Início

Questões de Concursos Mestre de Edificações e Infraestrutura

Resolva questões de Mestre de Edificações e Infraestrutura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q690291 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Considere um prédio padrão galpão industrial, cujas dimensões são: 30,00m de largura x 70,00m de profundidade, a ser construído em um município “X”, cujo CUB (Custo Unitário Básico), em dezembro/2018 era de R$ 826,67/m². O custo estimado em reais, com base nesse CUB, para a construção do mesmo será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q682855 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, no que diz respeito à conceituação de falhas e anomalias existentes, relacionadas à manutenção, falha é incorrer em erro, relacionado ao desvio de uma previsão técnica, ou ainda, ligado à interrupção de um processo operacional. As falhas decorrentes da falta de controle de qualidade dos serviços de manutenção, bem como da falta de acompanhamento de custos da mesma, denominam-se falhas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q682387 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Com relação à escolha do terreno, para a implantação da futura edificação, vários aspectos, características e documentos devem ser analisados. Dentre os documentos, aquele que descreve o terreno com exatidão, e nele são anotadas todas as medidas planas, os ângulos e as inclinações, que visam obter com precisão os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno, denomina-se levantamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q691638 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Com relação ao projeto e execução de instalações prediais de água quente, que contempla o conjunto de equipamentos, fontes energéticas e materiais que permitem ao usuário dessas instalações obter água artificialmente aquecida, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as fontes de energia descritas nas afirmativas a seguir:
I O aquecimento por uso de energia elétrica é o sistema mais simples e utilizado, mas tem o inconveniente do alto custo.
II O aquecimento por uso do calor, proveniente do GLP (gás liquefeito de petróleo), ou por queima de gás natural, tende a ser o sistema mais barato de uso. No entanto exige cuidados com o uso do gás, ou seja, sua queima tem de ser em local de ventilação permanente.
III Quando o GLP é fornecido em cilindros (chamado gás engarrafado), os mesmos devem ficar em local confinado, ou seja, em local interno, evitando vazamento de gás, e que a explosão, caso venha a ocorrer fora do ambiente, cause perigos a terceiros.
IV O aquecimento por combustão de óleo diesel em caldeiras gera vapor, por meio de trocador de calor, aquecendo a água do sistema predial.
V O aquecimento solar, quando em épocas de pouca insolação, não necessitam o uso associado de outros sistemas de aquecimento, pois nessas épocas a demanda de aquecimento é menor, não havendo necessidade de outra fonte energética.
As afirmativas acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q537708 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se trabalhar com bloco de concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q691095 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, no que diz respeito à terminologia básica aplicável à inspeção predial, “o desgaste dos componentes e sistemas das edificações em decorrência do efeito do transcurso do tempo, uso e interferências do meio” define-se como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q532079 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que indica um critério para verificação de um bom assentamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q692557 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Uma determinada edificação será reformada. Dentre os itens contemplados na mesma, a esquadria de um cômodo destinado à “curta permanência” será substituída. Esse, tem dimensões de 3,60m de largura por 3,00m de profundidade e, de acordo com o código de obras local, a área mínima do vão de iluminação e ventilação corresponde a 1/5 da área desse cômodo. Considerando que a altura disponível para instalação da esquadria é de 1,20m, a área mínima necessária para o vão de iluminação e ventilação do cômodo, e a largura do vão, respectivamente, serão: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q532200 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

O projeto que representa a rede condutora de águas servidas, desde o ponto de saída dos aparelhos sanitários até a rede coletora de esgotos, é chamado projeto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q527259 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Segundo as normas brasileiras da ABNT, devem ser previstos circuitos independentes, exclusivos para cada equipamento com corrente nominal, superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q692884 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

As águas pluviais são as águas provenientes das chuvas. Uma solução de projeto inadequada poderá gerar umidade, ou mesmo a entrada de água não desejada nos ambientes, nas paredes, nos pisos e até em outros locais. Para combater e/ou evitar a umidade nas edificações, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as soluções descritas a seguir: 
I Execução de telhados e sistema de coberturas de acordo com o projeto executivo. 
II Impermeabilização dos peitoris das esquadrias, evitando que a umidade suba pelas contravergas colocadas sobre as mesmas. 
III Padronização de janelas com largura mínima de 1,00m, a serem colocadas nos cômodos da edificação, independentemente de sua área e de sua destinação. 
IV O projeto deverá estar de acordo com uma boa insolação, que propicie o aquecimento do ar interno, movimentando-o e trocando-o com o ar externo, favorecendo a saída da umidade interna à edificação. 
V As venezianas e vidraças das esquadrias deverão permanecer fechadas, evitando assim, a entrada de chuva. 
As afirmativas acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q541174 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Como é denominado o conjunto de documentos onde constam as informações para o adequado uso e operação do sistema predial, bem como os procedimentos claros para sua manutenção?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q687952 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, no que diz respeito às atividades do plano de manutenção, este deve ser orientado por um plano que contenha, por exemplo, padrões de operação que assegurem o desempenho previsto, procedimentos de gerência de informações e registros que assegurem o histórico da manutenção e a responsabilidade, atribuições e outros fatores de cada um dos intervenientes no sistema de manutenção. Logo, a atividade que visa apurar a causa de problemas e falhas, para sua análise, denomina-se manutenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q536513 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Como deve ser feita a demarcação da posição das paredes, para que se tenha uma distribuição racional das diferenças de espessura delas, na planta e na realidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q683099 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

O sistema de captação de águas pluviais que reduz a admissão de ar e permite o aumento da capacidade de vazão da rede, possibilitando também o emprego de tubulações praticamente niveladas e proporcionando uma vantagem inegável para as lajes planas de cobertura, chama-se sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q682354 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Considerando-se a Lei 8666/93, Capítulo I – Das disposições gerais, Seção V – Das compras, artigo 15.º: “as compras sempre que possível deverão (...)”. 
Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F), as afirmativas a seguir:
I atender ao princípio da padronização que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantias oferecidas
II ser adquiridas através de carta.
III submeter-se às condições de aquisição e financiamento, de acordo com a política de preços do agente financeiro.
IV ser subdivididas pelo número de parcelas que faltarem para o encerramento do ano contábil. 
V balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública.
As afirmativas acima, de acordo com a referida Lei, são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q690227 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Um tipo de ferramenta, normalmente elaborada na fase inicial das definições do projeto, através de reuniões, entre clientes e profissionais envolvidos, na qual são levantadas e relacionadas informações do terreno, atividades a serem abrigadas na edificação, dimensionamentos e quantitativos iniciais, averiguações legais e restrições, bem como padrões de qualidade requeridos e definições preliminares dos sistemas construtivos, denomina-se: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q682097 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Considerando-se a Lei 8666/93, Capítulo III, Dos contratos, Seção V – Da inexecução e da rescisão dos contratos, artigo 78.º, “Constituem motivo para rescisão do contrato (...)”. Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: 
I O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos. 
II O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos. 
III A lentidão de seu cumprimento, levando a administração a comprovar a impossibilidade de conclusão da obra, serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados. 
IV O atraso, injustificado, do início da obra, serviço ou fornecimento. 
V A alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa que prejudique a execução do contrato. 
As afirmativas acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.