Início

Questões de Concursos Medicina Veterinária

Resolva questões de Medicina Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1001410 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Você foi chamado para atender a um animal bovino, fêmea SRD, com 25 meses de idade, apresentando leve dispneia e discreta taquicardia, desconforto abdominal, atonia ruminal e timpanismo.
Na anamnese constatou dieta rica em grãos recém introduzida. Assinale a opção que relata a conduta indicada nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1004703 | Veterinária, Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Nas Unidades de Vigilância de Zoonoses, o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses e a Portaria nº 1.138/2014, estabelece as ações a serem realizada nos casos variados de recepção de animais vivos ou mortos.
Assinale a opção que estabelece a ação a ser tomada pelo responsável técnico da Unidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q902865 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Nas últimas duas décadas, estudos dos impactos sanitários decorrentes da conexão entre pessoas, animais e ambiente buscam fornecer estratégias para mitigar possíveis agravos dentro do conceito “saúde única” (saúde humana, saúde animal e saúde ambiental). Dessa forma, é essencial destacar o impacto da produção leiteira na crescente disseminação da resistência antimicrobiana decorrente do uso indiscriminado de antimicrobianos, devido à necessidade de controle da mastite bovina para garantir a produção de alimento seguro para o consumo humano (SPINOSA; GORNIAK; BERNARDI, 2023).
Considerando a mastite bovina no contexto da saúde única, analise as afirmativas a seguir:

I. O tratamento de mastite é a principal razão para a administração de antimicrobianos em vacas leiteiras, portanto, os protocolos terapêuticos devem ser cuidadosamente considerados para garantir o uso responsável desses medicamentos. A análise da pertinência da adoção de protocolo terapêutico usando antimicrobianos em casos de mastite deve levar em consideração: a adoção de medidas de manejo higiênico-sanitário em toda a linha de produção até a caracterização das mastites, considerando etiologia, manifestações clínicas, impactos econômicos, marcos regulatórios, entre outros.
II. O Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da OMS, estabelece normas internacionais para os alimentos quando são disponibilizados aos consumidores. Essas normas preconizam que o leite não deve conter nenhum contaminante em níveis que coloquem em risco a saúde do consumidor, e que o controle sanitário das vacas leiteiras deve ser feito apenas com medicamentos veterinários autorizados e de maneira que não afete negativamente a inocuidade e a idoneidade do leite.
III. No Brasil, a Instrução Normativa nº 77/2018 do MAPA estabelece que o monitoramento de resíduos deve estar contemplado na implementação de um protocolo de boas práticas agropecuárias voltado à execução do plano de qualificação de fornecedores de leite. Assim, o médico-veterinário, o responsável técnico e o produtor devem estar preparados para detectar e tomar as medidas cabíveis, visando a evitar esse tipo de contaminação.

EstáCORRETOo que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1008349 | Sociologia, O processo de socialização, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As relações sociais se processam de diversas formas e em diferentes níveis na sociedade, e podem ser classificadas em primárias e secundárias, a depender do nível de interação entre as partes da relação.
Em se tratando de saúde, assinale a opção que apresenta exemplos de associações primárias e secundárias, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1001409 | Patologia, Diagnósticos, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Animal canino adulto, 3 anos, raça Shar-Pei, mostra prostração, vômito, inapetência, emagrecimento; frequência cardíaca de 128 bpm e respiratória de 28 mpm, mucosas ressecadas e hipocoradas, temperatura normal, desidratação leve.
A bioquímica sanguínea revelou azotemia significativa; na urinálise, proteinúria, pH e densidade normais. Tendo o animal vindo a óbito, a histopatologia renal revelou infiltrado linfoplasmocítico e material proteináceo fibrilar nas regiões glomerulares e tubulares.
Assinale a opção que indica o diagnóstico do caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q902867 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Os felinos domésticos são frequentemente acometidos por dois lentivírus: o vírus da leucemia felina (FeLV, do inglês Feline Leukemia Virus); e o vírus da imunodeficiência felina (FIV, do inglês Feline Immunodeficiency Virus). O FeLV é um vírus oncogênico, imunossupressor, que causa anormalidades hematológicas de tipo e severidade amplamente variáveis. O FIV produz efeitos imunossupressores, depleção tímica do FIV e anemias, com severidade e tipos distintos, dependendo dos processos de outra doença específica envolvida, inclusive do FeLV (ZACHARY, 2018).

Considerando as infecções pelo FeLV e pelo FIV, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.

