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Questões de Concursos Monitor de Creche

Resolva questões de Monitor de Creche comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q983057 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em uma atividade cotidiana na creche, uma educadoraobserva que determinada criança de dois anos prefere brincar sozinha e tende a repetir gestos com os mesmos objetos. A professora aproxima-se e propõe uma brincadeira compartilhada, estimulando o uso de outros materiais e verbalizando as ações com entusiasmo. Esse tipo de intervenção tem como principal benefício:
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62Q983048 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Na creche-escola, a monitora Carolina propõe uma atividade com elementos naturais do pátio para crianças de 4 anos. Durante a experiência, um grupo cria "lama mágica" e outro deseja construir uma "casinha de pedras". Atenta à indissociabilidade entre cuidar e educar, ela busca intervir de forma estratégica paragarantir os direitos de aprendizagem, promovendo autoria e autonomia.

Com base na BNCC e nas DCNEI, qual ação pedagógica mais complexa e eficaz Carolina deve adotar para valorizar as diferentes propostas das crianças?
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63Q983050 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante uma atividade em roda, uma criança de três anos retira um brinquedo da mão de outra e a empurra. A educadora se aproxima, orienta ambas com firmeza, mas sem autoritarismo, e propõe uma nova forma de interação. Com base nos marcos do desenvolvimento infantil, é correto afirmar que:
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64Q882187 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas dos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento). Nesse campo, é fundamental compreender as teorias do desenvolvimento e os principais estudiosos que contribuíram para sua pesquisa, compreensão e avanço. São consideradas teorias do desenvolvimento e seus respectivos estudiosos, EXCETO:
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65Q889864 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Para Pires e Moreno (2015), é indispensável que a rotina seja organizada para o trabalho pedagógico como sequência pensada, que valorize o tempo e o espaço das crianças no espaço escolar.

Tendo como referência as reflexões das autoras sobre a organização diária das ações na educação infantil, é incorreto afirmar:
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66Q882194 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Alfabetização e letramento são processos distintos que se complementam; antes de aprender a escrever é necessário aprender a ler. Dessa forma, considera-se que ambos são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Reconhecendo tais considerações, os monitores de creche da Prefeitura de Além Paraíba estimulam a leitura, para que ela seja base para o processo de alfabetização. Assim, as crianças iniciam o seu contato com os elementos gráficos através dos métodos analítico e sintético. São considerados métodos sintéticos de alfabetização, EXCETO:
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67Q983052 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o momento do parque, um monitor percebe que uma criança demonstra medo de escorregar, observando os colegas com atenção, mas recusando-se a participar. O monitor aproxima-se, propõe sentar junto à criança, nomeia as ações dos colegas e convida a criança para brincar em outro brinquedo menos alto. A partir dessa conduta, é possível afirmar que o monitor:
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68Q882193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As atividades recreativas demonstram que é possível realizar o aprendizado em diferentes ambientes com maior flexibilidade de regras, de lugar, de mobilidade, de tempo e, ainda, desenvolver as habilidades básicas. Sobre recreação e atividades recreativas, analise as afirmativas a seguir.


I. Na recreação, os estímulos estão ligados às motivações e aos incentivos adequados para sua idade, sua cultura e a sociedade/comunidade na qual a criança está inserida.


II. Para o planejamento de atividades de recreação é necessário considerar o trabalho com classes heterogêneas, acolhendo as diferenças, trazendo benefícios ao desenvolvimento das crianças.


III. O educador deve valorizar todas as necessidades e limitações da criança e estimulá-la através de atividades que lhe proporcionem prazer e alegria para torná-la ativa.


IV. Na recreação, a atividade de brincar é um recurso que caracteriza o modo de ação na infância, melhorando interações, crescimento e desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em

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69Q983062 | Noções de Primeiros Socorros, Prevenção de Doenças e Acidentes, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em uma creche com crianças de 0 a 3 anos, uma criança apresenta comportamento atípico: choro fraco e irritadiço, recusa alimentar, apatia e pele quente ao toque. A família mencionou apenas uma noite mal dormida, mas os sinais levantam suspeitas de possível início de um quadro infeccioso.

