Questões de Concursos Medicina Veterinária

Resolva questões de Medicina Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1004711 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Acerca da displasia coxofemoral, doença comum em cães de raça de grande porte, como Golden Retriever, Labrador, Pastor alemão, Rottweiler, ocorre com grande frequência nessa região articular. A apresentação clínica é variável e pode não se relacionar com as alterações radiográficas. Entretanto, a imagem pélvica e a clínica são os principais meios para o diagnóstico.
Acerca dessa disfunção, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1001384 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Staphylococcus aureus é uma espécie de bactéria considerada comensal de diversos animais, mas podem ser oportunistas, tornando-se patógenos importantes em animais domésticos, causando mastites, piemias, botriomicose, pioderma, otite supurativa, entre outras.
Entre as opções apresentadas assinale aquela que apresenta um fator de virulência relacionado às infecções por S. aureus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1004712 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O vírus da Leucose Bovina é um retrovírus considerado oncogênico. Esses vírus têm características que os diferenciam de outros, conferindo a capacidade de se perpetuarem nas células parasitadas; esses vírus fazem o ciclo lisogênico.
Sobre as características do ciclo lisogênico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1001385 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As mastites em bovinos, a septicemia neonatal, adenites, poliartrites, broncopneumonias, doenças supurativas e septicêmicas de diversas espécies de animais domésticos podem ser causadas por espécies de bactérias do gênero Streptococcus. As bactérias desse gênero são gram-positivo, formam cadeias, anaeróbias facultativas, catalase negativa e fastidiosas.
Quanto a essa última característica fisiológica e bioquímica dessas bactérias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1001386 | Técnicas em Laboratório, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Ao atender um animal com otite infectada, você percebe, pela gravidade das feridas e aspectos das lesões, que será necessária a identificação de bactérias presentes nas lesões. Recordando os procedimentos laboratoriais para identificação de bactérias em amostras de lesões animais, você sabe que poderá ser utilizado um meio seletivo e diferencial que inibe o crescimento de bactérias gram-positivas e separa as bactérias fermentadoras de lactose das não fermentadoras.
Assinale a opção que identifica um meio desse tipo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1001387 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

É comum o uso de diuréticos na clínica médico-veterinária no atendimento de pacientes nos casos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), com aumento da volemia. Vários grupos de fármacos são eleitos para essa finalidade, dentre esses a furosemida.
Assinale a opção que explicita o mecanismo pelo qual esse fármaco exerce sua atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1001388 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Tristeza Parasitária Bovina é considerada uma doença de grande importância na pecuária brasileira, causada por agentes etiológicos que ocorrem simultaneamente: Anaplasma marginale, Babesia bovis e B. bigemina. As espécies de Babesia são protozoários do grupo dos Apicomplexa, que possuem mecanismos de penetração no interior de alguns tipos celulares do hospedeiro.
Acerca do seu ciclo biológico e mecanismo de patogenicidade, assinale a opção que indica aspectos das formas evolutivas e seus papéis na transmissão ou patogenia da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1001389 | Biologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Anaplasma marginale é a bactéria relacionada com a Tristeza Parasitária Bovina. Essa riquétsia se multiplica nas células do endotélio intestinal do carrapato e, quando inoculada nos bovinos, no interior dos eritrócitos, se multiplicam por fissão binária em um vacúolo parasitóforo, formando corpúsculos iniciais que irão penetrar em outros eritrócitos.
Os processos pelos quais as formas de A. marginale penetram e abandonam as hemácias parasitadas são processos de transporte celulares.
Assinale a opção que identifica esses processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1001390 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Em um experimento realizado com cavalos da raça mangalarga marchador observou-se aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca, da frequência respiratória e da temperatura, após exercício controlado.
Assinale a opção que identifica o aumento da força de contração cardíaca gerada, respectivamente, pelo aumento da frequência cardíaca, pelo aumento da pressão arterial aórtica (pós-carga) e pelo aumento do retorno venoso (pré-carga).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1001391 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Certificado Sanitário Internacional, emitido para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, deve atender ao modelo estabelecido pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assinale a opção que indica o cargo que você, como Médico Veterinário, deve ocupar para ter essa competência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1001392 | Veterinária, Normas, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um produtor de ovos em granja avícola comercializa sua produção, diretamente, em diversos municípios. Agora, ele quer também beneficiar ovos em regime de parceria com um vizinho também produtor de ovos, mas que está impossibilitado, no momento, de classificar, rotular e expedir os ovos. Como você é o responsável técnico pela granja, foi consultado quanto aos procedimentos necessários para o empreendimento.
