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Questões de Concursos Monitor de Creche

Resolva questões de Monitor de Creche comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q888535 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento saudável de uma criança está, em muito, relacionado ao valor nutricional da alimentação que lhe é oferecida. Proteínas, por exemplo, para o desenvolvimento dos músculos e a construção de tecidos. Marque a alternativa que tem relação à proteína:

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142Q888544 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Ao monitor, como educador, se faz necessário reconhecer a importância da recreação. Oportunizar brincadeiras diversas e espontâneas será referência para favorecer o desenvolvimento:

I.Corpóreo e cognitivo.

II.Referencial e da fala.

III.Cultural e individualista.

IV.Emocional e autônomo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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143Q983055 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante uma atividade de contação de histórias, uma criança de quatro anos interrompe diversas vezes para fazer perguntas como "por que a princesa chorou?" ou "onde o lobo mora?". Essa atitude demonstra:
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144Q882196 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação infantil é considerada uma etapa importante no desenvolvimento da criança; momento no qual ela amplia o círculo de convivência social, assim como as possibilidades de desenvolvimento, suas habilidades físicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a interseccionalidade entre os saberes e as práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem são fundamentais para o início da caminhada escolar até o letramento e a alfabetização. Assinale a afirmativa que possui a associação correta entre a idade, o objetivo e atividade pedagógica.
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145Q888529 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

As creches também são importantes por auxiliarem no desenvolvimento infantil.

I.Nelas, são trabalhadas habilidades e competências que vão facilitar a adaptação da criança nos próximos anos escolares e na vida escolar, por ela desde o início ter sido colocada nessa situação de aprendizagem e interação.

II.A creche se torna um espaço de cuidado, higiene e alimentação.

III.O que é apresentado para essa criança em casa, na creche ela não tem possibilidade de vivenciar. Em casa pode ser desenvolvido um indivíduo capaz de mudar de realidade.

Nas alternativas descritas acima, estão CORRETAS:

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146Q983054 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em uma creche com crianças de 0 a 3 anos, tem sido frequente a ocorrência de viroses e infecções, mesmo com orientações sobre higiene. Observam-se práticas como levar as mãos à boca após brincadeiras no chão e compartilhar brinquedos sem higienização, especialmente entre crianças com sintomas gripais.

Considerando as noções básicas de saúde e segurança infantil, qual a medida mais eficaz e abrangente para reduzir a disseminação de doenças e promover um ambiente mais saudável no contexto da creche?
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147Q882723 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Segundo a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Art. 54 determina que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente.


Assinale a alternativa que está em DESACORDO com o citado artigo.

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148Q955087 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O desenvolvimento motor na infância é um processo essencial que envolve aspectos biológicos, psicossociais e culturais. Ele está diretamente relacionado ao crescimento, ao aprendizado e à interação das crianças com o mundo ao seu redor. Analise as proposições a seguir.

I- O desenvolvimento motor na infância ocorre de forma progressiva e está relacionado a fatores multicausais.
II- As experiências motoras na infância, como brincar, correr e manipular objetos, favorecem o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças, possibilitando a aprendizagem de lateralidade e praxias.
III- O aprendizado de linguagem e Matemática, por ser parte do desenvolvimento cognitivo, ocorre de maneira independente dos estímulos ambientais e da prática de atividades motoras.

É CORRETO o que se afirma em:
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150Q955090 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Relato de Caso: Durante uma manhã na creche, a professora responsável decidiu realizar uma sessão de contação de histórias para um grupo de crianças de 3 a 5 anos. Para criar um ambiente acolhedor e envolvente, ela utilizou um tapete pedagógico e organizou as crianças em um círculo. Antes de iniciar, pediu ajuda ao monitor da turma, que colaborou trazendo fantoches e máscaras feitas anteriormente pelas crianças. Ahistória escolhida, sobre uma aventura de animais na floresta, foi narrada com diferentes entonações de voz e gestos expressivos. Enquanto a professora contava a história, o monitor de creche distribuiu fantoches aos pequenos, incentivando-os a interagir representando os personagens. Essa participação ativa trouxe mais dinamismo à atividade. Durante o desfecho, o monitor pediu às crianças que desenhassem uma parte da história que mais gostaram. Assim, a contação não apenas despertou a criatividade e a imaginação, mas também reforçou a compreensão narrativa e promoveu a socialização entre as crianças.
Com base no relato de caso, considerando as Infâncias e suas múltiplas linguagens, bem como os princípios pedagógicos da contação de histórias na Educação Infantil, marque a opção CORRETA.
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151Q994518 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo Araújo (2010), o planejamento não pode ser compreendido somente como uma ficha preenchida formalmente ou uma lista do que se pretende fazer na sala de aula. A construção do planejamento para a educação infantil deve contemplar:

