Questões de Concursos Neonatologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q999937 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Pré-termo extremo de 27 semanas e 2 dias com peso de 850 g nasceu por via vaginal após trabalho de parto prematuro com boa vitalidade, sendo acoplado precocemente ao CPAP com pressão de 7 cmH20 e FiO2 de 40%. Foi realizado ciclo completo de corticoterapia antenatal. Evoluiu com piora progressiva do padrão respiratório com sinais de desconforto e necessidade de aumentos sucessivos da fração inspirada de oxigênio até 50% na primeira hora de vida. Sobre a assistência ventilatória desse paciente, assinale a alternativa correta.

22 Q999946 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Após asfixia perinatal grave, recém-nascido a termo está sob hipotermia terapêutica e tem 8 horas de vida. Está em ventilação mecânica invasiva e sem nenhuma droga vasoativa. Apresenta pulsos finos, hipotensão sistólica e tempo de enchimento capilar prolongado. Gasometria arterial mostra pH 7,01, pCO2 35, pO2 85, HCO3 12, BE -14 e lactato de 9,0. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. A reposição de bicarbonato de sódio endovenoso é a primeira conduta a ser adotada.

II. A lesão miocárdica pela asfixia perinatal justifica a hipotensão sistólica.

III. A correção do pH se dará pelo suporte hemodinâmico que preferencialmente deve ser realizado com expansão volêmica com solução colóide.

IV. Está indicado o uso de um inotrópico como a dobutamina para suporte hemodinâmico e consequente melhora da acidose metabólica.

Estão corretas as afirmativas:

23 Q1005633 | Saúde Pública, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma lactente de 8 meses, com febre de 38,5 °C, coriza e tosse, foi levada ao posto de saúde para ser vacinada contra influenza pela primeira vez. Considerando o estado dessa lactente, a equipe do posto de saúde deve:
Considerando o estado dessa lactente, a equipe do posto de saúde deve:

24 Q998485 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 2 anos, portadora de síndrome de Down, sem queixas, compareceu à consulta de rotina. De acordo com o protocolo de envio de portadores de síndrome de Down, o médico deve:

25 Q998489 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Escolar, 9 anos, masculino, há 15 dias apresentou quadro de diarreia aguda com febre baixa. Há 3 dias iniciou dormência e parestesia em ambos os membros inferiores, seguidas de fraqueza, que impede a deambulação. Atualmente apresenta, além da perda da força muscular, arreflexia nos membros inferiores e dormência e parestesia em tórax. No liquor apresenta aumento de proteínas com leucócitos e glicose normais.
O tratamento a ser iniciado é:

26 Q998490 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um lactente com 3 meses, nascido a termo e com acompanhamento adequado de puericultura, apresenta criptorquidia à esquerda. Tem crescimento e desenvolvimento adequados e não há outras alterações ao exame físico.
A conduta preconizada nesse caso é:

27 Q998491 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma adolescente comparece à unidade básica de saúde para consulta, pois necessita de uma declaração médica para matrícula no colégio. No prontuário consta que, aos 10 anos e quatro meses, apresentou telarca e aos 11 anos, pubarca. No momento tem 14 anos e seis meses e relata ainda não ter menstruado. O exame físico é normal.
Considerando a fisiologia da puberdade, a conduta em relação à ausência de menarca deve ser:

28 Q998499 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um escolar, 5 anos, masculino, é levado à emergência apresentando dor abdominal forte, de início súbito, intermitente, que, quando ocorre, leva à posição antálgica e causa vômitos. Ao exame físico mostra-se em bom estado geral, com massa palpável em abdômen superior, mal definida e dolorosa. Foi realizada radiografia simples do abdômen, que mostrou área de densidade aumentada em epigástrio e ultrassonografia, com imagem tubular transversalmente e longitudinalmente em alvo.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, a localização mais comumente encontrada desse acometimento é:

29 Q999910 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Puérpera de 30 anos deu à luz, por parto vaginal, a um recém-nascido pequeno para idade gestacional de 41 semanas de idade gestacional. As sorologias maternas mostraram um VDRL positivo na titulação 1/32 na 32ª semana de gestação. O tratamento com penicilina benzatina foi prescrito na dose correta e repetido por 3 semanas, conforme protocolo do ministério da saúde. O parceiro e pai da criança recursou-se a receber a medicação. Houve queda da titulação da gestante para 1/8 e 1/4 respectivamente nas semanas seguintes, no entanto, no momento da admissão na maternidade houve nova subida do título do VDRL para 1/16. O VDRL do recém-nascido foi coletado e teve como resultado a titulação 1/64. O aleitamento materno exclusivo segue sem problemas e não houve outras intercorrências com o binômio mãe-filho. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

30 Q999914 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente com 2 meses de idade cronológica e 35 semanas de idade corrigida apresenta dosagem de fósforo de 2,9 mg/dl e fosfatase alcalina de 700 U/L. Foi prematuro extremo nascido de cesárea de urgência por iminência de eclâmpsia, permaneceu em ventilação mecânica por 15 dias e recebeu nutrição parenteral por 30 dias devido a enterocolite necrotizante grave, atingindo a dieta plena apenas com 45 dias de vida. Está recebendo leite materno com aditivo, em processo de relactação, com bom ganho de peso e está sob cuidados intermediários em unidade canguru. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.