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Questões de Concursos Motorista

Resolva questões de Motorista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


202Q51105 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Leia os enunciados a seguir:

I. Hartmann foi um dos cientistas que estudaram a questão.
II. Havia fatos que os astrônomos desconheciam.
III. Existe várias teorias sobre a Lua.

A concordância verbal está de acordo com a norma culta em
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203Q42281 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, FACELI, FUNCAB

Em uma estrada não sinalizada, a velocidade máxima é de:
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204Q51106 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Agradecemos aos _____ que doaram _____ gramas de alimentos. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.
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205Q330637 | Segurança e Transporte, Infrações, Motorista, CRO PI, Instituto Ludus

Se estacionar veículo em aclive ou declive, não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas, um condutor cometerá uma infração ________ e terá como medida administrativa a ______________.

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206Q28093 | Informática, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Quanto ao conceito e organização de arquivos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) Pode-se ter um diretório que não contenha nenhum arquivo em seu conteúdo.
( ) Uma pasta de arquivos sempre deverá estar contida dentro de um diretório.
( ) Toda a estrutura de arquivos e diretórios pode ser considerada análoga a uma árvore.
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207Q330584 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Câmara Municipal de Curitiba PR, OPET Instituto Educação e Cidadânia

Por imperícia pode ser considerado:

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209Q27421 | Matemática Financeira, Motorista, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

Após sofrer um aumento de 18%, um artigo passou a custar R$ 35,40.

É correto concluir que, antes do aumento, esse artigo custava
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210Q330171 | Segurança e Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Motorista, Prefeitura de Nova Trento SC, INTELECTUS

Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento é um dos objetivos básicos do:

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211Q330004 | Legislação de Trânsito CTB, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O Código de Trânsito Brasileiro determina procedimentos relacionados à situação de ultrapassagem de veículos. Todo condutor deverá certificar-se, primeiro, de que nenhum outro condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo. Em segundo lugar, de que quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar outro veículo. E, em terceiro lugar, verificar que a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário. Esses procedimentos devem ser adotados:

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212Q28099 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com CNH cassada, com CNH com permissão de dirigir diferente do que está conduzindo, acometem o infrator às penalidades descritas respectivamente em:
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213Q26661 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, CODAR, EXATUS PR

Quanto a acidentes de trânsito, devemos priorizar o atendimento àquela vítima que: 
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215Q216158 | Português, Significação Contextual de Palavras, Motorista, SABESP, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 9,

considere o texto abaixo.

Comparado ao tamanho dos rios amazônicos, o Tietê é

um regato. Nas estatísticas, porém, é uma catarata de superlativos.

Estudo mostra que o Tietê e seus afluentes formam a

bacia hidrográfica mais populosa, mais rica e mais poluída do

Brasil. É também a de maior desenvolvimento humano do país.

Às suas margens ou perto delas moram 30 milhões de pessoas,

a maior população ribeirinha do país, com médias de 10,6 anos

de estudo e 75,3 anos de vida.

O rio Tietê nasce acima dos mil metros de altitude, nas

encostas da Serra do Mar, em Salesópolis, a leste da capital.

Corre 1.136 quilômetros para o interior, por 73 municípios paulistas.

Deságua no rio Paraná, a 300 metros acima do nível do mar.

São apenas 740 metros de desnível da nascente à foz, ou um metro

de declive a cada quilômetro e meio de percurso, em média.

Mesmo assim, as quedas do Tietê são famosas desde

antes dos bandeirantes. Para fugir desse trecho inicial tortuoso

e cheio de corredeiras, a navegação rio abaixo entre os séculos

XVIII e XIX começava em Araritaguaba, atual Porto Feliz,

com destino às minas de ouro de Cuiabá. Por só poderem ser

feitas em parte do ano, no período de cheia do rio, as expedições

eram chamadas de monções.

As canoas, escavadas em troncos derrubados ao longo

das margens do rio e de seus afluentes, levavam mantimentos,

ferramentas e escravos para as minas, e traziam ouro. Hoje, a

hidrovia Tietê-Paraná percorre 2,6 mil quilômetros e transporta

6 milhões de toneladas de carga anualmente, entre insumos e

grãos. Um comboio de seis barcaças carregadas tira 210 carretas

das estradas, gastando um quarto do combustível e emitindo

um terço da quantidade de carbono.

