Início

Questões de Concursos Motorista

Resolva questões de Motorista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q329643 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Motorista, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, CESPE CEBRASPE

Com referência a noções de primeiros socorros, julgue os itens seguintes.

No atendimento a vítima de acidente que esteja com algum objeto metálico ponteagudo introduzido no corpo, deve-se retirar o objeto do corpo cuidadosa e rapidamente, para diminuir a possibilidade de infecção por contato com material contaminado.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q214909 | Português, Motorista, CREF 4a Região, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 5.


A Lei e o Comportamento Humano


A legislação é um produto social que pretende regular não

só condutas individuais como também relações sociais. No

trânsito, espera-se que os motoristas conheçam e respeitem as

leis de trânsito, que pedestres se comportem dentro de padrões

esperados, que as sinalizações funcionem e auxiliem as

relações entre pedestres e motoristas.

No entanto, a lei está situada no nível social. No nível

individual, os comportamentos das pessoas manifestam-se de

forma a se aproximar ou se afastar das normas sociais,

facilitando ou dificultando as interações entre pedestres,

motoristas e agentes fiscalizadores. Ainda que o

comportamento individual seja engendrado a partir das práticas

sociais dos grupos nos quais o indivíduo está inserido, é

possível encontrar diferentes comportamentos e expectativas

dentro de grupos aparentemente homogêneos. Espera-se, do

ponto de vista social, que indivíduos que cumprem a lei

contribuam para um trânsito mais harmônico; espera-se que os

indivíduos respeitem a priori todos os pressupostos que

nortearam as análises técnicas que resultaram em

padronização de comportamentos. Espera-se que os indivíduos,

por exemplo, respeitem os limites de velocidade, uma vez que

estudos técnicos foram realizados e orientaram as decisões

contidas na legislação.

É possível identificar que uma parcela do conhecimento

perito é utilizada pela legislação de trânsito ao definir limites de

velocidade para determinadas vias. Ao mesmo tempo, destacase

a importância exercida pela confiança nesses sistemas

peritos, de modo que a legislação aparece como um mediador

importante nos comportamentos sociais ao estabelecer normas

que permitem uma convivência mais harmônica.

Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-

98932007001200013&script=sci_arttext. Adaptado.

Leia o trecho abaixo, retirado do segundo parágrafo, e, em seguida, assinale a alternativa que não apresenta um sinônimo do vocábulo destacado.

"No nível individual, os comportamentos das pessoas manifestam-se de forma a se aproximar ou se afastar das normas sociais."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q329497 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Biguaçu SC, INTEC

Os dois componentes que podem fazer a ligação das rodas do carro com a estrutura são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q330777 | Segurança e Transporte, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, SEAD PI, NUCEPE

O uso adequado das luzes do veículo gera maior segurança ao condutor, além de não prejudicar os demais condutores presentes na via. Marque a alternativa que contém o uso INCORRETO das luzes do veículo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q330792 | Segurança e Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Motorista, Prefeitura de Socorro SP, MOURA MELO

A existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q330798 | Segurança e Transporte, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

"Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente". Para isso devem ser observadas as seguintes disposições, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q329525 | Segurança e Transporte, Veículos, Motorista, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Considerando a terminologia adotada pelo CTB, assinale a opção que apresenta associação correta entre o termo e a sua descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q336453 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, TCE PR, UFPR

Um mapa está na escala 1:2.500.000. Se a distância entre duas cidades nesse mapa é de 41 cm, qual é a distância real entre essas cidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q215140 | Português, Há a, Motorista, MPE SC, ACAFE

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços.

__ cerca de três dias, __ raposas do Senado entram e saem __ pressas, mas hoje __ tarde, mais precisamente ___ 17h15min, surgiu um fato novo que obrigou o Presidente ___ mudar de estratégia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q214894 | Legislação de Trânsito CTB, Noções de Mecânica, Motorista, SES DF, FUNIVERSA

Em relação aos veículos com motores a gasolina, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q215061 | Legislação de Trânsito CTB, Noções de Mecânica, Motorista, SES DF, FUNIVERSA

Em relação a alguns componentes e serviços relacionados à parte elétrica do veículo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q332852 | Matemática, Progressões, Motorista, Prefeitura de Várzea Paulista SP, NCE

Observe a seqüência de números a seguir, na qual um número foi substituído por X:

12 24 48 X 192 O número que substitui X é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q331031 | Matemática, Geometria, Motorista, Prefeitura de São José dos Pinhais PR, UFPR

Um terreno tem a forma de um retângulo com medidas 30 por 80 metros. Outro terreno tem a forma de um quadrado com 60 metros de lado. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:

 1. A área do terreno retangular é maior do que a área do terreno quadrado.

2. A área do terreno retangular é maior do que a metade da área do terreno quadrado.

 3. A área do terreno retangular é exatamente dois terços da área do terreno quadrado.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q359124 | Enfermagem, Doenças, Motorista, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da história natural das doenças e dos níveis de prevenção, julgue os seguintes itens.

Denominam-se medidas preventivas aquelas cujo objetivo é evitar as doenças ou as conseqüências dessas doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q330011 | Segurança e Transporte, Motorista, TCE PR, UFPR

Quando o veículo for de propriedade de uma empresa e o condutor não puder ser identificado no momento da infração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q329168 | Segurança e Transporte, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, SEPAq PA, MOVENS Instituto

Com base na determinação do CTB, no que se refere ao uso de luzes em veículo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q331103 | Matemática, Aritmética e Algebra, Motorista, APR PR, UFPR

Um caminhão de mudanças saiu de Curitiba às 9h15min. da manhã e chegou em Maringá às 14h45min. Sabendo que a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 440 km e que o motorista fez o trajeto todo sem parar, a velocidade média desenvolvida pelo motorista nesse percurso foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q333520 | Matemática, Aritmética e Algebra, Motorista, MPE BA, FESMIP

"A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer, por isso deve ser economizada." NOVA ESCOLA, Editora Abril, Junho/Julho de 2004, p.50

"Não desperdice água potável. Um furo do tamanho da cabeça de um alfinete permite o escoamento de 3200 litros de água por dia." CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, FIEB/SENAI, Edição ano 2000

Com base nos trechos acima e considerando que um tanque com capacidade de 640m3 possua dois furos como o descrito no trecho é correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q330831 | Segurança e Transporte, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Dadas as afirmativas abaixo, considerando que o uso de luzes em veículos é regulamentado sob determinações, assinale a alternativa correta:

25.1 - Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

25.2 - Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

25.3 - O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

25.4 - O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q806154 | Legislação e Decretos, Direitos Pessoas Com Deficiência, Motorista, ABDI, FEPESE

Conforme o disposto na “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 2008, não se considera “pessoa com deficiência” aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.