Questões de Concursos Medicina do Trabalho

Resolva questões de Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q960998 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em relação à nefrolitíase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A maioria dos pacientes podem ser manejados conservadoramente com analgesia durante o episódio agudo. O tratamento inicial da cólica renal é realizado com analgésico potente opiáceo ou AINE. A hidratação forçada na cólica renal aguda não é indicada. ( ) Para cálculos ureterais menores ou iguais a 20 mm, o acompanhamento pode ser conservador com analgesia e terapia medicamentosa que aumenta a probabilidade de liberação do cálculo. ( ) A perda de função renal irreversível não ocorre na obstrução aguda unilateral, mas pode ser uma complicação resultante de obstrução crônica, pielonefrite de repetição, pionefrose, cicatriz cirúrgica e nefrectomia parcial ou total. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q960999 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ser classificada quanto à localização em ITU baixa (cistite) e ITU alta (pielonefrite) e quanto à presença de fatores complicadores em ITU não complicada e ITU complicada. Sobre as infecções do trato urinário, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q961001 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, caracterizada pelo acometimento focal, assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q972905 | Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema de Saúde Brasileira, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

As pneumonites por hipersensibilidade, desenvolvidas a partir de exposições no trabalho, compreendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q972922 | Medicina, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Um trabalhador de uma indústria do ramo têxtil, que processa algodão, com 55 anos de idade, fumante há mais de trinta anos, é atendido na atenção primária à saúde do SUS com queixas de tosse seca, aperto no peito e dispneia há cerca de um ano, com piora nos últimos três meses. A investigação clínica demonstrou raio X de tórax com áreas de opacidades e redução do volume expiratório forçado no primeiro minuto (FEV1).
Esse quadro é compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q972925 | Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema de Saúde Brasileira, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) chegou a alertar, em 2020, que cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo apresentavam um transtorno mental, sendo que um em cada cinco profissionais de saúde apresenta sintomas de depressão. É de conhecimento que a organização, as relações, o tipo e o ritmo do trabalho podem ser fatores de risco importantes para o desencadeamento e/ou agravamento de transtornos mentais ou de comportamentos.
A síndrome de Burnout é um transtorno mental consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho e se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q960984 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Psoríase trata-se de uma doença inflamatória crônica da pele e articulações, imunomediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clínica. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q960986 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Hanseníase é infecção granulomatosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Apresenta alta contagiosidade e baixa morbidade. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a hanseníase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q961013 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Levando em conta a classificação da dengue em leve, moderada e grave, e considerando um paciente com dengue moderada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Caso apresente contagem de plaquetas menor que 50.000 mm³, deve-se realizar a internação hospitalar. ( ) Deve-se notificar à vigilância epidemiológica, inclusive as formas leves e graves. ( ) Deve-se solicitar hematócrito e contagem de plaquetas para todos os pacientes com dengue moderada. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1006070 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção que corresponde ao tipo mais comum de anemia associada à insuficiência renal crônica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1006084 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

A diminuição da acuidade auditiva decorre da perda de integridade do sistema auditivo compreendido pela orelha externa, pela orelha média, pela orelha interna e também pelo nervo coclear e seus prolongamentos sinápticos. As causas dessa condição clínica são multifatoriais, podendo ser infecciosas, traumáticas, senis e até mesmo relacionadas ao trabalho. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1006101 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do atestado de saúde ocupacional (ASO), previsto na NR 7, julgue os itens a seguir.

I. O ASO dever conter o número de registro da identidade do trabalhador e o de sua função.

II. A primeira via do ASO deverá ser arquivada no local de trabalho do trabalhador, exceto nas situações em que esse local for um canteiro de obras.