Considerando os sinais de alerta de doenças comuns na infância, qual a atitude mais prudente e imediata a ser adotada, conforme as boas práticas de saúde e segurança infantil?
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70Q983045 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

No momento de descanso após o almoço, uma criança de quatro anos apresenta resistência ao repouso. O monitor nota que a criança está inquieta, expressa desejo de continuar brincando e demonstra incômodo com o ambiente escurecido. Diante desse contexto, a atitude mais coerente do profissional, à luz dos princípios de cuidado integral, é:
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71Q889863 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 13.146/2015, visando à inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência.
Baseando-se nessa Lei, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Tem como finalidade garantir e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

(   ) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto ou longo prazo de natureza física e mental, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

(   ) Estabelece o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, sendo o seu uso obrigatório, dispensando a apresentação de documento comprobatório da deficiência quando for solicitado.

(   ) O acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que potencializem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida deve ser garantido à pessoa com deficiência.

Assinale a sequência correta.
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72Q955092 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETA sobre o brincar e sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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73Q889867 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

No documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009), Campos e Rosemberg pontuam os critérios sobre a organização e o funcionamento interno das creches referentes às práticas empregadas no trabalho direto com as crianças.

Com base nas ideias da autora, são práticas condizentes com o direito à higiene e à saúde e com o direito a uma alimentação sadia das crianças, exceto:
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74Q994519 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a rotina deve ser planejada, porém flexível, devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança.
Considerando esse contexto, podemos inferir que a rotina na creche:

I. envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

II. estrutura o cotidiano por representar para a criança uma fonte de segurança.

III. considera exclusivamente as atividades de higiene realizadas todos os dias, possui um caráter higienista.

IV. contempla as atividades de higiene da criança como destituídas de valor pedagógico.

V. norteia, orienta e organiza o dia-a-dia do educador e do educando.


Está correto o que se afirma na alternativa:
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75Q983049 | Noções de Primeiros Socorros, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em uma creche com crianças de 0 a 3 anos, durante a refeição, uma criança de 2 anos começa a engasgar de forma grave: leva as mãos à garganta, não chora, não tosse e apresenta coloração azulada no rosto. A situação exige ação imediata e precisa por parte da equipe, com base em noções de primeiros socorros.

Considerando os procedimentos recomendados em casos de engasgo infantil, qual a sequência de condutas seguras e eficazes a serem aplicada?
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76Q888547 | História, Mercantilismo, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Ao entrar na rota dos navegadores europeus, após a descoberta das terras brasileiras, Santa Catarina recebeu sua primeira expedição significativa em 1515. Quem chefiou essa expedição?

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77Q889862 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Montoan (2006) sinaliza que, para que a escola seja inclusiva, é imprescindível a redefinição de seus planos para uma educação direcionada à cidadania global, plena, livre de preconceitos e ao reconhecimento e valorização das diferenças.

Sobre a inclusão escolar, segundo Mantoan, é incorreto afirmar:
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78Q889869 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

No texto “A importância do brinquedo para a educação” (2002), Kishimoto explicita sobre a função lúdica e educativa do brinquedo.

Sobre essas funções do brinquedo, de acordo com Kishimoto, é correto afirmar que
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79Q983063 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a coordenação propõe que os monitores participem mais ativamente das rodas de leitura, organizando o espaço, interagindo com as crianças durante a contação e auxiliando na retomada das ideias após a leitura. Um grupo de monitores, no entanto, demonstra insegurança, afirmando que sua função não é "pedagógica". A análise mais adequada dessa situação, com base em uma concepção crítica da função do monitor, é:
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80Q955088 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva integral, marque a alternativa CORRETA.
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