Início

Questões de Concursos Motorista

Resolva questões de Motorista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q330245 | Segurança e Transporte, Infrações, Motorista, Prefeitura de Biguaçu SC, INTEC

A penalidade prevista no Código Brasileiro de Trânsito para o condutor que entrar ou sair de fila de veículos estacionados sem dar preferência de passagem a pedestres e a outros veículos será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q335194 | Matemática, Sistemas Lineares, Motorista, TCE PR, UFPR

Carlos começou um programa de recuperação física, fazendo caminhadas diárias. A soma das distâncias que caminhou nos dois primeiros dias foi de 440 metros. No segundo dia, caminhou mais do que no primeiro dia, sendo que a distância a mais foi igual a 1/5 da distância caminhada no primeiro dia. Então, no segundo dia, caminhou:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q26650 | História e Geografia de Estados e Municípios, Motorista, CODAR, EXATUS PR

De acordo com os dados oficiais publicados na página do IBGE, qual é a população atual estimada do Município de Arapongas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q42269 | Português, Motorista, FACELI, FUNCAB

Texto associado.
Atenção ao Sábado

    Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.
    No sábado é que as formigas subiam pela pedra.
    Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.
    De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.
    Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?
    No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforço metálico a semana se abre em rosa: o carro freia de súbito e, antes do vento espantado poder recomeçar, vejo que é sábado de tarde.
    Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais.
    Mas já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã.
    Domingo de manhã também é a rosa da semana. 
    Não é propriamente rosa que eu quero dizer.

LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer . São Paulo: Editora Siciliano, 1992.
No trecho “a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço", a vírgula antes do E justifica-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q28105 | Português, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Texto associado.
Cace a liberdade

(Martha Medeiros)

     Arroz, feijão, bife, ovo. Isso nós temos no prato, é a fonte de energia que nos faz levantar de manhã e sair para trabalhar. Nossa meta primeira é a sobrevivência do corpo. Mas como anda a dieta da alma? 
     Outro dia, no meio da tarde, senti uma fome me revirando por dentro. Uma fome que me deixou melancólica. Me dei conta de que estava indo pouco ao cinema, conversando pouco com as pessoas, e senti uma abstinência de viajar que me deixou até meio tonta. Minha geladeira, afortunadamente, está cheia, e ando até um pouco acima do meu peso ideal, mas me senti desnutrida. Você já se sentiu assim também, precisando se alimentar? 
     Revista, jornal, internet, isso tudo nos informa, nos situa no mundo, mas não sacia. A informação entra dentro da casa da gente em doses cavalares e nos encontra passivos, a gente apenas seleciona o que nos interessa e despreza o resto, e nem levantamos da cadeira neste processo. Para alimentar a alma, é obrigatório sair de casa. Sair à caça. Perseguir. 
     Se não há silêncio a sua volta, cace o silêncio onde ele se esconde, pegue uma estradinha de terra batida, visite um sítio, uma cachoeira, ou vá para a beira da praia, o litoral é bonito nesta época, tem uma luz diferente, o mar parece maior, há menos gente. 
    Cace o afeto, procure quem você gosta de verdade, tire férias de rancores e mágoas, abrace forte, sorria, permita que o cacem também.
    Cace a liberdade que anda tão rara, liberdade de pensamento, de atitudes, vá ao encontro de tudo que não tem regra, patrulha, horários. Cace o amanhã, o novo, o que ainda não foi contaminado por críticas, modismos, conceitos, vá atrás do que é surpreendente, o que se expande na sua frente, o que lhe provoca prazer de olhar, sentir, sorver. Entre numa galeria de arte. Vá assistir a um filme de um diretor que não conhece. Olhe para a sua cidade com olhos de estrangeiro, como se você fosse um turista. Abra portas. E páginas.
     Arroz, feijão, bife, ovo. Isso me mantém de pé, mas não acaba com meu cansaço diante de uma vida que, se eu me descuido, se torna repetitiva, monótona, entediante. Mas nada de descuido. Vou me entupir de calorias na alma. Há fartas sugestões no cardápio. Quero engordar no lugar certo. O ritmo dos meus dias é tão intenso que às vezes a gente se esquece de se alimentar direito. 
O emprego de um sufixo pode conferir valor semântico ao vocábulo refletindo juízos, valoração.

Assim, dentre as palavras abaixo, assinale a única cujo sufixo explicita um sentido crítico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q330464 | Legislação de Trânsito CTB, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Se os veículos estão transitando por fluxos que se cruzem, ao se aproximarem de local não sinalizado, terão preferência de passagem, de acordo com as "Normas Gerais de Circulação e Conduta", contidas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos provenientes de rodovia, os que estiverem circulando por rotatória e, nos demais casos, os que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q214528 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Motorista, MPE SC, ACAFE

Em relação à Lei nº 8.429/92, marque com V as afirmações verdadeiras e F as falsas.

( ) As disposições desta lei também são aplicáveis ao terceiro que se beneficiar, ainda que de forma indireta, do ato de improbidade praticado pelo agente público.

( ) Aquele que perceber vantagem econômica para facilitar a alienação de bem público por preço inferior ao valor de mercado está sujeito à perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos.

