Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1007049 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Alterações de pupila são sinais neurológicos de grande valor para diagnósticos etiológico e topográfico. Analise as sequências abaixo relativas ao tema e assinale a alternativa que apresenta as associações corretas.
I. Sindrome de Horner. II. Síndrome de Adie, III. Pupilas pontinhas. IV. Pupila uncal.
A. Pupilas extremamente mióticas. B. Pupila extremamente midriáticas, com reflexo fotomotor negativo. C. Síndrome da pupila tônica. D. Ptose da pálpebra inferior; miose, anidrose da face; heterocromia e enoftalmia aparente, se congênito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q973555 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue o item subsequente.

Acidose sanguínea, hiperlactatemia, hipocalemia e hiperglicemia são alterações orgânicas observadas após trinta minutos de duração do estado de mal epiléptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q973575 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue o item a seguir.

Nos casos clínicos em que os pacientes apresentam afasia transcortical sensitiva, a repetição e a compreensão auditiva mantêm-se preservadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q973582 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue. O declínio da atividade colinérgica é mais acentuado e precoce em pacientes que apresentam esse tipo de quadro clínico, quando comparado ao quadro clínico de demência de Alzheimer.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q973586 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo às disgenesias do sistema nervoso.

O aumento da fossa posterior com anatomia preservada do IV ventrículo e do cerebelo, geralmente, não representa alterações que tenham significado clínico.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q973589 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Os transtornos do sono podem ocorrer com movimentos involuntários, podendo esses movimentos se apresentar de maneira estereotipada, violenta e periódica. As etiologias são diversas, e acredita-se que haja componentes genéticos, autoimunes ou mesmo degenerativos.

Considerando o texto apresentado, julgue o item seguinte a respeito de transtornos do movimento e do sono.

Os movimentos periódicos dos membros durante o sono, comumente associados à doença de Willis-Ekbon, são caracterizados pela dorsiflexão dos pododáctilos e dos tornozelos, com ativação do músculo tibial anterior. Esses movimentos têm a duração aproximada de trinta segundos, com intervalo médio de cinco a noventa minutos e em uma série de, pelo menos, quatro movimentos consecutivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q973591 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos transtornos do movimento, julgue o item que se segue.

