Início

Questões de Concursos Medicina Veterinária

Resolva questões de Medicina Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1004709 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As miíases são parasitoses determinadas pelo desenvolvimento de larvas de moscas de diversas espécies, entre as famílias Calliphoridae e Oestridae. As miíases podem ser primárias ou biontófagas, secundárias ou necrobiontófagas e acidentais.
As miíases causadas por larvas necrobiontófagas já foram utilizadas como agentes de desbridamento em feridas abertas, mas, com o advento dos antibióticos, essa terapia foi abandonada. Entretanto, algumas espécies necrobiontófagas têm sido utilizadas experimentalmente como “limpadoras de feridas”, retirando o material necrótico de feridas abertas.
Assinale a opção que identifica a principal característica dessas moscas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q902862 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

A miologia é a parte da Anatomia que estuda os músculos, que são estruturas derivadas de mesênquima das várias regiões do embrião e possuem uma característica ou propriedade comum, a contractilidade, que é a capacidade de, obedecendo a um determinado estímulo, encurtarem o seu longo eixo a partir de um estado de repouso relativo ou absoluto. Com relação ao estudo da miologia dos animais domésticos, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.

( ) O músculo braquicefálico tem a função de mover o pescoço e a cabeça lateralmente e avançar o membro torácico.
( ) O músculo omotransverso tem origem na asa do atlas e nos processos transversos do áxis, insere-se na espinha da escápula e tem ação de avançar o membro.
( ) A parede cardíaca é composta por três camadas, sendo que a maior parte dessa parede é composta pelo miocárdio.
( ) A principal função do músculo supraespinhal dos bovinos é realizar a extensão do ombro.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1008356 | Veterinária, CRMV, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um médico veterinário consome em sua clínica produtos de uma determinada marca de vacinas. O representante comercial ofereceu imprimir uma carteira de vacinação com o logotipo da clínica veterinária e o logotipo da marca de vacina.
Sobre esse caso, assinale a opção que deve orientar a decisão do médico veterinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1004705 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A febre maculosa é doença de notificação obrigatória, segundo a atual Portaria 264/2020. O controle da doença é multifatorial envolvendo aspectos do diagnóstico, biologia dos vetores, espécies hospedeiras e aspectos ambientais.
Um dos aspectos desse controle recomendado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é a pesquisa acarológica. O procedimento é a coleta os carrapatos, sob hospedeiros ou no ambiente, a identificação e o encaminhamento a laboratório para a pesquisa de riquétsia.
Assinale a opção que indica a técnica remendada para a demonstração da riquétsia no carrapato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1004708 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na tripanossomíase bovina, o agente etiológico Trypanosoma vivax, presente no sangue dos animais parasitados na forma livre tripomastigota, é considerado como um protozoário transmitido por vetores biológicos; entretanto, no Brasil o parasita se adaptou a outros modos de transmissão, tendo sido já relatadas as transmissões iatrogênica, transplacentária e mecânica.
Assinale a opção que indica, corretamente, os vetores mecânicos conhecidos da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q902858 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Às mudanças ocorridas no tempo, nos padrões de morbidade, de invalidez e de morte, que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas, dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1008355 | Direito Sanitário, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Conselho Federal de Medicina Veterinária faz distinção entre os diversos estabelecimentos para cuidar de animais, regulando os procedimentos que podem (ou não) ser realizados em cada um, além de como deve ser organizado, a estrutura física e os equipamentos que devem possuir.
Assim, quanto às exigências de instalações, procedimentos e operacionalização dos estabelecimentos veterinários, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1001397 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Em sua clínica você recebeu um cão SRD com 3 anos, com sintomatologia que lhe fez suspeitar de erliquiose.
Na erliquiose canina o quadro clínico é acompanhado de alterações sanguíneas, frequentemente relativas à anemia, trombocitopenia, eosinopenia, desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda, leucopenia e linfopenia.
Ao receber o exame de sangue do animal, você constatou alterações hematimétricas que lhe deram mais certeza de seu diagnóstico.
Assinale a opção que confirma o sinal no exame de sangue definido como “desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q902863 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

São consideradas plantas tóxicas todas as plantas que, ingeridas de forma espontânea ou acidentalmente, podem refletir danos à saúde ou morte do animal. As plantas tóxicas podem ser agrupadas em função do quadro clínico-patológico e das lesões que podem causar no organismo animal. Sendo assim, elas podem ser agrupadas em função do tipo de toxicidade.
Com relação ao tipo de toxicidade, relacione o tipo de planta com o gênero de planta correspondente:

I. Plantas Hepatotóxicas
II. Plantas Cardiotóxicas
III. Plantas Cianogênicas
IV. Plantas Mutagênicas
V. Plantas Calcinogênicas

( ) Amorimia (Mascagnia) sp.
( ) Solanum sp.
( ) Senecio sp.
( ) Pteridium sp.
( ) Manihot sp.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1001385 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As mastites em bovinos, a septicemia neonatal, adenites, poliartrites, broncopneumonias, doenças supurativas e septicêmicas de diversas espécies de animais domésticos podem ser causadas por espécies de bactérias do gênero Streptococcus. As bactérias desse gênero são gram-positivo, formam cadeias, anaeróbias facultativas, catalase negativa e fastidiosas.
Quanto a essa última característica fisiológica e bioquímica dessas bactérias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1001398 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um felino deu entrada em seu consultório apresentando nódulos cutâneos elevados, na região cefálica, torácica, nariz e orelhas, alguns alopécicos e crostosos e outros ulcerados, com exsudato vermelho-marrom escuro. Em exame de biópsia das lesões, observou-se macrófagos com inclusões em forma de “charuto”. Assinale a opção que indica o possível agente etiológico da doença em tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1001399 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um cão foi levado ao seu consultório, e durante a anamnese, o proprietário informou que o animal era de rua, e que o recolheu com intenção de adotá-lo.
No exame clínico você constatou caquexia, apatia, hipotricose, feridas dispersas na cabeça e orelhas, ao redor dos olhos e do nariz, opacidade na cápsula anterior do cristalino, blefarite e onicogrifose. A palpação abdominal revelou hepatoesplenomegalia; não foi detectada, no exame físico, nenhuma outra alteração.
Assinale a opção que indica sua suspeita clínica mais imediata.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1008345 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Entre as funções do sistema imune está o reconhecimento de substâncias endógenas e exógenas e as reações advindas desse reconhecimento.
Acerca da função do sistema imune e das substâncias que podem ser reconhecidas como antígenos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1008350 | Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Conselho Nacional de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Saúde.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, sua constituição e/ou suas funções.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1001408 | Veterinária, Patologias em Defesa Sanitária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O mormo, lamparão ou catarro-de-burro é uma zoonose frequentemente fatal causada pela bactéria Burkhloderia mallei, que infecta, primariamente, os equídeos, e ocasionalmente felídeos, cães, ruminantes e o homem.
O quadro clinico é variado, clínico ou agudo, nas formas cutânea, pulmonar, ou mista, apresentando abscessos, nodulares cutâneos, vasos linfáticos endurecidos e espessados. O controle e o diagnóstico da doença encontram regulamentação na Portaria nº 35 / 2018, do MPA-DAS.
De acordo com essa portaria, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1008347 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A adenite equina, conhecida como garrotilho, é causada pelo Streptococcus equi equi, bactéria β-hemolítica do grupo C. Sua etiopatogenia ainda não está bem esclarecida, mas dentre os fatores de virulência conhecidos, encontra-se a proteína M.
Identifique a opção que salienta o papel dessa proteína na etiopatogenia dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1008351 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Nas discussões estratégicas das empresas acerca de seus posicionamentos no mercado e concorrência, está presente a relação entre inovação e organizações. A geração de ideias de novos procedimentos e produtos constitui-se hoje em uma ferramenta essencial para o melhor desempenho das organizações – criatividade. Os modelos de cultura organizacional subsidiam e inspiram a criação de ambientes culturais inovadores.
Acerca dos modelos de cultura organizacional, assinale a opção que caracteriza o modelo proposto por Hofstede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1008352 | Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Os fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais e políticos, em qualquer comunidade ou população, são determinantes das condições de vida, saúde e bem-estar das pessoas. Fatores políticos possuem grande peso e podem interferir, tanto positivamente quanto negativamente, sobre os processos que se realizam nas interações entre saúde-doença-ambiente.
Assinale a opção que apresenta um aspecto positivo da interferência política sobre os determinantes sociais em saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1008360 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As éguas são consideradas poliéstricas, anuais ou estacionais, variando o comportamento estral de acordo com vários fatores.
Assinale a opção que indica o fator tido como mais importante para o comportamento estral das éguas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1008361 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na bovinocultura de corte, a fase de cria de bezerros representa grande parte do custo energético de um boi acabado e pronto para o abate. Para o criador de bezerros o peso no momento de sua venda é fator importante para viabilizar a atividade. A desmama precoce (DP) de bezerros é o procedimento que, se aplicando adequadamente, traz diversos benefícios ao criador.
Em relação a esse procedimento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.