Baseando sua decisão no RISPOA, assinale a opção que apresenta seu parecer como consultor técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1001393 | Veterinária, Abatedouro, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As carcaças de animais reagentes positivos a testes diagnósticos de brucelose, e de acordo com o exame ante mortem e lesões localizadas têm destinação diferenciada.
De acordo com o RISPOA, quanto ao possível destino dessas carcaças assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1001394 | Veterinária, Normas, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O RISPOA prevê destinação própria a órgãos que, durante a inspeção post mortem, apresentem alterações como congestão, infartos, degeneração gordurosa, angiectasia, hemorragias ou coloração anormal, não relacionados a processos patológicos. Assinale a opção que indica o destino desses órgãos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1001395 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Recentemente o Ministério de Agricultura e Abastecimento por meio do seu Departamento de Saúde Animal emitiu parecer favorável à vacinação voluntária de equinos contra a Febre do Nilo Ocidental (FNO).
Assinale a opção que apresenta aspectos clínicos, patogênicos ou epidemiológicos da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1001396 | Técnicas em Laboratório, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Desde 1979 a Organização Mundial de Saúde considera a giardíase como zoonose. A sua baixa especificidade permite que a espécie parasite o homem e diversos hospedeiros animais, e alguns autores consideram cães e gatos como a origem de infecções humanas. A prevalência em cães é estimada em cerca de até 45% e em gatos, 24,8%; a doença acomete, principalmente, os animais mais jovens.
Ao suspeitar da doença em um cão jovem, assinale a opção que indica o exame coproscópico que você solicitaria para a confirmação do diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1001397 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Em sua clínica você recebeu um cão SRD com 3 anos, com sintomatologia que lhe fez suspeitar de erliquiose.
Na erliquiose canina o quadro clínico é acompanhado de alterações sanguíneas, frequentemente relativas à anemia, trombocitopenia, eosinopenia, desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda, leucopenia e linfopenia.
Ao receber o exame de sangue do animal, você constatou alterações hematimétricas que lhe deram mais certeza de seu diagnóstico.
Assinale a opção que confirma o sinal no exame de sangue definido como “desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1001398 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um felino deu entrada em seu consultório apresentando nódulos cutâneos elevados, na região cefálica, torácica, nariz e orelhas, alguns alopécicos e crostosos e outros ulcerados, com exsudato vermelho-marrom escuro. Em exame de biópsia das lesões, observou-se macrófagos com inclusões em forma de “charuto”. Assinale a opção que indica o possível agente etiológico da doença em tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1001399 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um cão foi levado ao seu consultório, e durante a anamnese, o proprietário informou que o animal era de rua, e que o recolheu com intenção de adotá-lo.
No exame clínico você constatou caquexia, apatia, hipotricose, feridas dispersas na cabeça e orelhas, ao redor dos olhos e do nariz, opacidade na cápsula anterior do cristalino, blefarite e onicogrifose. A palpação abdominal revelou hepatoesplenomegalia; não foi detectada, no exame físico, nenhuma outra alteração.
Assinale a opção que indica sua suspeita clínica mais imediata.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1001400 | Patologia, Patologia Clínica, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na cinomose, o cão apresenta sintomatologia muito variada, mormente devido às complicações e infecções oportunistas que se estabelecem. Entretanto, na fase de viremia podem ser observadas inclusões basofílicas em linfócitos, neutrófilos e células epiteliais em tecidos corados pelo Romanowsky.
Assinale a opção que nomeia essa inclusão, que é uma das formas de confirmação do diagnóstico da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1001401 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A cinomose canina (CC) é causada por um Morbillivirus da família Paramyxoviridae, que infecta animais independentemente de raça, sexo ou idade. A doença determina um quadro clínico variado com sinais e sintomas isolados ou associados, tornando o diagnóstico clínico difícil.
Acerca da patogenia e do quadro clínico da doença, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.