Início

Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q997949 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 20 anos com diagnóstico de esclerose múltipla (EM) desenvolve, de forma subaguda, disfunção visual unilateral. O neurologista indica medicação a ser usada EV por cinco dias consecutivos.
A medicação padrão-ouro para tratamento de surto na EM é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1007031 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

No tratamento medicamentoso da epilepsia, muitas vezes há a necessidade de se associar drogas, levando a possíveis interações medicamentosas. Em relação ao tema. assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q997952 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 70 anos, hipertenso mal controlado, acorda e nota que não está enxergando do olho direito. Após o oftalmologista excluir glaucoma, catarata e outras causas oculares, o oftalmologista indica prednisona oral (60 mg/dia/5 dias). No encaminhamento para a neurologia, emite o seguinte laudo: “perda visual grave com edema de papila à direita”.
Diante desse quadro, a hipótese é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q997961 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Cláudio, 70 anos, advogado, apresenta, nos últimos 12 meses, quadro de esquecimento de fatos recentes. Relata esquecer onde estão objetos de uso corriqueiro como chaves, óculos e celular; esquece, também, compromissos importantes e tem contas acumuladas por falta de pagamento. Realizou RM de crânio, que evidenciou microangiopatia incipiente. Exames laboratoriais, incluindo sorologias, função tireoidiana e vitamina B12, estão dentro dos parâmetros normais.
Diante da suspeita de doença de Alzheimer, foi solicitado um biomarcador, sendo então confirmado esse diagnóstico com a seguinte alteração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1005202 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 72 anos procura ambulatório de neurologia encaminhado da Estratégia de Saúde da Família. Segundo familiares, ele já tem diagnóstico estabelecido de doença de Parkinson há 5 anos e tem bom controle dos sintomas motores com levodopa 100 mg de 6/6h, pramipexol 1 mg de 8/8h e biperideno 2 mg de 8/8h. Nos últimos dois meses, no entanto, está apresentando alucinações visuais e delírios de perseguição e traição, além de dificuldade para resolver problemas e administrar suas finanças.
A ocorrência desses sintomas, nesse paciente, deve ser atribuída inicialmente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q997955 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 40 anos procura ambulatório de neurologia com queixa de fraqueza e atrofia nas mãos e pé direito se desenvolvendo há 6 meses. Ao exame neurológico, é constatada paresia para extensão da mão esquerda, abdução dos dedos da mão direita e fraqueza para dorsoflexão do pé direito, atrofia e arreflexia nos segmentos afetados. Exame da sensibilidade mostrou-se normal.
O diagnóstico sindrômico é consistente com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1009534 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 30 anos sofreu parada respiratória durante ato cirúrgico sendo entubada, colocada no respirador e levada para o CTI. Nos dias subsequentes, apesar da recuperação progressiva do nível da consciência, passando a respirar espontaneamente e relacionar-se com o meio ambiente, começou a apresentar movimentos involuntários anormais, súbitos, agravados por estímulos visuais e auditivos.
O neurologista foi chamado para dar parecer e estabeleceu corretamente o diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1007037 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Alterações de consciência são sempre quadros emergenciais na neurologia, requerendo do médico um conhecimento adequado de sinais e sintomas, que indiquem a localização e a gravidade do quadro. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em um paciente em coma, a presença de anisocoria com Síndrome de Horner, é sugestivo de herniação transtentorial.
II. Hemiparesia com comprometimento facial e paratonia demonstra envolvimento hemisférico contralateral com herniação central incipiente ou afecção frontal predominante.
III. A respiração do tipo neurogênica central é caracterizada por um quadro de hiperventilação rápida e sustentada, em geral com frequência respiratória acima de 40 a 70 por minuto, observada em pacientes com lesões do tegumento pontino central, ventral ao aqueduto ou ao quarto ventrículo.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q973558 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças que causam degenerações do sistema nervoso central, julgue o próximo item.

