Questões de Concursos Nível I

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61Q897580 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?
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62Q1027926 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos com Dados, Nível I, Prefeitura de Goiabeira MG, Máxima, 2025

João, Tamires, Otávio e Cecília estão lendo o mesmo livro. João lê uma página a cada 3 minutos, Tamires lê uma página a cada 4 minutos, Otávio lê uma página a cada 8 minutos e Cecília lê uma página a cada 9 minutos.
Para terminar o livro, cada um deles deve ler a seguinte quantidade de páginas:

João: 15 páginas
Tamires: 9 páginas
Otávio: 6 páginas
Cecília: 5 páginas

Qual deles será o último a terminar o livro?
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63Q897584 | Pedagogia, Legislação da Educação, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia fundamental dentro da Política Nacional de Educação Inclusiva, voltada para garantir o acesso e a permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais na escola regular. Sobre o AEE, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O AEE deve ser oferecido apenas em instituições de educação especial, sem vínculo com as escolas regulares.
( ) O atendimento deve ser realizado por profissionais capacitados, que utilizem metodologias e recursos adequados às necessidades dos alunos.
( ) O objetivo do AEE é promover a inclusão social e escolar dos alunos com deficiência, garantindo a igualdade de oportunidades.
( ) O AEE deve ser uma prática isolada, sem a necessidade de articulação com os professores da turma regular.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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64Q1080853 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Nível I, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

De acordo com o art. 2º, §1º, da Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência), a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e levará em conta os seguintes aspectos:

I. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
II. Os fatores socioambientais, psicológicos estéticos.
III. A limitação no desempenho de atividades.
IV. A restrição de participação.

Assinale:
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65Q1081320 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Nível I, Prefeitura de Porangatu GO, Itame, 2023

Adolfo, foi matricular sua filha na pré-escola, e informou que ela tinha transtorno do espectro autista. A funcionária informou que a escola não tinha professor de apoio, o que impossibilitaria matriculá-la. Desse modo:
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