A doença de Segawa, distonia responsiva à dopamina com flutuações diurnas, está classicamente relacionada, na forma autossômica dominante, a mutações no gene da GTP ciclo-hidrolase I, no cromossomo 14. Esse gene codifica enzima que converte GTP em tetra-hidrobiopterina (BH4), o cofator da enzima tirosina hidroxilase, que é essencial para a síntese de dopamina.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q997953 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 30 anos, vegana, procura neurologista porque vem apresentando desequilíbrio progressivo para caminhar. No teste de Romberg, cai; apresenta dismetria nas manobras dedo-nariz e calcanhar-joelho, que se agrava com o fechamento dos olhos, e sinal de Babinski bilateral.
Diante desse quadro clínico, o que se espera encontrar na avaliação da sensibilidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1009526 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 30 anos de idade, com hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto, há 2 anos apresenta disfonia, ptose e paresia em membros superiores. Relata flutuação dos sintomas ao longo do dia principalmente quando é submetida a esforço físico.
NÃO faz parte da investigação diagnóstica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1009527 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 62 anos procura ambulatório de neurologia por estar apresentando há alguns anos tremor nos membros superiores. O tremor vem se agravando, o que interfere nas atividades de vida diária e no convívio social. O tremor surge quando ele leva um copo à boca e se agrava quando está sendo observado. Somente tem certo alívio quando bebe vinho. Observa também que sua cabeça não fica parada. Desconhece doenças de família porque foi adotado. Exceto pelo tremor cinético e postural, não foram encontradas outras alterações ao exame.
A conduta inicial mais adequada nesse primeiro atendimento é realizar teste terapêutico com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1009542 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 40 anos é internada com cefaleia intensa e rigidez de nuca. A pressão do liquor é de 240 cm de água e o exame do LCR identifica 180 células/mm3 (90% de linfócitos e 10% de monócitos) e 80 mg/dl de proteínas com glicorraquia normal. A família informa que a paciente tem ótima saúde, porém nos últimos 10 anos esta é a quarta internação com sintomas semelhantes. Somente agora o vírus relacionado a essa síndrome meníngea recorrente foi identificado no LCR por PCR, firmando o diagnóstico final de meningite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1067407 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um paciente de 64 anos apresenta-se ao consultório com queixas de diplopia e ptose palpebral. Durante a avaliação dos pares cranianos, o médico nota uma limitação do movimento ocular para cima, para baixo e medialmente no olho direito. A pupila desse olho também está dilatada e não responde à luz. Qual par craniano é mais provável estar afetado nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1067408 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Durante o sono REM (Rapid Eye Movement), há uma intensa atividade cerebral associada a sonhos vívidos e paralisia temporária dos músculos esqueléticos. Qual neurotransmissor está primariamente envolvido na inibição ativa dos neurônios motores somáticos que resulta nessa atonia muscular característica da fase de sono REM?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1067412 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma paciente adulta é admitida com confusão aguda, distúrbios do comportamento e convulsões focais sem febre. A ressonância magnética (RM) cerebral mostra hiperintensidades no lobo temporal em T2/FLAIR sem realce pós-contraste e a punção lombar revela pleocitose linfocítica com proteínas normais e ausência de patógenos identificáveis por PCR. Qual dos seguintes testes seria o mais indicado para confirmar a suspeita clínica dessa paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1067413 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um paciente de 22 anos é encaminhado ao serviço de genética médica com um quadro clínico progressivo caracterizado por fraqueza muscular distal, atrofia nos membros inferiores e redução dos reflexos tendinosos. O exame eletroneuromiográfico revela evidências de desmielinização periférica com velocidades de condução nervosa significativamente diminuídas. Não há histórico familiar conhecido para neuropatias hereditárias. Considerando as possíveis causas genéticas para a apresentação dessa neuropatia periférica, qual teste molecular é mais indicado inicialmente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1005208 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 72 anos procura neurologista para uma segunda opinião quanto a um quadro de desequilíbrio de marcha que vem evoluindo há 2 anos. Relata piora progressiva: inicialmente conseguia deambular sem ajuda, mas depois passou a necessitar de uma bengala e há 6 meses está usando um andador. Nega queixas cognitivas. Quando questionado sobre o controle urinário, informa que está apresentando urgência miccional há 6 meses. Foi diagnosticado inicialmente com doença de Parkinson, mas não teve melhora com as medicações prescritas. O exame neurológico evidencia marcha com base alargada, passos curtos, instabilidade às mudanças de direção e instabilidade postural ao pull-test, necessitando ser amparado. Nervos cranianos, força, reflexos, tônus, sensibilidade e coordenação não mostram anormalidades objetivas.
A investigação complementar estabelece o diagnóstico ao identificar, em exame de neuroimagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1007034 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em algumas situações faz-se necessário diferenciar a Esclerose Múltipla (EM) de outras patologias que a ela se assemelham. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1007038 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

O tratamento da epilepsia requer um amplo conhecimento, não só do mecanismo de ação das diferentes drogas, mas também de seus possíveis efeitos colaterais.
Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as sequências abaixo.
I. Ácido valproico. II. Fenobarbital. III. Zonisamida. IV. Carbamazepina.
A. Cálculo renal. B. Aumento de peso em 50% dos casos. C. Alteração de memória, problemas cognitivos e em uso prolongado, contratura de Dupuytren. D. Hiponatremia.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q973564 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

O acometimento da medula pela esquistossomose ocorre mais frequentemente do que o cerebral, e manifesta-se por mielite transversa

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q973565 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

A deficiência de vitamina B12 pode levar à mielopatia cordonal posterior lentamente progressiva, porém nem todos os pacientes deverão apresentar os sinais clássicos de anemia e macrocitose no hemograma.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.