( ) O linfoma é uma neoplasia maligna de linfócitos, com origem em qualquer tecido linfoide. É uma das neoplasias mais comuns em gatos, sendo frequente em animais infectados com o FIV.
( ) Aplasia medular adquirida em felinos domésticos tem sido associada principalmente à infecção pelo FeLV e pelo FIV.
( ) Em felinos domésticos, casos de necrose das células hematopoéticas da medula óssea estão frequentemente associados à infecção pelo FIV, e não pelo FeLV.
( ) As infecções respiratórias e a broncopneumonia em gatos podem estar associadas aos efeitos imunossupressores dos retrovírus felinos, como o FeLV e o FIV.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1004696 | Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A peste bubônica é uma zoonose causada pela bactéria Yersinia pestis e é transmitida pela pulga Xenopsylla cheopis, parasita de diversas espécies de roedores silvestre e domésticos. Espécies de roedores muito suscetíveis morrem em grande número durante uma epizootia, e são importantes para a ciclo-propagação da doença, inclusive para o homem.

Em relação à transmissão da peste bubônica pela pulga vetor Xenopsylla cheopis, assinale a opção que identifica, corretamente, o aspecto epidemiológico mais importante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1004707 | Português, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Art. 6º da Resolução nº 3/2019 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, em seu inciso III, explana sobre as habilidades do médico veterinário em comunicação, incluindo a habilidade de escrita e leitura. Nesse sentido, leia o período seguinte:
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro.
Segundo a escrita considerada mais escorreita, assinale a opção que indica a pontuação e/ou construção que confere maior inteligibilidade e melhor construção ao texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1004711 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Acerca da displasia coxofemoral, doença comum em cães de raça de grande porte, como Golden Retriever, Labrador, Pastor alemão, Rottweiler, ocorre com grande frequência nessa região articular. A apresentação clínica é variável e pode não se relacionar com as alterações radiográficas. Entretanto, a imagem pélvica e a clínica são os principais meios para o diagnóstico.
Acerca dessa disfunção, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1008359 | Veterinária, Equinocultura, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Algumas associações de criadores de equinos elegem um novo ano hípico a cada 1º de julho. Essa padronização determina que os potros nascidos na mesma estação de monta tenham a mesma idade hípica. Os criadores então planejam a cobertura das éguas de modo que o potro nasça o mais próximo possível de 1º julho, tanto para que o potro complete seu ano hípico próximo da data real de seu nascimento, quanto para obter uma vantagem competitiva em relação ao potro que nasça no ano subsequente. Você, como veterinário responsável pelo planejamento reprodutivo do haras, visando obter esse benefício, indica que as coberturas das éguas devem ser realizadas, em uma determinada época do ano.
Assinale a opção que indica a época correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1001400 | Patologia, Patologia Clínica, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na cinomose, o cão apresenta sintomatologia muito variada, mormente devido às complicações e infecções oportunistas que se estabelecem. Entretanto, na fase de viremia podem ser observadas inclusões basofílicas em linfócitos, neutrófilos e células epiteliais em tecidos corados pelo Romanowsky.
Assinale a opção que nomeia essa inclusão, que é uma das formas de confirmação do diagnóstico da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q902855 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

As técnicas de imagem criam uma representação visual (imagem) dos atributos mensuráveis de uma estrutura real. Além de reproduzir as características morfológicas das estruturas do corpo (imagem estrutural), certas modalidades de imagem são úteis para avaliar aspectos de sua função (imagem funcional) (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Com relação aos exames de imagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Quando observado ao exame utrassonográfico, o leite da paciente com mastite possui aumento da ecogenicidade, pela alteração da celularidade.
II. Cães mais idosos, com doença articular degenerativa são diagnosticados displásicos a partir da mensuração do deslocamento da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo.
III. Ecogenicidade descreve o aspecto resultante da interação da densidade dos tecidos com o feixe sonoro e a amplitude do eco retornado.
IV. Os raios-X são produzidos quando elétrons em alta velocidade atingem metais e estes têm a capacidade de penetrar nos tecidos animais de diferentes densidades.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1004710 | Biologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As bactérias possuem diversos mecanismos e estruturas que lhes conferem características relacionadas à sua sobrevivência, infectividade, patogenia, virulência ou defesa contra os mecanismos imunológicos de seus hospedeiros. Um desses mecanismos ou estrutura está relacionado à cápsula bacteriana.
Sobre essa estrutura bacteriana, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1001388 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Tristeza Parasitária Bovina é considerada uma doença de grande importância na pecuária brasileira, causada por agentes etiológicos que ocorrem simultaneamente: Anaplasma marginale, Babesia bovis e B. bigemina. As espécies de Babesia são protozoários do grupo dos Apicomplexa, que possuem mecanismos de penetração no interior de alguns tipos celulares do hospedeiro.
Acerca do seu ciclo biológico e mecanismo de patogenicidade, assinale a opção que indica aspectos das formas evolutivas e seus papéis na transmissão ou patogenia da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q902866 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

