Questões de Concursos Medicina Psiquiatria

Resolva questões de Medicina Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q961016 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O diagnóstico e a classificação da esquizofrenia são divididos em nove subtipos pelo CID-10. De acordo com esta classificação, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Esquizofrenia paranoide. 2. Esquizofrenia hebefrênica. 3. Esquizofrenia catatônica. 4. Esquizofrenia residual. ( ) Predomínio de distúrbios da psicomotricidade, episódios de agitação violenta e impulsividade podem ser observados. ( ) Estágio tardio da evolução de muitos casos, com presença persistente de sintomas negativos. ( ) É a forma mais comum e geralmente de início mais tardio, o quadro clínico é caracterizado por ideias delirantes, alucinações auditivas e perturbações da sensopercepção. ( ) Caracteriza-se por inadequação e incongruência do afeto, com risos imotivados e maneirismos; o comportamento pode ser pueril e inapropriado. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q961019 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “A definição precisa da esquizofrenia, seus sintomas fundamentais e característicos, é tema de intensas discussões em psicopatologia. Uma classificação diagnóstica muito utilizada nas últimas décadas baseia-se na diferenciação da esquizofrenia predominantemente por sintomas negativos (tipo I) ou sintomas positivos (tipo II).”
Sobre esta classificação diagnóstica são considerados sintomas negativos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q961021 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “A definição precisa da esquizofrenia, seus sintomas fundamentais e característicos, é tema de intensas discussões em psicopatologia. Uma classificação diagnóstica muito utilizada nas últimas décadas baseia-se na diferenciação da esquizofrenia predominantemente por sintomas negativos (tipo I) ou sintomas positivos (tipo II).” Sobre esta classificação diagnóstica são considerados sintomas positivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q961023 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As drogas antipsicóticas estão associadas a eventos adversos, os quais contribuem para a má adesão do paciente ao tratamento. O sistema extrapiramidal é a parte do sistema nervoso central mais acometida. Sobre os transtornos dos movimentos induzidos por antipsicóticos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.