Questões de Concursos Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil

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41Q845734 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

De acordo com a Portaria no 336/2002 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi) é um espaço de assistência à saúde, que desenvolve ações intersetoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça. No que se refere ao cuidado do público infantojuvenil, julgue o item a seguir.
A assistência no CAPSi proporciona maior efetividade por acolher e conhecer a história do sujeito, o contexto que desencadeou a crise, a rede de apoio e as relações familiares, oportunizando um cuidado individualizado.
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42Q846760 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.

Os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes devem se pautar na legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente e no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes, assim como na convivência familiar e comunitária.

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43Q843708 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como um dos respectivos objetivos a promoção de vínculos de pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas nos pontos de atenção à saúde, além de cuidados específicos a grupos vulneráveis, tais como crianças, adolescentes, jovens, pessoas em situação de rua e população indígena. Esses pontos de atenção à saúde que assistem crianças e adolescentes incluem, entre muitos outros, as unidades básicas de saúde (UBS), as unidades de pronto atendimento (UPA), o consultório na rua e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi).

A respeito da RAPS, julgue o item a seguir.
A proximidade das equipes da UBS com as famílias, a escola e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes pode ser um fator positivo de cuidado e assistência, em razão da formação de vínculos e da maior possibilidade de ações que podem ser desenvolvidas para esse público.
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44Q840642 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes e assegura-lhes oportunidades de desenvolvimento das capacidades física, mental, social e moral. Nesse contexto, é importante que as crianças e os adolescentes tenham acesso ao convívio com uma rede de apoio acolhedora, além de acesso à educação formal e às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Em relação a esse contexto, julgue o item a seguir. 
Alguns transtornos mentais identificados na infância podem causar efeitos persistentes e crônicos no indivíduo, acarretando deficits em relações afetivas e no desenvolvimento pedagógico, além de, no futuro, inadequação em ocupações laborais.
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45Q840132 | Serviço Social, Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.

Um adolescente apresentando quadro de abstinência poderá ser atendido pelo CAPS da região, visando-se a uma primeira avaliação e para posterior atendimento e acompanhamento.

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46Q842960 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.

Provisoriedade, excepcionalidade e garantia de acesso e respeito à diversidade e a não discriminação são princípios que devem ser observados quando houver a necessidade de se realizar acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

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47Q841169 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Acerca do processo de internação nos casos de saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

A internação involuntária é aquela que ocorre a pedido de terceiro, porém sem a vontade do paciente e sempre com prévio laudo médico circunstanciado.

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48Q842198 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Acerca do processo de internação nos casos de saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

É dispensável a manifestação do Ministério Público nos casos de internação compulsória de crianças e adolescentes.

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49Q846040 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O cuidado ampliado em terapia ocupacional deve mapear as redes de suporte e proteção dos envolvidos, contribuindo para a construção e o fortalecimento de uma atenção interdisciplinar, intersetorial e em rede.

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50Q846810 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O brincar com o outro ressalta a importância das brincadeiras para a promoção da inclusão e transformação sociais, assim como para a convivência intercultural, inclusive em pátios escolares.

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51Q846559 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

A criação dos CAPSi e o direcionamento intersetorial constituem ações-chave para alavancar a montagem da rede pública ampliada de atenção em saúde mental da criança e do adolescente no País.

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52Q844773 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes e assegura-lhes oportunidades de desenvolvimento das capacidades física, mental, social e moral. Nesse contexto, é importante que as crianças e os adolescentes tenham acesso ao convívio com uma rede de apoio acolhedora, além de acesso à educação formal e às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Em relação a esse contexto, julgue o item a seguir. 
Os tratamentos e as abordagens a crianças e adolescentes em saúde mental prezam por um cuidado de forma homogênea e prescritiva, de modo que uma abordagem única e padronizada contemple a faixa etária semelhante de assistência.
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53Q841959 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), comumente notado na infância, em ambiente escolar, apresenta sintomas continuados na adolescência e na vida adulta. Para uma assistência adequada, são necessárias abordagens com psicoterapia e fonoaudiologia, terapêuticas psicofarmacológicas buscando aprimorar o desenvolvimento pedagógico e de conduta. Acerca desse transtorno, julgue o item a seguir. 
Para um diagnóstico de TDAH, evidenciam-se a disfunção atencional, a impulsividade e a hiperatividade.
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54Q840686 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  
Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.
O terapeuta ocupacional pode ter a respectiva intervenção, com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, mediada por animais, pois estes são comprovadamente uma fonte de apoio social, além de facilitarem e promoverem o contato interpessoal.
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55Q845807 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O cerne da teoria de Piaget está na díade mãe-bebê. Não é possível haver um bebê sem que haja os cuidados maternos, em razão da “dependência absoluta”, marca dos primeiros meses de vida do bebê para com a mãe.

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56Q845045 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes e assegura-lhes oportunidades de desenvolvimento das capacidades física, mental, social e moral. Nesse contexto, é importante que as crianças e os adolescentes tenham acesso ao convívio com uma rede de apoio acolhedora, além de acesso à educação formal e às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Em relação a esse contexto, julgue o item a seguir. 
Os serviços de atenção à saúde mental infantojuvenil devem assumir uma perspectiva social além do diagnóstico e do tratamento, abarcando ações de acolhimento e escuta qualificada.
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57Q846583 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) foi construída para ser utilizada por terapeutas ocupacionais, com objetivo de detectar mudanças nos componentes de desempenho ocupacional ao longo do tempo.

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58Q846329 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

A Functional Independence Measure é uma bateria de testes elaborada para avaliar as capacidades cognitivas básicas de crianças e de adolescentes.

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59Q845309 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Na infância, diagnósticos do grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento são mais evidenciados, com o transtorno do espectro autista (TEA) englobando critérios relacionados ao deficit de comunicação e interação social, além de padrões repetitivos ou restritos de comportamento, atividades e interesses. Com relação aos critérios apresentados, julgue o item a seguir. 
Com o diagnóstico de TEA, o tratamento deve ser focado no desenvolvimento de habilidades sociais e de motivações, além de orientar esforços para uma vida com independência e autonomia.
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60Q840702 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Um adolescente de 16 anos de idade compareceu ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com a mãe, que relata que o adolescente teve o primeiro episódio psicótico em 2018, e ela nega questões psiquiátricas na família. Ele está concluindo ensino fundamental. Em acolhimento, o adolescente refere que sempre foi solitário, não tem amigos e não namora. É o mais novo de quatro irmãos. Apresentou-se ao exame psiquiátrico com aparência cuidada, orientado, desconfiado, lacônico, não verbalizando delírios nem alucinações. 

Considerando o caso de caráter motivador e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

As relações entre pares e familiares próximos ao adolescente ou à criança podem ser desencadeadoras de estresse e contribuir para o sofrimento psíquico vivenciado, ou ser fatores protetivos ao gerarem sentimentos de segurança e de possibilidades de suporte e apoio.

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