Questões de Concursos: Medicina Psiquiatria

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Medicina Psiquiatria. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q960987 | Medicina, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com o Código de Ética Médica, Resolução nº 1.931, de 17 de setembro de 2009, do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico:

12 Q961008 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Pacientes portadores de transtorno bordeline situam-se no limite entre a neurose e a psicose, possuem um padrão de afeto, humor, comportamento e relações extraordinariamente instáveis. São características do transtorno borderline, EXCETO:

13 Q961016 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O diagnóstico e a classificação da esquizofrenia são divididos em nove subtipos pelo CID-10. De acordo com esta classificação, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Esquizofrenia paranoide. 2. Esquizofrenia hebefrênica. 3. Esquizofrenia catatônica. 4. Esquizofrenia residual. ( ) Predomínio de distúrbios da psicomotricidade, episódios de agitação violenta e impulsividade podem ser observados. ( ) Estágio tardio da evolução de muitos casos, com presença persistente de sintomas negativos. ( ) É a forma mais comum e geralmente de início mais tardio, o quadro clínico é caracterizado por ideias delirantes, alucinações auditivas e perturbações da sensopercepção. ( ) Caracteriza-se por inadequação e incongruência do afeto, com risos imotivados e maneirismos; o comportamento pode ser pueril e inapropriado. A sequência está correta em

14 Q961031 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O diagnóstico de um episódio depressivo maior é fenomenológico, ou seja, a partir da observação e descrição do paciente. São considerados critérios para o diagnóstico do episódio depressivo maior, segundo o DSM-V, EXCETO:

15 Q961051 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é INCORRETO afirmar que:

16 Q960989 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre as funções psíquicas elementares e suas principais alterações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Jargonofasia: fala incompreensível, incoerente, ininteligível, também denominada salada de palavras. ( ) Dromomania: impulsos incendiários e impulsos destrutivos. ( ) Anedonia: alteração básica do humor, tanto no sentido de inibição quanto de exaltação. ( ) Disforia: tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada, acompanhada de irritabilidade. A sequência está correta em

17 Q961000 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente, sexo feminino, 58 anos, com história de três cirurgias de artroplastia de quadril com colocação de prótese, com dor crônica, chega ao pronto-socorro de hospital universitário com quadro de depressão respiratória, pupilas puntiformes, bradicardia acentuada e convulsões.” Sobre o quadro clínico, assinale a conduta médica correta.

18 Q961010 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre as complicações clínicas da dependência e o abuso de álcool, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A Síndrome de Wernicke é uma síndrome amnestésica crônica, com déficits mnemônicos, principalmente da memória anterógrada ou recente; pode haver confabulação e o paciente perde a capacidade de fixar novas informações. ( ) A Síndrome de Korsakoff é um transtorno neurológico agudo caracterizado por ataxia, confusão mental e alterações da motilidade ocular extrínseca, como o nistagmo. ( ) O uso excessivo de álcool pode levar a complicações cardiovasculares como aumento do LDL e cardiomiopatia. A sequência está correta em

19 Q961012 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre os transtornos relacionados ao uso de benzodiazepínicos, assinale a alternativa INCORRETA.

20 Q961025 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As demências podem ser didaticamente divididas entre cortical e subcortical. A demência subcortical caracteriza-se por deterioração intelectual, prejuízo cognitivo, apatia e alterações motoras. São exemplos de demência subcortical, EXCETO:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.