Questões de Concursos: Medicina Paliativa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Medicina Paliativa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q999833 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, IBFC, 2023

Soluços são comuns em doenças que afetam o sistema nervoso central e em doenças gastrointestinais. Soluços de difícil controle impactam negativamente a qualidade de vida, o humor do paciente, afetando a alimentação, interação social e sono. Em relação a essa condição, assinale a alternativa incorreta.

32 Q999837 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, IBFC, 2023

A presença de quadros de delirium em pacientes com doenças terminais é bastante comum e de origem multifatorial. Em relação ao manejo clínico do delirium em cuidados paliativos, assinale a alternativa incorreta.

33 Q1005619 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente cisgênero de 60 anos refere que há 3 meses notou nódulo de crescimento rápido em sua mama esquerda, em quadrante superolateral. Traz mamografia digital e ultrassonografia de mamas realizadas 7 dias antes da consulta. A mamografia identifica nódulo de 15 centímetros em quadrante superolateral de mama esquerda, de limites mal definidos. A ultrassonografia de mamas e axilas corrobora nódulo hipoecoico, de limites mal definidos e contornos mal delimitados; acrescenta que, dentro do nódulo, há áreas anecoicas de permeio.
Ao exame físico: mamas de médio volume, nódulo firme de 17 centímetros palpável em quadrante superolateral de mama esquerda mergulhando sob a aréola por 3 cm, pouco móvel, com abaulamento local presente. Axilas sem linfonodos alterados. Mama esquerda sem alterações ao exame físico.
O diagnóstico de biópsia de fragmento da lesão foi sarcoma de mama indiferenciado. O rastreamento de implantes a distância solicitado foi negativo
Neste caso, o tratamento cirúrgico é:

34 Q1005620 | Patologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher cisgênero de 70 anos foi submetida, há 08 anos, a ressecção segmentar de mama direita por carcinoma intraductal de mama direita. Na adjuvância, realizou radioterapia, conforme protocolo à época.
Após surgimento de máculas avermelhadas na pele irradiada da mama, que em 4 meses dobraram de tamanho e extensão, o médico assistente optou por biopsiar a área com as lesões avermelhadas. O diagnóstico foi de sarcoma mamário.
O sarcoma de mama mais comumente associado às circunstâncias acima expostas é:

35 Q1005621 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Mulher cisgênero de 63 anos foi submetida a ressecção segmentar de mama esquerda e biópsia de linfonodo sentinela axilar à esquerda por carcinoma de mama esquerda. Ao estudo histopatológico e imuno-histoquímico da peça cirúrgica definitiva foi verificado: carcinoma Invasivo da mama tipo não especial perfil fenotípico luminal A de 1,8 cm na sua maior extensão, margens cirúrgicas satisfatórias e livres de neoplasia na mama. Um de três linfonodos sentinelas apresenta resultado positivo para macrometástase, sem extravasamento extracapsular linfonodal.
Sabendo que essa paciente tem indicação de radioterapia e tratamento sistêmico adjuvantes, é correto afirmar que:

36 Q1005624 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Considerando o caso clínico da questão anterior, o(s) fator(es) de risco que mais predispõe(m) o paciente à complicação descrita é(são):

37 Q1005625 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Paciente feminina, 53 anos, vai à consulta médica com quadro de dificuldade de nomear objetos e construir frases há aproximadamente 2 anos. Mais recentemente, tem estado desorganizada, deixa alimentos estragando na geladeira e às vezes não consegue fazer a comida da forma correta. Quando questionados sobre o comportamento, familiares confirmam que está diferente, estando a paciente se insinuando para o vizinho, o que está gerando conflitos com o marido. A avaliação neuropsicológica evidenciou comprometimento de múltiplos domínios cognitivos, com predomínio de linguagem e funções executivas. Foram excluídas causas tratáveis de demência. Considerando dados demográficos e domínios cognitivos afetados, foi feita uma hipótese etiológica.
Sobre essa doença, é correto afirmar que:

38 Q1005627 | Medicina, Nefrologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 56 anos, portador, há cerca de 5 anos, de doença renal crônica dialítica, por doença renal policística, é submetido a transplante renal de doador cadáver, com sucesso. Após 5 meses do transplante, mantém-se assintomático, mas apresenta elevação persistente da creatinina sérica e presença de proteinúria acima de 500 mg em 24 horas.
Em relação a esse caso, é correto afirmar que:

39 Q1005628 | Medicina, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 36 anos, portador de HIV, mantém acompanhamento regular há cerca de 6 anos com antirretrovirais, sem ação nefrotóxica. Evoluiu com quadro de síndrome nefrítica e nefrótica de rápida evolução, associada a injúria renal aguda estágio 3, com consumo de complemento. O paciente apresenta-se acidêmico e algo desorientado. As sorologias de hepatite B, C, VDRL e toxoplasmose que o paciente realizou 30 dias antes do início do evento estão negativas.
A conduta apropriada é:

40 Q1005631 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 49 anos, com diagnóstico de carcinoma pancreático avançado, relata fadiga severa e dispneia aos leves esforços, com piora do quadro após algumas sessões de quimioterapia. O exame laboratorial revelou hemoglobina de 7,9 g/dL, ferritina de 110ng/ml e saturação de transferrina de 11%.
Considerando o entendimento atual sobre a etiologia da anemia relacionada ao câncer, a explicação que melhor descreve a fisiopatologia para a anemia no contexto da paciente apresentada é a seguinte:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.