Início

Questões de Concursos Monitor Educacional

Resolva questões de Monitor Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q892966 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q892970 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

Na Educação Infantil, a avaliação tem como seu principal papel

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1082988 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Crimes e Infrações Administrativas, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência são crimes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1082977 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se adolescente, a pessoa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1082982 | Direito da Criança e do Adolescente, Medidas Socioeducativas, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1082976 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança, a pessoa até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1082980 | Direito da Criança e do Adolescente, Prevenção, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Complete a frase:
É dever ___________ prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q995205 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

A saúde, a nutrição e o bem-estar são condições indispensáveis ao desenvolvimento infantil e perpassam as práticas da Educação Infantil, exigindo relação de cooperação e corresponsabilidade da gestão e dos profissionais com as famílias e outros setores da sociedade. Sendo assim, neste contexto se faz necessário:

I. respeitar e praticar, em conjunto com o Gestor e com os profissionais da Instituição de Educação Infantil, as orientações específicas sobre alimentação, saúde nutricional das crianças, feitas por nutricionistas.
II. assegurar, em conjunto com o Gestor e profissionais da Instituição de Educação Infantil, que crianças sejam atendidas em suas necessidades de saúde, nutrição, higiene, descanso e movimentação.
III. promover, em conjunto com o Gestor da Instituição de Educação Infantil, espaços de conversas e orientações às famílias e aos responsáveis sobre práticas nutricionais e de higiene que promovam a saúde e o bem estar das crianças, promovendo informações e orientações também sobre a importância do aleitamento materno.
IV. fornecer, em conjunto com o Gestor da Instituição de Educação Infantil, informações e orientações aos familiares e responsáveis sobre vacinação e necessidade de check-ups de saúde frequentes contribuindo para a construção hábitos que promovam a saúde e o bem estar.
V. exigir, em conjunto com o Gestor e com os profissionais da Instituição de Educação Infantil, o preenchimento de ficha da criança registrando seus problemas de saúde, 4 5 ÁREAS, PRINCÍPIOS E PRÁTRICAS tais como, alergias e necessidades especiais, bem como o contato de emergência e as orientações acerca de convênio médio ou hospital de preferência para o caso de emergência.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1070021 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Monitor Educacional, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Outros filósofos como Sócrates e Platão também apresentaram a base do que se define como ética. Marque a opção que expõe o conceito correspondente a ética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q891541 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

Acerca das disposições sobre a Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações assinale a alternativa incorreta:
Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q891539 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

I. O eu, o outro e o nós; II. Corpo, gestos e movimentos; III. Traços, sons, cores e formas; IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação; V. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1080931 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Monitor Educacional, Prefeitura de Turvo SC, PS Concursos, 2025

O Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu Art. 6º diz que: A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
Marque a resposta que INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1082987 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Tutela, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1082995 | Português, Interpretação de Textos, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
LEIA o texto a seguir para responder a questão.

O bom e o mau


Carlos Heitor Cony

Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo) o que mais me irrita atualmente e o que mais me gratifica, eu responderei que é o computador. Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos.

É também irritante, sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários. Não sei qual foi o gênio que programou os dias da semana (segunda, terça, quarta etc.) com maiúsculas. Não os uso assim, e toda vez que começo a escrever "na segunda fila" ou "ter ou não ter, eis a questão" sou obrigado a eliminar a maiúscula, pois o computador, para melhor e mais rapidamente me servir, acha que eu vou escrever o que não quero nem preciso escrever.

Acho que já contei esta história. Se contei, conto-a outra vez, pois ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar de bom e ruim. Um escritor norte-americano escreveu um romance em que o personagem principal teria o nome de Julieta. Um amigo, que leu os originais, achou que o nome italianado não combinava com a mocinha do oeste dos Estados Unidos, que devia se chamar Bárbara, Carol ou Kate.

O autor concordou e usando o recurso do "replace", ordenou que toda vez que aparecesse a palavra "Julieta", fosse ela substituída pela palavra "Bárbara". Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara". Ao computador pode-se aplicar aquele pensamento do cão de Quincas Borba, que para facilitar as coisas, tinha o mesmo nome do dono: "Nada é completamente bom, nada é completamente mau".

CONY, Carlos Heitor. In: Manuel da Costa Pinto (Org.). Crônica brasileira contemporânea: antologia de crônicas. São Paulo: Salamandra, 2005. p. 30-31.
Para o autor Carlos Heitor Cony:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1082981 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Assegurar à criança atendimento em creche, e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade, é dever do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1082990 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
A Lei 13.146/2015, se refere à pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1082978 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1082984 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Um adolescente chegava para as aulas, no turno da manhã, sempre atrasado, cansado e sonolento. Questionado sobre o motivo, ele afirmou que estava trabalhando diariamente, no horário noturno, entre 22h e 5h. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho que está sendo realizado por este adolescente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1082992 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas em razão da deficiência, considera-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1082994 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Monitor Educacional, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o art. 42, a pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:
I. a bens culturais em formato acessível.
II. a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível.
III. a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.