Questões de Concursos Nível Superior

Resolva questões de Nível Superior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q972165 | Conhecimentos Gerais, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Os municípios são governados pelos prefeitos e vice-prefeitos, que fazem parte do Poder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q972435 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Segundo notícia veiculada em junho de 2016, o líder norte-coreano alardeou o sucesso dos testes de dois mísseis de médio alcance disparados, afirmando que são uma ameaça às bases americanas no Pacífico, informou a agência oficial de imprensa KCNA. Ele que supervisionou pessoalmente os testes, declarou que se trata de um “grande acontecimento”, que reforça as capacidades de ataque nuclear preventivo da Coreia do Norte, segundo a KCNA. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta como se chama tal líder norte-coreano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q958703 | Noções de Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Nível Superior, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ao planejarem uma fiscalização, os auditores internos de determinado órgão decidiram que seria necessário testar a veracidade das seguintes afirmações:

P: Os beneficiários receberam do órgão os insumos previstos no plano de trabalho.
Q: Há disponibilidade, no estoque do órgão, dos insumos previstos no plano de trabalho.
R: A programação de aquisição dos insumos previstos no plano de trabalho é adequada.
A respeito dessas afirmações, julgue o item seguinte, à luz da lógica sentencial.
Se as afirmações Q e R forem verdadeiras, será verdadeira a seguinte proposição: “Se não há disponibilidade, no estoque do órgão, dos insumos previstos no plano de trabalho, então a programação de aquisição dos insumos previstos no plano de trabalho não é adequada.”
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q972297 | Português, Emprego do hífen, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Complete corretamente a frase: "A farmacêutica, Eloan dos Santos Pinheiro, viaja para a Índia e a China para resolver um dilema: conseguir a ___ para fabricar os ___ brasileiros."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q972316 | Conhecimentos Gerais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Assinale a alternativa correta. No que se refere ao descarte irregular de resíduos sólidos no meio ambiente, em áreas protegidas, como mananciais, por exemplo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q972069 | Português, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

De acordo com a pertinência linguística, assinale a afirmativa em que o sinal indicativo da crase foi efetuado adequadamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q972073 | Conhecimentos Gerais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A fronteira que separa __________ do(s) ___________ é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q972168 | Atualidades, Economia na Atualidade, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

"“O futuro não ia ser assim‟: Pobreza extrema volta a crescer no Brasil.”

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/politica... - adaptado.


Considerando-se a notícia acima e a atual conjuntura econômica e política do Brasil, analisar os itens abaixo:

I - De acordo com economistas de diferentes correntes, a análise do tema passa, necessariamente, pela taxa de desemprego.

II - O aumento do PIB implica necessariamente o aumento de pobreza.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q972436 | Atualidades, Desastres Naturais e Humanos na Atualidade, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com notícia veiculada em junho de 2016, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um ___________ causou destruição na província de Jiangsu, __________, e deixou pelo menos 51 mortos no dia 23/06/2016, segundo a Associated Press. A mídia local afirma que um grande número de pessoas ficaram feridas e que estradas foram bloqueadas na região de Yancheng. O canal CCTV mostrou populares dando auxílio aos feridos. Carros tombaram e postes de iluminação caíram. Os bombeiros não informaram o número de vítimas, mas disseram que a tempestade foi acompanhada de granizo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q958711 | Direito Administrativo, Princípios, Nível Superior, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos de informática, julgue o item a seguir.
O Microsoft Word apresenta a opção de criar documentos em colaboração, que permite que duas ou mais pessoas possam revisar e alterar um mesmo documento. Para tanto, o Word oferece modos de marcação e destaque para as partes do texto alteradas.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q972558 | Noções de Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Com relação à inserção de imagens em provedores de email, analise as assertivas abaixo.

I. Quando uma figura é anexada em um e-mail, de qualquer provedor, a imagem é convertida para um formato automaticamente menor para facilitar a transmissão dos dados para a Internet.

II. Todos os provedores limitam o número de cinco fotos enviadas em um e-mail.

III. Um arquivo Bitmap do Windows pode ser anexado em qualquer provedor de e-mail.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q972312 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Complete corretamente a frase: O ___, considerado o de menor extensão territorial do país, abrange dois estados brasileiros, a saber: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q972170 | Atualidades, Trabalho, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

“Protesto de caminhoneiros interdita mais de cem pontos em rodovias do país.”

https://veja.abril.com.br/brasil... - adaptado.

Considerando-se a notícia acima, analisar os itens abaixo:

I - O protesto de caminhoneiros é contra o aumento dos preços de combustíveis, em especial do diesel.

II - O protesto refere-se à proibição de trânsito de caminhões nas estradas federais em dias de semana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q972065 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

De acordo com a adequação linguística e com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q972071 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

Assinale a alternativa que CONTRARIA a norma-padrão da Língua Portuguesa em relação à concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q972075 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O Ministério da Saúde da República Democrática (...) do Congo confirmou, nesta quarta-feira, 2.000 novos casos de Ebola no país desde agosto de 2018. Segundo a pasta, são 10 casos novos por dia que estão sendo reportados.

(Disponível em: https://www.msn.com/ptbr/noticias/mundo/surto-de-ebola-no-congo-infecta-2000-pessoas-em-10-meses/ar-AACooyv.)

O Ebola é considerado um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q972083 | Noções de Informática, Microsoft Powerpoint, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O PowerPoint é um aplicativo muito utilizado para desenvolver apresentações, com diversos recursos como: objetos gráficos (cliparts), símbolos, organogramas, fotos, entre outros recursos gráficos. Dentre as suas principais funcionalidades, podemos destacar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q972084 | Noções de Informática, Microsoft Powerpoint, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O PowerPoint permite, ao preparar uma apresentação, inserir efeitos de transições entre os slides. Analise os passos para adicionar a transição de slides.

( ) Selecionar Opções de Efeito para escolher a direção e a natureza da transição

( ) Selecionar a guia Transições e escolher uma transição; selecionar uma transição para ver uma visualização.

( ) Escolher o slide no qual se deseja adicionar uma transição.

( ) Selecionar a Visualização para ver como a transição é exibida.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q972413 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa, quanto à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.