Início

Questões de Concursos Motorista

Resolva questões de Motorista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2222Q879975 | Matemática, Raciocínio Lógico, Motorista, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Uma caixa de detergentes contém 48 unidades e é vendida ao preço de R$ 60,48. Se um cliente comprar este detergente por unidades e não a caixa toda. O seu valor tem um acréscimo de R$ 0,25 por unidade em relação ao preço pago se levar a caixa inteira. Se um cliente comprou 4 unidades deste detergente o valor pago por estes produtos foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2223Q875122 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Motorista, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

Durante a colheita de laranjas em certa fazenda, no 1º dia, foram colhidas 1.325 laranjas, no 2º dia, 3.248 laranjas e, no 3º dia, 2.431 laranjas. Sendo assim, qual o total de laranjas colhidas nesses três dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2224Q870260 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista, Prefeitura de Castro PR, OBJETIVA, 2024

A energia obtida através da fonte de calor interno do planeta Terra é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2225Q1076341 | Legislação de Trânsito, Crimes de Trânsito, Motorista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

De acordo com o rol dos Crimes de Trânsito, o que caracteriza o crime de "omissão de socorro" após acidente de trânsito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2226Q865406 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, CEASA ES, Instituto Access, 2024

Ao dirigir com forte chuva, o condutor percebe que o veículo começa a “flutuar” sobre a água da pista (aquaplanagem). No que se refere à aquaplanagem, assinale a alternativa que apresenta o que o condutor deve fazer nessa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2227Q913544 | Português, Significação Contextual de Palavras, Motorista, Prefeitura de Novo Horizonte SC, Instituto Fênix, 2023

Texto associado.
Portugália



Era uma cidade como todas as outras. A gente importante morava no centro e a gente de baixa condição, ou decrépita, morava nos subúrbios. Os meninos entraram por um desses bairros pobres, chamado o bairro do Refugo, e viram grande número de palavras muito velhas, bem corocas, que ficavam tomando sol à porta de seus casebres. Umas permaneciam imóveis, de cócoras, como os índios das fitas americanas; outras coçavam-se.

— Essas coitadas são bananeiras que já deram cacho — explicou Quindim. — Ninguém as usa mais, salvo por fantasia e de longe em longe. Estão morrendo. Os gramáticos classificam essas palavras de ARCAÍSMOS. Arcaico quer dizer coisa velha, caduca.

— Então, Dona Benta e Tia Nastácia são arcaísmos!

— lembrou Emília.

— Mais respeito com vovó, Emília! Ao menos na cidade da língua tenha compostura — protestou Narizinho.

O rinoceronte prosseguiu:

— As coitadas que ficam arcaicas são expulsas do centro da cidade e passam a morar aqui, até que morram e sejam enterradas naquele cemitério, lá no alto do morro. Porque as palavras também nascem, crescem e morrem, como tudo mais.

Narizinho parou diante duma palavra muito velha, bem coroca, que estava catando pulgas históricas à porta dum casebre. Era a palavra Bofé.

— Então, como vai a senhora? — perguntou a menina, mirando-a de alto a baixo.

— Mal, muito mal — respondeu a velha. — No tempo de dantes fui moça das mais faceiras e fiz o papel de ADVÉRBIO. Os homens gostavam de empregar-me sempre que queriam dizer Em verdade, Francamente. Mas começaram a aparecer uns Advérbios novos, que caíram no gosto das gentes e tomaram o meu lugar. Fui sendo esquecida. Por fim, tocaram-me lá do centro. "Já que está velha e inútil, que fica fazendo aqui?", disseram-me. "Mude-se para os subúrbios dos Arcaísmos", e eu tive de mudar-me para cá.


Fonte: Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática (adaptado).
Qual alternativa apresenta um antônimo para a palavra “mal”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2228Q1027479 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Motorista, CFBM, Ibest, 2025

Considerando que a proposição “Todo homem frio é calculista” é falsa, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão lógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2229Q871850 | Mecânica de Autos, Motorista, Câmara de São José do Belmonte PE, IGEDUC, 2024

Sobre a mecânica de veículos a combustão, classifique as afirmações a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

(__) O filtro de ar deve ser trocado regularmente para manter a eficiência do motor.
(__) O óleo do motor deve ser trocado apenas quando o motor apresentar falhas.
(__) A correia dentada deve ser verificada periodicamente para evitar danos ao motor.
(__) A troca de velas é necessária apenas em motores a diesel.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2230Q913834 | Legislação de Trânsito CTB, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Laranjeiras do Sul PR, FAU, 2023

Todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:
( ) Nenhum condutor que venha atrás tenha começado uma manobra para ultrapassá-lo.
( ) Quem o precede na mesma faixa de trânsito não tenha indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.
( ) A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não coloque em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.
( ) Não tenha perigos eminentes de rajadas magnéticas radioativas logo a frente.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e assinale a alternativa que representa a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2231Q874672 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Acerca do sistema nacional de trânsito, leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) As Câmaras Temáticas, órgãos técnicos vinculados à Polícia Federal, são integradas por especialistas e têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões daquele colegiado. ( ) Os presidentes dos CETRAN e do CONTRANDIFE são nomeados pelos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente, e deverão ter reconhecida experiência em matéria de trânsito. ( ) Os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando suas atividades, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via. ( ) As competências relativas a órgão ou entidade municipal serão exercidas no Distrito Federal por seu órgão ou entidade executivos de trânsito.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2232Q980155 | Segurança e Transporte, Motorista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Freios são itens de segurança, portanto é dever do condutor ou proprietário:

I - Identificar o reservatório do fluido de freios, mantendo-o no nível.

II - Fazer revisões para verificar o estado das lonas ou pastilhas, discos e demais componentes.

III - Saber que o fluido precisa ser drenado e substituído, periodicamente.

IV - Manter o freio de estacionamento ou freio de mão em bom estado de funcionamento.

V - Conhecer e praticar técnicas para poupar o sistema de freios, aumentando a vida útil dos seus componentes.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2233Q913088 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, SANEBAVISP, Avança SP, 2023

De acordo com o Art. 89 CTB. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:
I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
II - pelo fabricante ou montadora, antes da comercialização, no caso de veículo nacional;
III - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2235Q868333 | Legislação de Trânsito CTB, Sinalização de trânsito, Motorista, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Um motorista do SAMU com sirenes desligadas e luzes de alerta apagadas, está dirigindo em uma área urbana e se depara com um semáforo vermelho. Qual é a ação correta que o motorista deve tomar, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2236Q865040 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Qual dos seguintes métodos é mais eficaz para realizar uma direção corretiva após um veículo começar a derrapar em uma curva devido ao excesso de velocidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2237Q1067025 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Motorista, Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu PR, FAU, 2023

Qual das opções abaixo se refere à autoridade municipal eleita como prefeito de Cruzeiro do Iguaçu? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2239Q865046 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Em uma situação onde um motorista defensivo encontra um ciclista ocupando parte da faixa de rolamento em uma via urbana, qual deve ser a conduta correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2240Q912924 | Legislação de Trânsito CTB, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Conforme Lei n.° 9.503/97, Art. 338, as montadoras, encarroçadoras, os importadores e fabricantes, ao comerciarem veículos automotores de qualquer categoria e ciclos, são obrigados a fornecer, no ato da comercialização do respectivo veículo, manual contendo informações sobre:
I.Primeiros socorros. II.Normas de circulação. III.Mecânica básica. IV.Anexos do Código de Trânsito Brasileiro. V.Direção defensiva.
Marque a alternativa que contenha todos os itens corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.