Questões de Concursos: Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q844878 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A Resolução no 482/2017 fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e dá outras providências.

Com base nessa resolução e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Apesar da Resolução no 482/2017 determinar a precificação de todos os procedimentos fisioterapêuticos, o profissional poderá deixar de cobrar honorários quando fizer assistência de colega ou pessoa que viva sob a dependência econômica dele, cobrando apenas o material utilizado.

32 Q840288 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 19 anos de idade deu entrada em um centro de reabilitação após alta hospitalar, apresentando histórico de lesão medular no nível T11 em consequência de um acidente de carro. Por se tratar de seu primeiro dia, a equipe multidisciplinar fez uma avaliação completa, incluindo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a American Spinal Injury Association (ASIA). Nos dias que se seguiram, ele conheceu o fisioterapeuta que o acompanhará, o qual é muito experiente em lesão medular e, no primeiro encontro dos dois, o paciente relatou que pesquisou acerca de tratamentos póslesão medular e questionou a respeito de um tratamento de eletroestimulação. O fisioterapeuta explicou que se trata de um tratamento experimental ainda em pesquisa e que, para o momento, planeja um tratamento voltado para sua maior participação e independência.

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Caso esse paciente queira fazer parte de alguma pesquisa que tem o objetivo de testar novos tratamentos, essa pesquisa deve respeitar o princípio bioético da não maleficência, ou seja, não provocar nenhum mal ao paciente. Entretanto, por se tratar de algo experimental, é possível que não esteja claro o princípio bioético da beneficência, pois não se sabe quais serão os benefícios ao paciente.

33 Q839941 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A Resolução no 482/2017 fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e dá outras providências.

Com base nessa resolução e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
O RNPF foi feito para promover a segurança e a qualidade do exercício da fisioterapia brasileira por meio da precificação, estabelecendo índices remuneratórios adequados para cada procedimento a ser realizado.

34 Q845933 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A ventilação mecânica substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea e está indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A ventilação mecânica propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, podendo ser utilizada de forma não invasiva por meio de uma interface externa, geralmente uma máscara facial, e de forma invasiva por intermédio de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia.

 DIRETRIZES BRASILEIRAS DE Ventilação Mecânica, 2013.

Tendo em vista as informações apresentadas no texto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Entre os efeitos cardiovasculares no uso da VNI, destacam-se a diminuição do retorno venoso, a diminuição da pós-carga de ventrículo esquerdo, a redução do trabalho e o aumento do consumo de oxigênio.

35 Q841103 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A Resolução no 482/2017 fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e dá outras providências.

Com base nessa resolução e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  

Os fisioterapeutas que possuem o título de especialista registrados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) poderão acrescentar 20% a mais na precificação dos respectivos atendimentos em sua área de atuação.

36 Q844372 | Fisioterapia, Eletroterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 52 anos de idade, enfermeira, sofreu trauma doméstico com fratura de escafoide em mão esquerda há dois meses. Foi tratada conservadoramente com imobilização gessada, porém desenvolveu atrofia de Sudeck. Durante a avaliação fisioterapêutica, observaram-se punho e mão edemaciados, lustrosos, cianóticos e frios. Nota-se hipersensibilidade à palpação e ela refere impossibilidade de vestir luvas para realizar procedimentos laborais, e até a manga do jaleco lhe causa incômodo. Fez infiltração com corticoide no local, foi novamente imobilizada com tala removível, afastada do trabalho e indicada para fisioterapia.

 Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A estimulação elétrica deve ser instituída com a intensidade máxima tolerada pelo paciente, a fim de minimizar a dor em nível cortical superior.

37 Q843927 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A Resolução no 482/2017 fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e dá outras providências.

Com base nessa resolução e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
O fisioterapeuta que não respeitar a Resolução no 482/2017 e precificar os próprios procedimentos abaixo do valor mínimo estará agindo de forma incompatível com a dignidade da profissão e promovendo concorrência desleal. Entretanto, não há artigos que mencionam explicitamente o RNPF no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.

38 Q844912 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Os testes de função pulmonar raramente são úteis para definição diagnóstica, porém adicionam informações que complementam a história clínica, o exame físico, os métodos de imagem e os exames laboratoriais. São particularmente úteis no seguimento do doente e sua terapêutica.

WEST, J. B. Fisiopatologia pulmonar: princípios básicos. 7. ed. Janes e Bartlett, 2010.

Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A elasticidade pulmonar, também chamada de retração elástica, é aumentada em pacientes com enfisema e reduzida em pacientes com edema intersticial.

39 Q844915 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A Lei no 6.316/1975 criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e deu outras providências, questões de infrações, penalidades e o exercício das profissões.

No que concerne a essa lei e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Cabe ao CREFITO, perante a Lei no 6.316/1975, expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados, fixar o valor de anuidades, taxas, emolumentos e multas, fiscalizar o exercício profissional na área de sua jurisdição, entre outros.

40 Q841956 | Fisioterapia, Eletroterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Correntes elétricas pulsadas de alta voltagem em nível sensorial devem ser implementadas com o cátodo, sendo colocado sobre a ferida, a fim de melhorar o tecido de granulação e a reepitelização local.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.