Início

Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q973555 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue o item subsequente.

Acidose sanguínea, hiperlactatemia, hipocalemia e hiperglicemia são alterações orgânicas observadas após trinta minutos de duração do estado de mal epiléptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q973589 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Os transtornos do sono podem ocorrer com movimentos involuntários, podendo esses movimentos se apresentar de maneira estereotipada, violenta e periódica. As etiologias são diversas, e acredita-se que haja componentes genéticos, autoimunes ou mesmo degenerativos.

Considerando o texto apresentado, julgue o item seguinte a respeito de transtornos do movimento e do sono.

Os movimentos periódicos dos membros durante o sono, comumente associados à doença de Willis-Ekbon, são caracterizados pela dorsiflexão dos pododáctilos e dos tornozelos, com ativação do músculo tibial anterior. Esses movimentos têm a duração aproximada de trinta segundos, com intervalo médio de cinco a noventa minutos e em uma série de, pelo menos, quatro movimentos consecutivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q997964 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 25 anos foi diagnosticada com esclerose múltipla remitente-recorrente após apresentar dois surtos, sendo uma neurite óptica e uma síndrome de tronco cerebral, com 6 meses de intervalo entre eles. Houve recuperação completa dos sintomas sem tratamento específico. Ressonância magnética de crânio evidenciou lesões desmielinizantes típicas supra e infratentoriais sem captação de contraste, e, no liquor, foram identificadas bandas oligoclonais. Iniciou tratamento com acetato de glatiramer 40 mg SC, 3 vezes por semana, mas, após 6 meses de uso dessa medicação, apresentou quadro subagudo de dormência e fraqueza no membro superior direito, sendo então prescrita pulsoterapia com metilprednisolona 1.000 mg venoso por 5 dias. Nesse momento, optou-se pela troca do tratamento preventivo para fingolimode 0,5 mg, 1 vez ao dia. Uma contraindicação ao uso do fingolimode é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1009537 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 40 anos refere “dor de cabeça” desde a infância, com crises agudas de intensa hemicrania pulsátil precedidas de sintomas visuais “em fortificação”.
São características dessa cefaleia primária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1005200 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 30 anos apresenta, há 6 meses, quadro progressivo de dificuldade para fechar o olho direito e boca entortando para a esquerda. Ao exame neurológico, são identificados lagoftalmia à direita, apagamento do sulco nasolabial à direita e desvio da comissura labial para a esquerda. Não há outras alterações.
O diagnóstico topográfico é lesão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1005201 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Maria Eduarda, 45 anos, com história prévia de migrânea, apresenta cefaleia de início súbito de forte intensidade com náuseas, vômitos e perda de consciência. Ao exame, está sonolenta e com resistência na movimentação passiva do pescoço. PA = 120 x 80 mmHg, FC = 90 bpm, afebril. A conduta inicial foi solicitar imediatamente uma tomografia de crânio, que se revelou normal.
Frente a esse cenário clínico, a conduta a ser tomada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1005205 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Num posto de saúde, dá entrada uma mulher de 50 anos, após ter tido em casa uma convulsão com recuperação da consciência após alguns minutos. O exame neurológico é normal e a paciente é deixada em observação após realizar exames de sangue e ser colocada em hidratação venosa. Após 1 hora, apresenta uma crise generalizada tônico-clônica que dura 2 minutos, seguida de coma pós-comicial. Abalos tônico-clônicos retornam após alguns minutos e não cessam com administração de diazepam 20 mg IV.
A conduta a seguir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q973582 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue. O declínio da atividade colinérgica é mais acentuado e precoce em pacientes que apresentam esse tipo de quadro clínico, quando comparado ao quadro clínico de demência de Alzheimer.
  1. ✂️
  2. ✂️