O rio foi determinante na fundação da maior cidade do

hemisfério sul e na ocupação do território ao seu redor. Nas últimas

décadas, o desenvolvimento se estendeu do alto ao baixo

Tietê. O desenvolvimento econômico e demográfico custou caro

ao rio. A qualidade de suas águas, cristalinas em Salesópolis,

passa de apenas "boa", para "ruim" e "péssima", à medida que

avança pelo interior, e só volta a ficar boa em Barra Bonita. Nos

últimos 30 quilômetros antes de chegar à sua foz, as águas do

rio voltam a ter a mesma excelência dos primeiros 40 quilômetros

de seu curso. O rio mais poluído do país se recupera e termina

tão limpo quanto começou.

(Adaptado de: TOLEDO, José Roberto de; MAIA, Lucas de Abreu

e BURGARELLI, Rodrigo. O Estado de S. Paulo, 22 de setembro

de 2013, A26)

Nas últimas décadas, o desenvolvimento se estendeu do alto ao baixo Tietê. (5º parágrafo) A mesma relação de sentido estabelecida entre as palavras grifadas acima está reproduzida entre as que se encontram em:

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216Q26662 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, CODAR, EXATUS PR

Em caminhões o aditivo “arla 32” tem a função de:
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218Q329384 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Um dos principais causadores da poluição do ar é o monóxido de carbono. Ele está presente nos gases provenientes da queima dos combustíveis, como a gasolina e o diesel. Suas características são as seguintes:

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219Q28106 | Português, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Texto associado.
Cace a liberdade

(Martha Medeiros)

     Arroz, feijão, bife, ovo. Isso nós temos no prato, é a fonte de energia que nos faz levantar de manhã e sair para trabalhar. Nossa meta primeira é a sobrevivência do corpo. Mas como anda a dieta da alma? 
     Outro dia, no meio da tarde, senti uma fome me revirando por dentro. Uma fome que me deixou melancólica. Me dei conta de que estava indo pouco ao cinema, conversando pouco com as pessoas, e senti uma abstinência de viajar que me deixou até meio tonta. Minha geladeira, afortunadamente, está cheia, e ando até um pouco acima do meu peso ideal, mas me senti desnutrida. Você já se sentiu assim também, precisando se alimentar? 
     Revista, jornal, internet, isso tudo nos informa, nos situa no mundo, mas não sacia. A informação entra dentro da casa da gente em doses cavalares e nos encontra passivos, a gente apenas seleciona o que nos interessa e despreza o resto, e nem levantamos da cadeira neste processo. Para alimentar a alma, é obrigatório sair de casa. Sair à caça. Perseguir. 
     Se não há silêncio a sua volta, cace o silêncio onde ele se esconde, pegue uma estradinha de terra batida, visite um sítio, uma cachoeira, ou vá para a beira da praia, o litoral é bonito nesta época, tem uma luz diferente, o mar parece maior, há menos gente. 
    Cace o afeto, procure quem você gosta de verdade, tire férias de rancores e mágoas, abrace forte, sorria, permita que o cacem também.
    Cace a liberdade que anda tão rara, liberdade de pensamento, de atitudes, vá ao encontro de tudo que não tem regra, patrulha, horários. Cace o amanhã, o novo, o que ainda não foi contaminado por críticas, modismos, conceitos, vá atrás do que é surpreendente, o que se expande na sua frente, o que lhe provoca prazer de olhar, sentir, sorver. Entre numa galeria de arte. Vá assistir a um filme de um diretor que não conhece. Olhe para a sua cidade com olhos de estrangeiro, como se você fosse um turista. Abra portas. E páginas.
     Arroz, feijão, bife, ovo. Isso me mantém de pé, mas não acaba com meu cansaço diante de uma vida que, se eu me descuido, se torna repetitiva, monótona, entediante. Mas nada de descuido. Vou me entupir de calorias na alma. Há fartas sugestões no cardápio. Quero engordar no lugar certo. O ritmo dos meus dias é tão intenso que às vezes a gente se esquece de se alimentar direito. 
Em “Minha geladeira, afortunadamente, está cheia” (2º§), o termo em destaque classifica-se, morfologicamente, como:
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220Q28100 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Considere seus conhecimentos em mecânica básica veicular para responder a esta questão. Das afirmações que seguem estão corretas:

I. A biela no motor, construído de aço-liga, que transmite os movimentos retilíneos alternativos dos êmbolos às manivelas da árvore de manivelas.
II. O êmbolo no motor é o componente responsável por transmitir a força da expansão dos gases no cilindro para a árvore de manivelas.
III. O coletor de admissão no motor é o componente responsável por conduzir a mistura de ar/combustível para o escapamento.
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