui, na incapacidade de o paciente ser capaz de tomar suas próprias decisões, a opinião de familiares, que têm o direito de tomar decisões, devendo essas serem baseadas nos desejos e valores previamente expressos pelo paciente.

II. O princípio da não maleficência não se aplica a terapia intensiva, uma vez que as medidas acionadas nesse ambiente são invariavelmente invasivas.

III. A fieldade ou honestidade pressupõe que a família seja informada do real prognóstico da doença, porém poupando o paciente dessas informações no estágio de fim de vida.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q999964 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A infecção invasiva por espécies de Candida é uma condição associada a alta morbidade e mortalidade no ambiente de cuidados com a saúde. Acerca desse agente e seu tratamento empírico no ambiente de terapia intensiva em pacientes não neutropênicos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q999949 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A avaliação de escores de gravidade em pacientes na terapia intensiva é de suma importância, uma vez que permite antecipar cuidados que possam modificar desfechos. Dentre eles, destaca-se o APACHE IV (Acute Physiology and Chronic Health Evaluation). A respeito desse escore, assinale a alternativa que apresenta corretamente a variável não levada em consideração em seu cálculo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1021789 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

No Brasil, em 1997, o Conselho Federal de Medicina definiu que a morte encefálica seria considerada em condições de quadro neurológico de causa conhecida, irreversível. Acerca do delicado processo de definição de morte encefálica, analise as afirmativas abaixo.

I. Os familiares devem ser esclarecidos sobre a suspeita da morte encefálica antes do início do protocolo.

II. A Central Estadual de Transplantes deve ser notificada apenas em pacientes com idade inferior a 60 anos.

III. É obrigatória a atualização dos familiares quanto a cada etapa do processo de determinação da morte encefálica.

IV. É necessária autorização dos familiares para dar início ao protocolo de morte encefálica.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.