Pacientes que são acometidos por doença de Parkinson e apresentam má resposta terapêutica aos efeitos da levodopa deverão ter boa resposta ao tratamento cirúrgico com a estimulação cerebral profunda.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q973559 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças que causam degenerações do sistema nervoso central, julgue o próximo item.

Combinações variáveis de disautonomia, ataxia cerebelar, parkinsonismo e sinais piramidais caracterizam a atrofia de múltiplos sistemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q973596 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.

Para confirmar o diagnóstico da síndrome do espectro neuromielite óptica, é necessária a presença de anticorpos antiaquaporina 4 no soro ou no liquor do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q973597 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.

Os critérios de disseminação no espaço para o diagnóstico da esclerose múltipla incluem a presença de uma lesão em T2 em, pelo menos, duas das quatro topografias: justacortical, periventricular, infratentorial e medula espinhal.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1005209 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 20 anos com crises intermitentes de enxaqueca desde os 12 anos passa, há 2 meses, a apresentar dor de cabeça holocraniana diária. Usa os analgésicos habituais com muita frequência e não melhora. Após 1 mês, começa a apresentar vômitos matinais. Decide procurar oftalmologista, e o exame mostra perda de nitidez dos bordos da papila bilateralmente. A TC de crânio é normal.
Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1007032 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à associação sobre miopatias, a correlação correta entre as sequências é:
I. Atrofia Muscular Espinhal, tipo I. II. Distrofia de Duchenne. III. Distrofia Miotônica Congenita. IV. Sindrome de Niemann-Pick.
A. O Recém-nascido apresenta diplegia facial, hipotonia generalizada e artrogripose. B. Expressão facial preservada, contrastando com fraqueza generalizada. C. O gene anormal fica no cromossomo X, no lócus Xp21. D. Os afetados dos grupos A e B apresentam deficiências primárias da esfingomielinase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q973549 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Se o liquor dessa paciente for coletado na terceira semana após o início da doença, será possível evidenciar pleocitose linfocítica com níveis normais de proteína (dissociação albumino-citológica).

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q973563 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

A mielopatia causada pelo vírus HTLV-1 (human T-cell lymphotropic virus - 1) é rapidamente progressiva, atinge o pico dos sintomas em poucas horas e acomete com mais frequência os segmentos cervicais.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q973570 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de cefaleias, julgue o seguinte item.

O padrão-ouro para diagnóstico de arterite de células gigantes é a biópsia da artéria temporal, que pode ser feita no prazo máximo de dez dias após início do tratamento com prednisona.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q973572 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de cefaleias, julgue o seguinte item.

Em casos de cefaleia em salvas, o tratamento preventivo deve ser iniciado no começo da salva e deverá se estender até o momento em que o paciente não tenha mais nenhuma manifestação da dor, nem mesmo a sensação dela.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1009535 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 25 anos é atendida na oftalmologia com embaçamento visual bilateral moderado instalado há três dias, com dor ocular na movimentação do globo ocular. O exame oftalmológico excluiu causas secundárias de déficit visual. Edema de papila bilateral. RM de crânio normal e RM de órbita com lesão em T2 maior que 50% do nervo óptico bilateralmente com captação de contraste.
O exame laboratorial indicado nesse caso é pesquisa do anticorpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1005204 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 68 anos, hipertenso, é encontrado em casa inconsciente, respirando espontaneamente com ritmo cardíaco regular. Avaliado pela escala de Glasgow, a pontuação foi: resposta ocular (1), resposta verbal (1) e resposta motora (1). Foi levado para o serviço de emergência, onde foi intubado e acoplado ao ventilador. Aos poucos, foi abrindo os olhos e recuperando a consciência, e pôde também ser extubado. No quarto o neurologista encontrou as seguintes alterações ao exame: tetraplegia espástica; abertura ocular espontânea e, sob comando, movimentação dos olhos em todas as direções com discreta paresia na abdução bilateralmente; pupilas isocóricas e fotorreagentes; paresia facial bilateral; anartria; alimentação por gastrostomia.
A RM de crânio confirmou a lesão isquêmica vascular na seguinte topografia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.