III. A definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer deverá estar explícita no ASO.

IV. No ASO, não há a necessidade de se elencar os riscos ocupacionais específicos da atividade do empregado.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q972909 | Medicina, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

A Perda Auditiva por Ruído (PAIR) é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q960992 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“O uso de anticoagulação oral na fibrilação atrial depende, dentre outros fatores, do estado hemodinâmico do paciente e do tempo de duração dos sintomas. Em relação à prevenção do tromboembolismo em pacientes com fibrilação atrial submetidos à cardioversão elétrica, deve ocorrer a administração de anticoagulação oral por __________ semanas antes e ______ semanas depois da cardioversão elétrica em todos os pacientes com fibrilação arterial com duração __________ ou igual a 48 horas ou quando a duração é desconhecida.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1006071 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Um paciente, de sessenta e cinco anos de idade, em uso de sinvastatina e ácido acetil salicílico, para a prevenção de eventos cardiovasculares, realizou uma endoscopia digestiva alta (EDA), devido a uma investigação de anemia. O paciente não apresentava sinais que indicavam perda de peso, hematoquezia ou melena, mas a EDA revelou gastrite do antro erosiva leve e um pólipo gástrico de 1,4 cm. Realizou-se biópsia sem a excisão completa do pólipo gástrico. O resultado da biópsia mostrou gastrite sem evidências de Helicobacter pylori e um adenoma tubular com baixo grau de displasia.

Nesse caso clínico, o médico deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1006094 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Em locais de trabalho onde são executadas atividades que exigem esforço intelectual e atenção constantes, são recomendados controles das condições de conforto das variáveis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1006095 | Sem disciplina, Medicina do trabalho, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Texto 3A6AAA


Paulo e Carlos trabalhavam em um galpão industrial de uma empresa especializada em corte e polimento de mármores. Paulo era operador de máquina de cortar/polir mármores e Carlos era ajudante de serviço de limpeza do galpão, de modo que ambos eram submetidos diariamente a poeiras e ruídos intensos gerados pela operação de corte e polimento de mármores. Após três anos de trabalho no local, Paulo queixou-se de dificuldade para respirar e Carlos, de dificuldade para ouvir. Os dois trabalhadores foram examinados e diagnosticados pela equipe médica, a qual concluiu que o problema respiratório de Paulo era crônico, ao passo que Carlos havia adquirido uma hipoacusia. Ambos foram afastados das atividades por três meses e, ao retornarem, foram transferidos para outros setores da empresa, passando a exercer novas atividades.

Com referência à situação hipotética apresentada no texto 3A6AAA, julgue os itens a seguir, acerca de acidentes e riscos ambientais no trabalho.

I Paulo adquiriu doença do trabalho.

II A operação de corte e polimento de mármores gera riscos ambientais.

III Carlos adquiriu doença profissional.

IV Paulo e Carlos foram vítimas de acidentes do trabalho.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q972908 | Medicina, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Dermatite desencadeada por cromo, cobalto e alcalinidade está relacionada à dermatose ocupacional devido à exposição a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q972942 | Medicina, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Ao realizar um procedimento cirúrgico em um paciente com sorologia positiva para HIV num hospital privado, o médico cirurgião, contratado pelo hospital para trabalhar 20 horas semanais, feriu-se com o bisturi, promovendo um ferimento cortante num dos dedos da mão esquerda.
Diante desse acidente de trabalho, deverão ser providenciados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1006073 | Medicina, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, foi diagnosticada como portadora de hipotireoidismo devido à tireoidite de Hashimoto, há seis anos. Vem recebendo tratamento adequado com 88 mcg de levotiroxina há cinco anos. Até recentemente, ela apresentava boa resposta clínica e bioquímica ao referido tratamento. A paciente informou que, há dois meses, começou a usar anticonceptivo oral e, nos últimos trinta dias, vem apresentando cansaço e intolerância ao frio. No exame físico, não foram constatadas alterações significativas. O resultado do TSH (thyroid-stimulating hormone) foi de 11,2 mU/L (valor de referência: 0,3 – 4,0 mU/L), e o da T4 livre (tiroxina livre) foi de 1,2 ng/dL (valor de referência: 0,7 – 1,5 ng/dL). Os demais exames não mostraram alterações relevantes.

Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.