Questões de Concursos: Medicina Paliativa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Medicina Paliativa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q998474 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Acerca do carcinoma de células de Merkel, é correto afirmar que:

2 Q999827 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente masculino de 60 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) avançada e terapêutica especifica otimizada, em uso de oxigenioterapia domiciliar 24 horas por dia com grande limitação na realização de seu autocuidado devido a intensa dispneia aos mínimos esforços, nunca fez uso de opioides e tem função renal e hepática normais. Assinale a alternativa que apresenta o melhor plano terapêutico ambulatorial visando controle de dispneia neste contexto.

3 Q999834 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, IBFC, 2023

A fadiga é sintoma comum e subdiagnosticado nos pacientes com doenças avançadas, impactando negativamente a qualidade de vida e influenciando diretamente o status funcional do paciente. Sobre a fadiga no contexto de cuidados paliativos, assinale a alternativa incorreta.

4 Q998475 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Em um homem de 53 anos com diagnóstico de neoplasia escamosa invasiva, não metastática, do canal anal, observou-se, no toque retal, lesão tumoral ulcerada ocupando o canal anal desde a margem anal até 1,8 cm proximal à linha pectínea.
A melhor opção terapêutica para esse paciente é:

5 Q998476 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Em um homem de 72 anos, apresentando dor para evacuar, sangramento às evacuações e tenesmo, o exame proctológico evidenciou massa vegetante a 7,5 cm da borda anal, pouco móvel, ocupando toda a circunferência do reto. A biópsia demonstrou se tratar de adenocarcinoma invasivo. Exames complementares não evidenciaram metástases.
A melhor conduta oncológica é:

6 Q999818 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o seguinte trecho:

“Homem portador de adenocarcinoma de pâncreas com metástases hepáticas, com quimioterapia suspensa devido à toxicidade e recusa do paciente em manter tratamento oncológico clínico, apresenta quadro de anorexia, caquexia, passando a maior parte do tempo sentado ou deitado, precisando de auxílio considerável para seu autocuidado. Em relação à escala de avaliação funcional Palliative Performace Scale (PPS), podemos afirmar que o PPS do paciente é ____.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

7 Q998477 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 24 anos, nuligesta e com desejo de engravidar, foi submetida a uma anexectomia unilateral por cisto ovariano. Contudo, o exame histopatológico evidenciou cistoadenocarcinoma seroso.
A conduta mais adequada para essa paciente é:

8 Q998480 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

O processo de envelhecimento é complexo, não se resumindo a uma simples passagem do tempo (dimensão cronológica). Trata-se de um processo dinâmico, progressivo e irreversível, caracterizado por manifestações nas variadas dimensões (biológicas, psíquicas e sociais). O envelhecer é um conjunto de processos que contribuem para aumentar progressivamente a taxa de mortalidade específica para a idade.
Diz respeito à dimensão biológica do envelhecimento a ideia de que:

9 Q998483 | Medicina, Geriatria, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Os “critérios de Beers” (da American Geriatric Society) são uma ferramenta para identificação de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Seu conhecimento é essencial para evitar maiores riscos associados à prescrição medicamentosa para esse grupo de pacientes.
Considere uma paciente de 67 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo II, que já fez as mudanças de estilo de vida de forma adequada, mas ainda mantém níveis glicêmicos e de hemoglobina glicada que indicam início de tratamento medicamentoso, tem função renal normal e não possui outra comorbidade. Considerando-se os medicamentos potencialmente inadequados para idosos (categoria 1 dos critérios de Beers), a medicação de escolha nesse caso é:

10 Q998484 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 61 anos, sem comorbidades associadas, procura ajuda de médico geriatra com queixa de perda de memória. Após completar a avaliação geriátrica ampla, com testes integrados de avaliação cognitiva (psicométricos) e de funcionalidade, e realizar alguns exames complementares (sangue e imagem), a conclusão diagnóstica foi a de que se tratava de um transtorno cognitivo leve (ou comprometimento cognitivo leve).
Com base nesse diagnóstico, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.