Início

Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1009525 | Psiquiatria, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 19 anos, sem histórico psiquiátrico prévio, apresenta alterações de comportamento há 15 dias. Família relata pensamentos persecutórios e agressividade. Apresenta insônia e queixa de cefaleia constante. Relato de febre não aferida.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1005198 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 45 anos, casado, sem comorbidades, procura serviço de reabilitação por estar apresentando desequilíbrio de marcha há 1 ano. Já teve algumas quedas e tem necessitado de assistência da esposa para deambular em ambiente comunitário. Nega dor, dormências ou alteração do controle urinário. Ao exame, é observada marcha típica tabética. A força é grau V nos 4 membros, com arreflexia global. Sensibilidade tátil, térmica e dolorosa estão preservadas. Apresenta apalestesia distal e erra posição segmentar em membros inferiores. Dismetria calcanharjoelho bilateral, que se acentua com os olhos fechados. Sinal de Romberg positivo. Em investigação, foi diagnosticado com neuroinfecção após exame do liquor.
O tratamento adequado para o paciente, instituído na ocasião, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1007044 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Lesões em áreas específicas do Sistema Nervoso Central podem comprometer habilidades cognitivas e comportamentais. Em relação ao tema, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as sequências abaixo.
I. Lobo Parietal posterior. II. Lobo Temporal. III. Córtex de associação pré-frontal. IV. Fibras trepadeiras olivocerebelares.
A. Déficits na resolução de problemas de caráter emocional. B. Perda da capacidade de manter ou armazenar uma resposta modificada. C. Dificuldades no desempenho de atividades que requerem alto grau de discriminação visual. D. Negligência do lado contralateral do corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1049561 | Medicina, Clínica Médica Humana, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino de 65 anos, diabético e portador de doença renal crônica, tratado por hemodiálise, queixou-se de cefaleia súbita, cerca de 10 minutos após início do procedimento dialítico. Evoluiu com distúrbio da fala, agitação, elevação dos níveis pressóricos e parada cardiorrespiratória, para a qual a ressuscitação cardiopulmonar não foi eficaz declaração de óbito a causa imediata de morte deve ser considerada a (o) ________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q973552 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue o item subsequente.

Drogas antiepilépticas, como a carbamazepina, podem desencadear o estado de mal epiléptico.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q973579 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue o item a seguir.

Durante a fase de apneia, o sinal de Babinski pode aparecer em pacientes que tenham a respiração de Cheyne-Stokes.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q973580 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue. Com o uso de levodopa, espera-se que esse paciente apresente boa resposta terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q973581 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue. A presença de alucinações auditivas, táteis ou olfativas exclui a principal hipótese de diagnóstico para o paciente nesse caso clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q973593 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos transtornos do movimento, julgue o item que se segue.

A síndrome opsoclonus-myoclonus-ataxia associa-se mais frequentemente à neoplasia quando iniciada em pacientes na faixa etária adulta do que quando iniciada em pacientes na faixa etária pediátrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1009531 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 50 anos é atendido no ambulatório de neurologia com a hipótese de esclerose lateral amiotrófica de acordo com laudo da Medicina de Familia.
Realizada a avaliação neurológica, o diagnóstico foi confirmado pelos seguintes achados ao exame objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1005208 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 72 anos procura neurologista para uma segunda opinião quanto a um quadro de desequilíbrio de marcha que vem evoluindo há 2 anos. Relata piora progressiva: inicialmente conseguia deambular sem ajuda, mas depois passou a necessitar de uma bengala e há 6 meses está usando um andador. Nega queixas cognitivas. Quando questionado sobre o controle urinário, informa que está apresentando urgência miccional há 6 meses. Foi diagnosticado inicialmente com doença de Parkinson, mas não teve melhora com as medicações prescritas. O exame neurológico evidencia marcha com base alargada, passos curtos, instabilidade às mudanças de direção e instabilidade postural ao pull-test, necessitando ser amparado. Nervos cranianos, força, reflexos, tônus, sensibilidade e coordenação não mostram anormalidades objetivas.
A investigação complementar estabelece o diagnóstico ao identificar, em exame de neuroimagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q973566 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

A ataxia de Friedreich ocasiona a degeneração dos hemisférios cerebelares e de regiões posteriores tanto do tronco cerebral como da medula cervical.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q973567 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças que acometem a medula espinhal, julgue o item a seguir.

A mielopatia associada ao HIV ocorre em estágios avançados da doença imunológica, manifestando-se com paraparesia espástica lentamente progressiva, sintomas urinários e déficits sensitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q973592 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos transtornos do movimento, julgue o item que se segue.

O tremor de Holmes — secundário à lesão isquêmica de circuitos que envolvam mesencéfalo, núcleo rubro, núcleo denteado ou pedúnculo cerebelar superior — apresenta-se habitualmente em repouso, postura e ação, e costuma apresentar alta frequência (mais de sete oscilações por segundo).

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q997957 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 65 anos, hipertensa, apresentou, subitamente, perda de força em dimídio direito. Levada à emergência após duas horas do início dos sintomas, está acordada, não pronuncia nenhuma palavra e obedece a ordens verbais simples como abrir a boca e fechar os olhos. O médico confirma o déficit motor e observa desvio da comissura labial para a esquerda. PA = 210 x 120, FC = 80 bpm e ritmo cardíaco regular. A TC de crânio, realizada após 1 hora da entrada no hospital, evidenciou hipodensidade em região fronto-parietal esquerda (ASPECT = 9). Iniciada medicação anti-hipertensiva venosa e colhido exame de sangue. Após 1 hora, a PA estava 190 X 105 mmHg. Exames laboratoriais em andamento.
Em relação à conduta terapêutica de fase aguda, é correto afirmar que, neste momento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q997962 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Marcia, 26 anos, comparece ao ambulatório de neurologia relatando que apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada, tendo sido levada por seu marido ao hospital no dia anterior. Nos dias anteriores à crise, não fez nenhuma atividade diferente do habitual, não tomou qualquer medicação nova e não abusou de álcool. O exame neurológico é normal.
Diante desse cenário, a conduta inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1009524 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 24 anos, com 20 semanas de gestação, apresenta ruptura de contato e movimentos tônico-clônicos generalizados. Relata queda com trauma de crânio há 2 semanas.
Das drogas antiepilépticas abaixo, a mais segura na gestação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1009533 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 70 anos dá entrada na emergência com ptose palpebral bilateral e ataxia à direita. É feita a hipótese de síndrome de Claude por isquemia unilateral do mesencéfalo, confirmada pela ressonância magnética.
As manifestações neurológicas da síndrome de Claude são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1005206 | Medicina, Genética Médica, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 7 anos apresenta fraqueza muscular progressiva de membros inferiores iniciada aos cinco anos de idade. Atualmente, é incapaz de subir escadas e necessita de apoio para marcha. Ao exame, observa-se tetraparesia e atrofia muscular proximal e hipertrofia de panturrilhas. Nervos cranianos e sensibilidade superficial e profunda sem alterações.
Em relação à principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q973550 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Existem formas variantes descritas na literatura médica sobre a doença apresentada nessa paciente, incluindo encefalite de tronco cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.