Início

Questões de Concursos Medicina Veterinária

Resolva questões de Medicina Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1008346 | Biologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As células são as unidades morfofisiológicas dos organismos vivos. E para o perfeito entendimento de seu funcionamento é necessário o estudo tanto de seus aspectos estruturais químicos, como de seus aspectos físicos. Entre os aspectos físicos destaca-se o potencial elétrico de membrana, que as células são capazes de manter ou mudar, segundo as suas necessidades funcionais. Essas mudanças ou manutenção do potencial de membrana são ocasionadas pela passagem de substâncias através da membrana.
Sobre esses mecanismos, que podem ser ativos ou passivos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1008343 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Policitemia Fisiológica pode ocorrer quando um animal é deslocado para uma região de mais elevada altitude, em relação àquela em que esteve durante a sua vida anterior. Dentre os efeitos imediatos decorrente da rarefação do ar, estão o aumento da frequência respiratória, dos batimentos cardíaco e da pressão arterial. Mas o organismo determina também uma resposta mediata de cunho hormonal.
Acerca dessa resposta mediata, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1008344 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Nos cães da raça labrador, a cor da pelagem é determinada pelos genes “B” para pelagem preta (B_E_), gene “b” para pelagem marrom ou chocolate (bbE_), e gene “e” (__ee) para pelagem amarela.
Assinale a afirmativa que identifica esse fenômeno genético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1008361 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Na bovinocultura de corte, a fase de cria de bezerros representa grande parte do custo energético de um boi acabado e pronto para o abate. Para o criador de bezerros o peso no momento de sua venda é fator importante para viabilizar a atividade. A desmama precoce (DP) de bezerros é o procedimento que, se aplicando adequadamente, traz diversos benefícios ao criador.
Em relação a esse procedimento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1001382 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O agente etiológico da parvovirose canina é um vírus DNA de fita simples (ssDNA), que precisa, ao invadir as células do hospedeiro, converter seu genoma de DNA de fita simples, em um DNA de fita dupla. A partir dessa molécula, será transcrito o RNA que será traduzido nas proteínas virais; e a fita de sentido positivo desse DNA será aproveitado pelo vírus para o seu genoma.
Acerca desse tipo de vírus, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1001385 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As mastites em bovinos, a septicemia neonatal, adenites, poliartrites, broncopneumonias, doenças supurativas e septicêmicas de diversas espécies de animais domésticos podem ser causadas por espécies de bactérias do gênero Streptococcus. As bactérias desse gênero são gram-positivo, formam cadeias, anaeróbias facultativas, catalase negativa e fastidiosas.
Quanto a essa última característica fisiológica e bioquímica dessas bactérias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1001398 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um felino deu entrada em seu consultório apresentando nódulos cutâneos elevados, na região cefálica, torácica, nariz e orelhas, alguns alopécicos e crostosos e outros ulcerados, com exsudato vermelho-marrom escuro. Em exame de biópsia das lesões, observou-se macrófagos com inclusões em forma de “charuto”. Assinale a opção que indica o possível agente etiológico da doença em tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1001404 | Veterinária, Patologias em Defesa Sanitária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT, prevê a vacinação contra brucelose de bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade.
Assinale a opção que indica a medida a ser tomada, no caso de as bezerras não terem sido vacinadas na época aprazada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q902859 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas endócrinas no corpo que são liberadas na corrente sanguínea e atuam como mensageiros, regulando diversas funções e processos biológicos. Eles influenciam o crescimento, o desenvolvimento, o metabolismo, a reprodução e o comportamento, entre outras funções. Assim sendo, assinale a alternativa que apresenta o hormônio digestivo produzido no duodeno, que atua na secreção de bicarbonato pelo pâncreas e pela vesícula biliar, que possui como estímulo para sua liberação a presença de proteína e gordura no intestino delgado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1001397 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Em sua clínica você recebeu um cão SRD com 3 anos, com sintomatologia que lhe fez suspeitar de erliquiose.
Na erliquiose canina o quadro clínico é acompanhado de alterações sanguíneas, frequentemente relativas à anemia, trombocitopenia, eosinopenia, desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda, leucopenia e linfopenia.
Ao receber o exame de sangue do animal, você constatou alterações hematimétricas que lhe deram mais certeza de seu diagnóstico.
Assinale a opção que confirma o sinal no exame de sangue definido como “desvio nuclear de neutrófilos para a esquerda”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1001402 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Uma das doenças de maior relevância entre as gastroentéricas caninas é a parvovirose. Normalmente o vírus é mais prevalente em filhotes com menos de 3 meses de idade e associado à aglomeração de cães e em cães de raça pura. Os sinais clínicos incluem enterite hemorrágica aguda, com severidade variável, anorexia, depressão, febre e desidratação.
Acerca da doença, assinale a opção que indica, corretamente, outros aspectos clínicos da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1008352 | Saúde Pública, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Os fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais e políticos, em qualquer comunidade ou população, são determinantes das condições de vida, saúde e bem-estar das pessoas. Fatores políticos possuem grande peso e podem interferir, tanto positivamente quanto negativamente, sobre os processos que se realizam nas interações entre saúde-doença-ambiente.
Assinale a opção que apresenta um aspecto positivo da interferência política sobre os determinantes sociais em saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1001386 | Técnicas em Laboratório, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Ao atender um animal com otite infectada, você percebe, pela gravidade das feridas e aspectos das lesões, que será necessária a identificação de bactérias presentes nas lesões. Recordando os procedimentos laboratoriais para identificação de bactérias em amostras de lesões animais, você sabe que poderá ser utilizado um meio seletivo e diferencial que inibe o crescimento de bactérias gram-positivas e separa as bactérias fermentadoras de lactose das não fermentadoras.
Assinale a opção que identifica um meio desse tipo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1001384 | Medicina, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Staphylococcus aureus é uma espécie de bactéria considerada comensal de diversos animais, mas podem ser oportunistas, tornando-se patógenos importantes em animais domésticos, causando mastites, piemias, botriomicose, pioderma, otite supurativa, entre outras.
Entre as opções apresentadas assinale aquela que apresenta um fator de virulência relacionado às infecções por S. aureus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1001387 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

