Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q973558 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças que causam degenerações do sistema nervoso central, julgue o próximo item.

Pacientes que são acometidos por doença de Parkinson e apresentam má resposta terapêutica aos efeitos da levodopa deverão ter boa resposta ao tratamento cirúrgico com a estimulação cerebral profunda.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q973596 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.

Para confirmar o diagnóstico da síndrome do espectro neuromielite óptica, é necessária a presença de anticorpos antiaquaporina 4 no soro ou no liquor do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q973597 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.

Os critérios de disseminação no espaço para o diagnóstico da esclerose múltipla incluem a presença de uma lesão em T2 em, pelo menos, duas das quatro topografias: justacortical, periventricular, infratentorial e medula espinhal.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q997949 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 20 anos com diagnóstico de esclerose múltipla (EM) desenvolve, de forma subaguda, disfunção visual unilateral. O neurologista indica medicação a ser usada EV por cinco dias consecutivos.
A medicação padrão-ouro para tratamento de surto na EM é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q997961 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Cláudio, 70 anos, advogado, apresenta, nos últimos 12 meses, quadro de esquecimento de fatos recentes. Relata esquecer onde estão objetos de uso corriqueiro como chaves, óculos e celular; esquece, também, compromissos importantes e tem contas acumuladas por falta de pagamento. Realizou RM de crânio, que evidenciou microangiopatia incipiente. Exames laboratoriais, incluindo sorologias, função tireoidiana e vitamina B12, estão dentro dos parâmetros normais.
Diante da suspeita de doença de Alzheimer, foi solicitado um biomarcador, sendo então confirmado esse diagnóstico com a seguinte alteração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q997952 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 70 anos, hipertenso mal controlado, acorda e nota que não está enxergando do olho direito. Após o oftalmologista excluir glaucoma, catarata e outras causas oculares, o oftalmologista indica prednisona oral (60 mg/dia/5 dias). No encaminhamento para a neurologia, emite o seguinte laudo: “perda visual grave com edema de papila à direita”.
Diante desse quadro, a hipótese é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q997957 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 65 anos, hipertensa, apresentou, subitamente, perda de força em dimídio direito. Levada à emergência após duas horas do início dos sintomas, está acordada, não pronuncia nenhuma palavra e obedece a ordens verbais simples como abrir a boca e fechar os olhos. O médico confirma o déficit motor e observa desvio da comissura labial para a esquerda. PA = 210 x 120, FC = 80 bpm e ritmo cardíaco regular. A TC de crânio, realizada após 1 hora da entrada no hospital, evidenciou hipodensidade em região fronto-parietal esquerda (ASPECT = 9). Iniciada medicação anti-hipertensiva venosa e colhido exame de sangue. Após 1 hora, a PA estava 190 X 105 mmHg. Exames laboratoriais em andamento.
Em relação à conduta terapêutica de fase aguda, é correto afirmar que, neste momento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1009529 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 60 anos procura ambulatório de neurologia por estar sentindo, há mais de 1 mês, dor retro-orbitária constante, “barulho na cabeça” e visão dupla. Vem notando também que o olho direito está ficando saltado para fora e muito avermelhado, sintomas confirmados na ectoscopia. Ao exame: oftalmoplegia completa dos nervos III, IV, VI à direita e sopro audível sobre a carótida e órbita direita.
Após realizar ressonância magnética e angiografia cerebral, chegou-se ao seguinte diagnóstico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1007031 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

No tratamento medicamentoso da epilepsia, muitas vezes há a necessidade de se associar drogas, levando a possíveis interações medicamentosas. Em relação ao tema. assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1007037 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Alterações de consciência são sempre quadros emergenciais na neurologia, requerendo do médico um conhecimento adequado de sinais e sintomas, que indiquem a localização e a gravidade do quadro. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em um paciente em coma, a presença de anisocoria com Síndrome de Horner, é sugestivo de herniação transtentorial.
II. Hemiparesia com comprometimento facial e paratonia demonstra envolvimento hemisférico contralateral com herniação central incipiente ou afecção frontal predominante.
III. A respiração do tipo neurogênica central é caracterizada por um quadro de hiperventilação rápida e sustentada, em geral com frequência respiratória acima de 40 a 70 por minuto, observada em pacientes com lesões do tegumento pontino central, ventral ao aqueduto ou ao quarto ventrículo.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q973552 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue o item subsequente.