A função primária dos eritrócitos é transportar hemoglobina, a qual é responsável por carrear oxigênio para os tecidos. A membrana permeável e flexível que envolve os eritrócitos é composta por lipídios, proteínas e carboidratos. Alterações na composição lipídica da membrana (principalmente fosfolipídios e colesterol) podem resultar na formação de eritrócitos com forma anormal (THRALL, 2014).

Sobre a morfologia dos eritrócitos, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.

( ) A morfologia normal dos eritrócitos varia entre as diversas espécies. Os eritrócitos dos mamíferos são anucleados, sendo diferentes de todos os outros animais vertebrados, os quais têm núcleo.
( ) A análise da morfologia dos eritrócitos fornece um auxílio importante no estabelecimento do diagnóstico de algumas anomalias hematológicas, exceto a anemia, sendo muito útil no diagnóstico de disfunções sanguíneas.
( ) A interpretação da morfologia dos eritrócitos deve ser feita separadamente de outros dados quantitativos obtidos na contagem de sangue total, como o eritrograma, a concentração de hemoglobina, a hemoglobina corpuscular média (HCM) e a concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM), para não gerar falsas interpretações.
( ) A variação no tamanho dos eritrócitos, denominada anisocitose, pode ser decorrente da presença de células grandes (macrócitos), de células pequenas (micrócitos), ou de ambas. A anisocitose por si só não fornece informação significativa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1004709 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As miíases são parasitoses determinadas pelo desenvolvimento de larvas de moscas de diversas espécies, entre as famílias Calliphoridae e Oestridae. As miíases podem ser primárias ou biontófagas, secundárias ou necrobiontófagas e acidentais.
As miíases causadas por larvas necrobiontófagas já foram utilizadas como agentes de desbridamento em feridas abertas, mas, com o advento dos antibióticos, essa terapia foi abandonada. Entretanto, algumas espécies necrobiontófagas têm sido utilizadas experimentalmente como “limpadoras de feridas”, retirando o material necrótico de feridas abertas.
Assinale a opção que identifica a principal característica dessas moscas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1008353 | Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A saúde integra conhecimento científico, formulação de políticas públicas e ações práticas, com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, em uma perspectiva sustentável.
Assinale a opção que identifica, corretamente, essa perspectiva de modelo de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q902860 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Imunidade é a capacidade do organismo de se defender contra agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, bem como contra substâncias estranhas e células anormais. Existem dois tipos principais de imunidade:

I. Imunidade inata (ou natural): É a primeira linha de defesa e inclui barreiras físicas, células especializadas e proteínas. É uma resposta rápida e não específica, agindo contra uma ampla gama de patógenos.
II. Imunidade adquirida (ou adaptativa): É mais específica e envolve a ativação de células que reconhecem e atacam patógenos específicos. Esse tipo de imunidade tem memória, o que permite uma resposta mais rápida e eficaz em exposições subsequentes ao mesmo patógeno.

As alternativas a seguir apresentam células relacionadas à Imunidade Inata, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q902863 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

São consideradas plantas tóxicas todas as plantas que, ingeridas de forma espontânea ou acidentalmente, podem refletir danos à saúde ou morte do animal. As plantas tóxicas podem ser agrupadas em função do quadro clínico-patológico e das lesões que podem causar no organismo animal. Sendo assim, elas podem ser agrupadas em função do tipo de toxicidade.
Com relação ao tipo de toxicidade, relacione o tipo de planta com o gênero de planta correspondente:

I. Plantas Hepatotóxicas
II. Plantas Cardiotóxicas
III. Plantas Cianogênicas
IV. Plantas Mutagênicas
V. Plantas Calcinogênicas

( ) Amorimia (Mascagnia) sp.
( ) Solanum sp.
( ) Senecio sp.
( ) Pteridium sp.
( ) Manihot sp.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1008357 | Veterinária, Semiologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Você foi chamado para avaliar a dentição de um cavalo. Ao examinar o animal você averigua que está havendo nivelamento dos dentes definitivos, com a mesa dentária assumindo forma arredondada; a arcada dentária superior está projetada para frente e sulco no incisivo do canto superior.
Assinale a opção que apresenta seu parecer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.