109Q997958 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 45 anos de idade, afrodescendente, apresenta quadro de perda visual grave em olho esquerdo de instalação subaguda. Procura oftalmologista, que constata grave comprometimento da acuidade visual e edema de papila em olho esquerdo. Solicita exames, que afastam etiologia isquêmica ou infecciosa. A RM de crânio mostrou hipersinal em FLAIR em nervos ópticos com captação de gadolíneo em T1, sem alterações no parênquima cerebral. Diante da suspeita de síndrome do espectro da neuromielite óptica, realizou pesquisa do anticorpo antiaquaporina 4, que foi negativa. Após 6 meses evoluiu com quadro de soluços e vômitos intratáveis, apesar do uso de vários medicamentos sintomáticos, chegando a perder peso. Esse quadro durou 1 mês e melhorou espontaneamente. Realizou RM de crânio e levou o exame ao neurologista, sendo diagnosticada com neuromielite óptica.
A lesão encontrada que definiu o diagnóstico estava localizada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1009528 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente idoso é encontrado na rua e internado no CTI. A equipe discute com os residentes a possiblidade de morte encefálica. No que se refere ao protocolo do Ministério da Saúde para morte encefálica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1009536 | Medicina, Genética Médica, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 78 anos, advogado, procura neurologista em 2024 para esclarecimento diagnóstico. Apresenta paralisia facial periférica bilateral e grave iniciada insidiosamente na década de 90. Nos últimos anos, vem apresentando progressiva redução da visão bilateral, atribuída a glaucoma e doença da córnea. O exame da pele mostra cútis elástica. Não tem déficit motor nos membros e relata ter jogado futebol até os 70 anos. O exame da sensibilidade indicou apalestesia nos 4 membros. Recorda-se de que sua mãe, falecida com 84 anos de idade, apresentava redução nos movimentos da face e glaucoma.
O estudo genético confirmou a hipótese diagnóstica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1009542 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 40 anos é internada com cefaleia intensa e rigidez de nuca. A pressão do liquor é de 240 cm de água e o exame do LCR identifica 180 células/mm3 (90% de linfócitos e 10% de monócitos) e 80 mg/dl de proteínas com glicorraquia normal. A família informa que a paciente tem ótima saúde, porém nos últimos 10 anos esta é a quarta internação com sintomas semelhantes. Somente agora o vírus relacionado a essa síndrome meníngea recorrente foi identificado no LCR por PCR, firmando o diagnóstico final de meningite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1005197 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 60 anos queixa-se de parestesias e dor em pés iniciadas há mais de 3 anos, que vêm se agravando lentamente e afetaram as mãos no último ano. O exame neurológico demonstra leve hipoestesia tátil, térmica e dolorosa distalmente abaixo dos cotovelos e joelhos. Apresenta força grau V nos 4 membros com reflexos preservados bilateralmente e propriocepção preservada. Não há comorbidades conhecidas.
Quanto à investigação desse tipo de neuropatia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1005199 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 78 anos, engenheiro aposentado, procura neurologista por estar apresentando lapsos de memória há 1 ano e está muito incomodado com isso. Esquece onde coloca objetos, nomes de pessoas, lugares onde comeu, momentos de viagens e itens para comprar no mercado, por exemplo. Mantém sua rotina de trabalho e exercícios, além de ajudar a cuidar dos netos. Nega qualquer prejuízo nessas atividades e continua administrando seu dinheiro. A avaliação cognitiva de triagem, com miniexame do estado mental, foi 29/30. Avaliação neuropsicológica evidenciou eficiência intelectual esperada para a idade e escolaridade.
Diante desse cenário, é correto afirmar que o paciente tem diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1007049 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Alterações de pupila são sinais neurológicos de grande valor para diagnósticos etiológico e topográfico. Analise as sequências abaixo relativas ao tema e assinale a alternativa que apresenta as associações corretas.
I. Sindrome de Horner. II. Síndrome de Adie, III. Pupilas pontinhas. IV. Pupila uncal.
A. Pupilas extremamente mióticas. B. Pupila extremamente midriáticas, com reflexo fotomotor negativo. C. Síndrome da pupila tônica. D. Ptose da pálpebra inferior; miose, anidrose da face; heterocromia e enoftalmia aparente, se congênito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q973587 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo às disgenesias do sistema nervoso.

A malformação de Arnold-Chiari envolve o cerebelo caudal e o bulbo caudal. Essa malformação causa sintomas inespecíficos, como cefaleia, vertigens e dores cervicais, que podem ser aliviados pela manobra de Valsalva.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q973591 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos transtornos do movimento, julgue o item que se segue.

A doença de Segawa, distonia responsiva à dopamina com flutuações diurnas, está classicamente relacionada, na forma autossômica dominante, a mutações no gene da GTP ciclo-hidrolase I, no cromossomo 14. Esse gene codifica enzima que converte GTP em tetra-hidrobiopterina (BH4), o cofator da enzima tirosina hidroxilase, que é essencial para a síntese de dopamina.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q997959 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Menino de 5 anos, previamente saudável, é trazido de madrugada à emergência pelos pais. Há 24 horas iniciou quadro de inapetência, cefaleia, vômitos e febre. O quadro foi considerado pelo pediatra como virose. No entanto, o paciente apresentou crise convulsiva generalizada há 1 hora e desde então está sonolento, levantando a suspeita de meningite.
Para confirmação desse diagnóstico, as manobras semiológicas a serem realizadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1009541 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos, moradora na Rocinha, em consequência de tiro no ombro direito durante conflito entre policiais e traficantes, apresenta déficit de força, perda da sensibilidade e atrofia muscular no membro superior direito e região escapular.
O tiro atingiu o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1007034 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em algumas situações faz-se necessário diferenciar a Esclerose Múltipla (EM) de outras patologias que a ela se assemelham. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.