Questões de Concurso Neonatologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q998497 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um pré-escolar com 2 anos e 8 meses apresentou alteração em seu comportamento. Rapidamente regrediu, deixando de falar, evitando contato com outras pessoas, à exceção de uma prima, não correspondendo a afetos e fugindo do contato visual. Passou a apresentar comportamentos repetitivos, ficando todo o tempo com o mesmo objeto (uma chave de armário), alinhando brinquedos, não aceitando mudanças e mostrando-se seletivo em relação à alimentação.
Nesse caso, a associação correta é:

12 Q999911 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Pré-termo de 26 semanas e 5 dias de idade gestacional, com peso de nascimento de 750 g, é admitido com 1 hora de vida na UTI neonatal do hospital onde nasceu. Nasceu de parto cesárea de urgência indicado por préeclâmpsia, com bolsa íntegra e sem nenhum fator de risco infeccioso. Não foi realizada corticoterapia antenatal. O escore de Apgar foi 7 e 8 no primeiro e quinto minutos de vida, respectivamente, sendo mantido em CPAP com pressão de 7 cmH20 e FiO2 de 0,21, com bom padrão respiratório e boa saturação. Com cerca de 6 horas de vida, iniciou episódios de apneia com bradicardia, hipotensão, pulsos centrais finos e tempo de enchimento capilar de 5 segundos. Foi realizada intubação traqueal e iniciado suporte vasoativo com dobutamina na dose de 5 mcg/kg/min. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

13 Q999918 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Prematuro extremo com 26 semanas de idade gestacional de nascimento e com 72 horas de vida está intubado em ventilação mecânica em UTI neonatal de referência. A ventilação mecânica está sendo realizada em modo assistido-controlado a pressão com volume garantido, com volume alvo de 5 ml/kg, PEEP de 6 cmH20, frequência respiratória de 40 irpm, tempo inspiratório de 0,35 s, fração inspirada de oxigênio de 30% e atingindo pressão de pico inspiratório em torno de 21 cmH20. Gasometria arterial mostra pH 7,30, pCO2 50 mmHg, pO2 55 mmHg, HCO3 22 mEq/L, BE - 4 e lactato de 1,8 mmol/L. Sobre o manejo ventilatório desse paciente, assinale a alternativa correta.

14 Q999923 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Gestante de 30 semanas é levada para cesárea de emergência devido a descolamento prematuro de placenta. É realizada anestesia geral com extração do concepto após cerca de 3 minutos. Recém-nascido apresenta-se hipotônico e sem choro ou respiração espontânea. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O clampeamento do cordão umbilical deve ser realizado imediatamente para início das manobras de reanimação.

II. O clampeamento do cordão umbilical pode ser feito entre 30 e 60 segundos para garantir uma melhor transição da circulação fetal.

III. A primeira medida de reanimação que deve ser realizada após o clampeamento do cordão deve ser a ventilação com pressão positiva.

IV. A idade gestacional de 30 semanas dispensa o uso de saco plástico e touca dupla.

Estão corretas as afirmativas:

15 Q999926 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente com 36 semanas e 1 dia de idade gestacional tem 6 horas de vida e está em alojamento conjunto, sem intercorrências até o momento. Feita prescrição de dosagem de glicemia capilar em horários pré-definidos para rastreio de hipoglicemia. Sobre essa conduta, assinale a alternativa correta.

16 Q999929 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente de 20 horas de vida, em alojamento conjunto, com icterícia precoce hemolítica por incompatibilidade ABO em fototerapia intensiva. Assinale a alternativa que apresenta característica dessa modalidade de fototerapia.

17 Q999931 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Filho de mãe diabética com 12 horas de vida está em alojamento conjunto apresentando tremores intensos em mãos e pés. O nascimento foi por cesárea devido a macrossomia fetal com peso de nascimento de 4200 g, Apgar 9 e 10, sem outras intercorrências gestacionais. O restante do exame físico é normal. Não há queixas relacionadas à amamentação. Realizada avaliação da glicemia capilar com resultado de 50 mg/dl. Foi coletada dosagem de cálcio, de magnésio e hemograma. A respeito desse caso, assinale a alternativa correta.

18 Q999936 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente nascido a termo por sofrimento fetal agudo com diagnóstico de asfixia perinatal, tem 8 horas de vida e está intubado em ventilação mecânica com parâmetros altos: pressão inspiratória de 24 cmH20, PEEP de 8 cmH20, frequência respiratória de 45 irpm e FiO2 de 100%. Apesar disso, mantém saturação em membro superior direito de 80% e em membro inferior direito de 70% com cianose central e instabilidade hemodinâmica. Realizado ecocardiograma funcional que evidenciou abaulamento do septo interventricular para esquerda com refluxo tricúspide importante, além de disfunção biventricular. Em relação à condução desse caso, assinale a alternativa correta.

19 Q999937 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Pré-termo extremo de 27 semanas e 2 dias com peso de 850 g nasceu por via vaginal após trabalho de parto prematuro com boa vitalidade, sendo acoplado precocemente ao CPAP com pressão de 7 cmH20 e FiO2 de 40%. Foi realizado ciclo completo de corticoterapia antenatal. Evoluiu com piora progressiva do padrão respiratório com sinais de desconforto e necessidade de aumentos sucessivos da fração inspirada de oxigênio até 50% na primeira hora de vida. Sobre a assistência ventilatória desse paciente, assinale a alternativa correta.

20 Q999944 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Prematuro extremo de 26 semanas de idade gestacional de nascimento, internado em UTI neonatal, tem 20 dias de idade cronológica e estava estável, em ventilação não-invasiva e dieta enteral plena com fórmula infantil para prematuros. Nas últimas horas apresentou três episódios de vômito, distensão abdominal dolorosa e evacuações sanguinolentas. Evoluiu também com pulsos filiformes, hipotensão, tempo de enchimento capilar prolongado e apneias sucessivas, sendo intubado para início de ventilação mecânica invasiva. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.