Início

Questões de Concursos Monitor de Creche

Resolva questões de Monitor de Creche comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q888536 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), em seu Art. 29, preconiza que: "A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". Na Educação Infantil, inicia-se a escolarização da criança, há uma integração entre o educar e o cuidar; nesse aspecto, o professor exerce papel fundamental no desenvolvimento da afetividade.

O profissional que atua diretamente com a criança precisa desenvolver competências específicas na área. Identifique algumas dessas competências utilizando V (verdadeiro) e F (falso):

(__)Muita leitura.

(__)Atitudes cooperativas.

(__)Perfil afetuoso.

(__)Solidariedade.

Marque a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q889868 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O texto “Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil” (2010) pontua sobre a importância do brincar na Educação Infantil e das experiências diversificadas que devem ser asseguradas nas práticas pedagógicas.

Com base nesse texto, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q882190 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação é um processo eminentemente social que habilita o ser humano a fazer parte de uma determinada sociedade, assegurando a continuidade da espécie humana e sua socialização como forma de prepará-lo para viver o seu tempo e o seu lugar. Participantes desse processo, educadores e alunos precisam interagir com urbanidade e respeito para que as relações interpessoais e o ambiente escolar possam permitir o melhor desenvolvimento humano. Considere que J é monitora de creche em uma das unidades de educação infantil da Prefeitura de Além Paraíba. Sabe-se que faz parte de uma equipe estudiosa e comprometida, na qual os gestores investem em formação continuada para motivação, desenvolvimento profissional e melhor atendimento aos alunos. Sobre o relacionamento monitor/professor e aluno, é possível afirma que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q882718 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.” (BNCC). São objetivos de aprendizagens e desenvolvimento do Campo de Experiências “O Eu, O Outro e O Nós”, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q882719 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“Este talvez seja o conceito mais conhecido da teoria de Vygotsky. Refere-se à diferença entre o que uma criança pode fazer de forma independente e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais capacitado. Em outras palavras, é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial.”


Essa concepção diz respeito à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q917023 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Durante a adaptação de uma criança na creche, a monitora observa que ela chora excessivamente ao se separar dos pais, tem dificuldades em interagir com os colegas e não se alimenta bem. Para auxiliar nesse processo, a melhor abordagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q994516 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.

O Desenvolvimento Infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano, um processo ativo e único de cada criança para alcançar uma maior complexidade nos seus movimentos, pensamentos, emoções e relações com o mundo. Quando a criança passa da dependência para a autonomia, aumentando o seu interesse por outras crianças, podemos afirmar que essa criança apresenta um desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q888534 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A promoção de hábitos saudáveis na alimentação da criança é de fundamental importância. Marque a alternativa que apresenta um dos alimentos necessários para essa boa alimentação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q888537 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Em um retrato geral dos estudos sobre trabalho e saúde de professoras e monitoras de Educação Infantil no Brasil, observou-se um quadro de diminuta publicação e baixa visibilidade acerca dos problemas cotidianos que adotam a perspectiva das próprias trabalhadoras. Chamam a atenção para aspectos como:

I.Mobiliário de trabalho inadequado.

II.Sala refrigeradas e adequadas.

III.Pausas insuficientes.

IV.Dor nas regiões lombar, torácica, pescoço e ombros.

Esta(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q888540 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A monitoria também possibilita um trabalho em conjunto com o professor. Através dos estudos realizados durante o processo de monitoria, foi possível identificar nos referenciais, o quanto a alfabetização é importante na vida do aluno, um processo de análise e reflexão sobre a língua escrita. Deste modo, a monitoria é acima de tudo um espaço de troca de experiências entre o professor e o monitor.

A monitoria possibilita um trabalho em conjunto com o professor, sendo de grande importância. Assim, a monitoria é acima de tudo um espaço de troca de _________ entre o professor e o monitor.

A opção que completa a afirmativa anterior é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q994511 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A recuperação durante o processo avaliativo é um processo bastante delicado e com uma visão geralmente equivocada, visto que muitas vezes é considerado como um momento que reflete o “erro”, não sendo bem-visto no processo avaliativo. Sobre esse aspecto da avaliação, a professora S.M. afirmou que “as recuperações são feitas a partir de cada bimestre relacionando os conteúdos referentes as duas últimas avaliações”. É possível perceber que a avaliação realizada pela professora não é feita durante o processo, mas no final, bem como a recuperação. Sobre isso, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q994514 | Pedagogia, Gestão Escolar, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

São requisitos estruturais mínimos para funcionamento de uma creche:

I. exigência de área mínima, um metro quadrado por aluno.

II. paredes pintadas ou revestidas com material lavável.

III. piso escorregadio que possibilita o movimento da criança.

IV. mobiliário que proporcione segurança às crianças.

V. escadas e rampas de acesso sem corrimão ou grade.

Está correto o que se afirma na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1026585 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Monitor de Creche, Prefeitura de Carlos Barbosa RS, FUNDATEC, 2024

Analise as proposições a seguir:

I. Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul.

II. Lúcia é casada com Cristiano e Mara é cozinheira.

III. O chocolate está caro.

IV. Clara viajará para Roma e Júlia comprou um cachorro.

Quais são proposições simples?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q882717 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.”


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trecho faz referência ao direito de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q917022 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Ana, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades em interagir com os colegas e frequentemente se incomoda com barulhos altos. Como o monitor pode promover sua inclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q882722 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre as concepções do cuidar e educar na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q955085 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

De acordo com o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o conceito de garantia de prioridade no ECA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q888527 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A creche, assim como a sociedade, passou por diversas mudanças e, consequentemente, vários conceitos e valores foram modificados. Hoje, além do objetivo do "cuidar de forma afetiva", existe também o ________, além da preocupação com o desenvolvimento humano desde os primeiros meses de vida das crianças.

Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q888538 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

"Monitores infantis também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, organizando jogos educativos, atividades criativas e brincadeiras lúdicas."

Fonte: undiai.sp.gov.br/educacao


O monitor tem várias funções, qual delas está citada no pensamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q983051 | Direito Constitucional, Ordem Social, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em um contexto de escassez de recursos públicos, uma prefeitura alega insuficiência orçamentária para expandir o número de creches, resultando em uma longa fila de espera para crianças de 0 a 3 anos. Diversas famílias, amparadas por organizações da sociedade civil, decidem judicializar a questão, exigindo o cumprimento do direito à vaga em creche. A prefeitura, em sua defesa, argumenta que, embora a educação seja um direito, a efetivação da oferta de creches para essa faixa etária, por não ser parte da educação básica obrigatória para os pais, se insere no âmbito das "reservas do possível" e do "mínimo existencial", cabendo ao gestor público a discricionariedade na alocação de recursos.

Considerando o arcabouço jurídico da Constituição Federal de 1988 (Art. 205 a 214) é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.