Drogas antiepilépticas, como a carbamazepina, podem desencadear o estado de mal epiléptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q973588 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um hospital apresentando surto psicótico inédito havia trinta dias. Apesar do tratamento com lítio e bloqueador dopaminérgico, sua condição clínica continuou a piorar, com o aparecimento de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta (torpor). Os resultados dos exames foram os seguintes: na ressonância magnética de encéfalo, constatou-se tênue hipersinal na sequência FLAIR (fluid attenuated inversion recovery) sobre ambos os hipocampos; no exame do líquido cefalorraquidiano, observou-se leve hiperproteinorraquia e não havia pleocitose significativa; e, na tomografia da pelve, foi detectado teratoma ovariano. Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir. O provável diagnóstico para essa paciente é encefalite causada por anticorpos anti-NMDA. Esse tipo de encefalite tem as discinesias orofaciais e a disautonomia como algumas de suas manifestações características.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1007032 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à associação sobre miopatias, a correlação correta entre as sequências é:
I. Atrofia Muscular Espinhal, tipo I. II. Distrofia de Duchenne. III. Distrofia Miotônica Congenita. IV. Sindrome de Niemann-Pick.
A. O Recém-nascido apresenta diplegia facial, hipotonia generalizada e artrogripose. B. Expressão facial preservada, contrastando com fraqueza generalizada. C. O gene anormal fica no cromossomo X, no lócus Xp21. D. Os afetados dos grupos A e B apresentam deficiências primárias da esfingomielinase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q973561 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente com diagnóstico clínico de miastenia grave foi submetido a pesquisa laboratorial dos dois anticorpos implicados na gênese dessa doença: anticorpo contra o receptor de acetilcolina (anti-AChR) e anticorpo contra tirosina-kinase músculo específica (anti-MuSK). A partir dessas informações, julgue o item que se segue. A presença de anormalidades no timo em pacientes com miastenia grave está relacionada com a presença dos anticorpos anti-AChR.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q973566 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

A ataxia de Friedreich ocasiona a degeneração dos hemisférios cerebelares e de regiões posteriores tanto do tronco cerebral como da medula cervical.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q973570 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de cefaleias, julgue o seguinte item.

O padrão-ouro para diagnóstico de arterite de células gigantes é a biópsia da artéria temporal, que pode ser feita no prazo máximo de dez dias após início do tratamento com prednisona.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q973579 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue o item a seguir.

Durante a fase de apneia, o sinal de Babinski pode aparecer em pacientes que tenham a respiração de Cheyne-Stokes.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q997962 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Marcia, 26 anos, comparece ao ambulatório de neurologia relatando que apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada, tendo sido levada por seu marido ao hospital no dia anterior. Nos dias anteriores à crise, não fez nenhuma atividade diferente do habitual, não tomou qualquer medicação nova e não abusou de álcool. O exame neurológico é normal.
Diante desse cenário, a conduta inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1009531 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 50 anos é atendido no ambulatório de neurologia com a hipótese de esclerose lateral amiotrófica de acordo com laudo da Medicina de Familia.
Realizada a avaliação neurológica, o diagnóstico foi confirmado pelos seguintes achados ao exame objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1009533 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 70 anos dá entrada na emergência com ptose palpebral bilateral e ataxia à direita. É feita a hipótese de síndrome de Claude por isquemia unilateral do mesencéfalo, confirmada pela ressonância magnética.
As manifestações neurológicas da síndrome de Claude são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.