A influência das emoções na direção defensiva
Dirigir pode parecer algo simples, mas exige bastante das nossas capacidades mentais. É importante lembrar que, em todo o contexto em que participamos e convivemos,nossos valores, emoções e__________ de mundo nos levam a agir de determinada maneira e a julgar os outros por suas atitudes.
Muitas vezes, temos a tendência de ser severos no julgamento dos erros alheios, mas tolerantes com nossas próprias falhas. Por exemplo, situações como disputa por vagas de estacionamento, falhas de comunicação (vidros fechados e escuros) e de interpretação podem gerarconflitos. Mesmo que a outra pessoa não tenha a __________de nos agredir ao ocupar a vaga queestávamos aguardando, podemos agir de forma agressiva,sem refletirmos sobre outras possibilidades que tenham motivado esse comportamento, além da ideia de que ela deseja nos prejudicar.
Somos influenciados pelo nosso estado emocional. Emoções e traços de personalidade (jeito de perceber os fatos, __________da realidade, capacidade de empatia, percepção do risco, habilidade de adiar a busca por desejos) interferem nas escolhas e ações que adotamos. Nesse sentido, ser defensivo também significa entender que aspessoas podem estar estressadas, com medo, raiva, ansiedade, e que devemos ser tolerantes.
Na verdade, esses sentimentos se somam. Por exemplo: um indivíduo que não dormiu bem à noite, logo pela manhã, iniciou uma discussão com um filho e, em seguida, lembrou−se do trabalho estressante que tem de realizar naquele dia. Esse sujeito estará menos tolerante e muito mais propenso a se irritar quando outro condutor fizer alguma manobra inadequada que, porventura, o afete, doque uma pessoa que teve uma noite de sono reparador e começou o dia sem maiores problemas e/ou conflitos.
Fonte: DETRAN/RS. 2022. Adaptado.