( ) A aplicação das sanções previstas nesta lei depende da rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

( ) Frustrar a licitude de concurso público constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, punível com multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q51108 | Português, Motorista, MPE SP, ZAMBINI

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
No trecho “não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”, a oração iniciada por “a menos que” expressa, em relação à anterior, uma relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q215675 | Português, Flexão verbal de pessoa1a, Motorista, SABESP, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 9,

considere o texto abaixo.

Comparado ao tamanho dos rios amazônicos, o Tietê é

um regato. Nas estatísticas, porém, é uma catarata de superlativos.

Estudo mostra que o Tietê e seus afluentes formam a

bacia hidrográfica mais populosa, mais rica e mais poluída do

Brasil. É também a de maior desenvolvimento humano do país.

Às suas margens ou perto delas moram 30 milhões de pessoas,

a maior população ribeirinha do país, com médias de 10,6 anos

de estudo e 75,3 anos de vida.

O rio Tietê nasce acima dos mil metros de altitude, nas

encostas da Serra do Mar, em Salesópolis, a leste da capital.

Corre 1.136 quilômetros para o interior, por 73 municípios paulistas.

Deságua no rio Paraná, a 300 metros acima do nível do mar.

São apenas 740 metros de desnível da nascente à foz, ou um metro

de declive a cada quilômetro e meio de percurso, em média.

Mesmo assim, as quedas do Tietê são famosas desde

antes dos bandeirantes. Para fugir desse trecho inicial tortuoso

e cheio de corredeiras, a navegação rio abaixo entre os séculos

XVIII e XIX começava em Araritaguaba, atual Porto Feliz,

com destino às minas de ouro de Cuiabá. Por só poderem ser

feitas em parte do ano, no período de cheia do rio, as expedições

eram chamadas de monções.

As canoas, escavadas em troncos derrubados ao longo

das margens do rio e de seus afluentes, levavam mantimentos,

ferramentas e escravos para as minas, e traziam ouro. Hoje, a

hidrovia Tietê-Paraná percorre 2,6 mil quilômetros e transporta

6 milhões de toneladas de carga anualmente, entre insumos e

grãos. Um comboio de seis barcaças carregadas tira 210 carretas

das estradas, gastando um quarto do combustível e emitindo

um terço da quantidade de carbono.

O rio foi determinante na fundação da maior cidade do

hemisfério sul e na ocupação do território ao seu redor. Nas últimas

décadas, o desenvolvimento se estendeu do alto ao baixo

Tietê. O desenvolvimento econômico e demográfico custou caro

ao rio. A qualidade de suas águas, cristalinas em Salesópolis,

passa de apenas "boa", para "ruim" e "péssima", à medida que

avança pelo interior, e só volta a ficar boa em Barra Bonita. Nos

últimos 30 quilômetros antes de chegar à sua foz, as águas do

rio voltam a ter a mesma excelência dos primeiros 40 quilômetros

de seu curso. O rio mais poluído do país se recupera e termina

tão limpo quanto começou.

(Adaptado de: TOLEDO, José Roberto de; MAIA, Lucas de Abreu

e BURGARELLI, Rodrigo. O Estado de S. Paulo, 22 de setembro

de 2013, A26)

Até o século passado, as margens e várzeas do Tietê ...... pela população, ...... das enchentes e do risco de doenças que ...... depois delas. Os espaços da frase acima estarão corretamente preenchidos, na ordem dada, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q340150 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Motorista, Conselho Regional de Educação Física da 13a Região BA, Instituto Quadrix, 2018

Para escolher uma equipe com 2 gerentes, 4 técnicos e 3 auxiliares, existem 5 candidatos para gerente, um deles se chama Júlio, 7 candidatos para técnico e 4 candidatos para auxiliar.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O número de equipes diferentes que podem ser escolhidas é maior que 2.000.
  1. ✂️
  2. ✂️

231Q214656 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, SABESP, FCC

Reconhecer o perigo, preparar a defesa e agir a tempo, são atitudes fundamentais que devem ser tomadas para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q28098 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Conforme o Art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro é assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Assinale a alternativa que corresponda aos incisos contemplados no artigo.

I. O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
II. Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
III. Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q329845 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Câmara Municipal de Curitiba PR, OPET Instituto Educação e Cidadânia

São princípios básicos de um bom condutor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q329715 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Prefeitura de Biguaçu SC, INTEC

Sobre direção defensiva, assinale a alternativa que denota o comportamento correto do condutor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q329585 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Câmara Municipal de Curitiba PR, OPET Instituto Educação e Cidadânia

Quais condições da via podem contribuir ao prejuízo da segurança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q335747 | Matemática, Cálculo Aritmético, Motorista, BANPARÁ, UFPA DAVES CEPS

As unidades que representam a medida de comprimento são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q329905 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Motorista, Prefeitura de Biguaçu SC, INTEC

O método mais indicado para conter hemorragia externa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q28096 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro os sinais de trânsito, e, conforme artigo específico a sinalização terá a ordem de prevalência indicada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q42283 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, FACELI, FUNCAB

Após a data de vencimento da CNH, o condutor tem que solicitar a sua renovação junto ao DETRAN em até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.