É comum o uso de diuréticos na clínica médico-veterinária no atendimento de pacientes nos casos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), com aumento da volemia. Vários grupos de fármacos são eleitos para essa finalidade, dentre esses a furosemida.
Assinale a opção que explicita o mecanismo pelo qual esse fármaco exerce sua atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1001389 | Biologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Anaplasma marginale é a bactéria relacionada com a Tristeza Parasitária Bovina. Essa riquétsia se multiplica nas células do endotélio intestinal do carrapato e, quando inoculada nos bovinos, no interior dos eritrócitos, se multiplicam por fissão binária em um vacúolo parasitóforo, formando corpúsculos iniciais que irão penetrar em outros eritrócitos.
Os processos pelos quais as formas de A. marginale penetram e abandonam as hemácias parasitadas são processos de transporte celulares.
Assinale a opção que identifica esses processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1001391 | Veterinária, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

O Certificado Sanitário Internacional, emitido para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, deve atender ao modelo estabelecido pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assinale a opção que indica o cargo que você, como Médico Veterinário, deve ocupar para ter essa competência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1001396 | Técnicas em Laboratório, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Desde 1979 a Organização Mundial de Saúde considera a giardíase como zoonose. A sua baixa especificidade permite que a espécie parasite o homem e diversos hospedeiros animais, e alguns autores consideram cães e gatos como a origem de infecções humanas. A prevalência em cães é estimada em cerca de até 45% e em gatos, 24,8%; a doença acomete, principalmente, os animais mais jovens.
Ao suspeitar da doença em um cão jovem, assinale a opção que indica o exame coproscópico que você solicitaria para a confirmação do diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1001401 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A cinomose canina (CC) é causada por um Morbillivirus da família Paramyxoviridae, que infecta animais independentemente de raça, sexo ou idade. A doença determina um quadro clínico variado com sinais e sintomas isolados ou associados, tornando o diagnóstico clínico difícil.
Acerca da patogenia e do quadro clínico da doença, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1001406 | Patologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma das mais comuns afecções na clínica de felinos, apesar de ocorrer também em cães.
A doença é caracterizada como uma degeneração renal, com perdas estruturais e funcionais dos rins, e pode ser idiopática ou secundária à obstrução urinária, neoplasias renais, amiloidose, nefrotoxinas, pielonefrite ou lesão isquêmica. Dessa forma o clínico veterinário deve estar atento aos diversos aspectos relacionados à doença.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, um aspecto clínico dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.