I. as experiências reais da vida cotidiana das crianças. II. o sistema de ortografização das unidades de ensino. III. a criança como centro do planejamento. IV. a realidade de cada aluno. V. os direitos de aprendizagem.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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152Q994522 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, disciplina os diferentes níveis de ensino. A primeira etapa da educação básica deve:


I. apoiar a reprovação das crianças nessa etapa de alfabetização e letramento.

II. assegurar uma carga horária mínima anual de 800 horas e um mínimo de duzentos dias de trabalho educacional.

III. dispensar o controle de frequência dos alunos na pré-escola.

IV. desobrigar a expedição de documentação que ateste a aprendizagem da criança.

V. garantir o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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153Q888539 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Do ponto de vista das delimitações entre as duas funções, monitor e professor, se definem, no caso das monitoras, pela ênfase na dimensão do cuidado na educação da criança pequena e pelo caráter complementar conferido a sua atuação pedagógica.

Dimensões do cuidado e da educação das crianças pequenas, como práticas que não se separam e que estão sob a responsabilidade de todos.

Conforme o pensamento acima, pode-se afirmar que as dimensões do cuidado e da educação, na educação infantil, fica a cargo de:

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154Q1078541 | Informática, Editor de Textos, Monitor de Creche, Prefeitura de Aragoiânia GO, Itame, 2024

No Microsoft Word 2007, qual é o caminho correto para inserir uma tabela através dos menus?
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155Q882200 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sabe-se que C é monitora de creche em uma das unidades de educação básica da Prefeitura de Além Paraíba. Em suas atribuições de cargo, ela exerce as funções de cuidar e educar apoiando o professor nas atividades de formação de hábitos, tais como: alimentação, higiene das mãos, corporal e bucal, entre outras. Para tanto, as coordenações das creches promovem, semestralmente, cursos de capacitação, rodas de conversas e encontros para atualização profissional dos monitores. Na última edição desses encontros, o palestrante destacou a importância de conhecer o Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA) no quesito dos direitos fundamentais da criança e adolescente, sobretudo, do direito à vida e à saúde. As situações exemplificadas no curso foram de extrema importância para que C conseguisse intervir em uma situação de maus-tratos a uma criança. Considerando o título II – Dos direitos fundamentais, Capítulo I – Do direito à vida e à saúde presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.


I. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.


II. A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.


III. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.


IV. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


Está correto o que se afirma em

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156Q1081431 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Monitor de Creche, Prefeitura de Espírito Santo do Dourado MG, Máxima, 2023

Texto associado.
Responda a questão de acordo com a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
A Lei 13.146/2015, se refere à pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, como:
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157Q994513 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Observe o relato desses alunos:

“A gente tinha uma avaliação de cada matéria por bimestre, então eram quatro avaliações de uma mesma matéria por ano. Ou seja, se a gente fosse mal, já era, não tinha chance de recuperar. Só no bimestre que vem.”

“O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.”

Essa prática evidencia uma avaliação:
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158Q994515 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Creche Municipal de Carmo Ribeiro tem a missão de prestar serviços menos assistencialistas e mais educativos, possibilitando uma formação integral a sua clientela. Nesse contexto, essa creche:


I. prioriza o cuidado com o corpo, a alimentação, a higiene e o sono em detrimento do educar.

II. trabalha o cuidado, a afetividade e o emocional, a criança completa.

III. garante a criança o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo, emocional e social.


Está correto o que se afirma na alternativa:
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159Q994520 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O artigo 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente vem assegurar o direito à saúde da criança e do adolescente, encontrando amparo na Constituição Federal. Nesse contexto, o artigo 11:

I. assegura o atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde.
II. estabelece as unidades escolares públicas de educação básica que integram progressivos graus de autonomia pedagógica.
III. garante o acesso universal e igualitário às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde.
IV. determina atendimento, em suas necessidades gerais de saúde, às crianças e aos adolescentes portadores de deficiência.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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160Q994521 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei promulgada em julho de 1990, tem como objetivo proteger integralmente crianças e adolescentes, garantindo os seus direitos e deveres.

A criança e o adolescente, segundo o ECA, têm o direito de:

I. abandonar a sua família natural e viver em uma comunidade.

II. receber um nome e a atribuição de uma nacionalidade desde o momento de seu nascimento.

III. ser protegida contra qualquer tipo de abandono ou de exploração.

IV. desenvolver o trabalho infantil remunerado e adequado a sua idade.


Está correto o que se afirma na alternativa:
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