Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q997960 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 75 anos tem diagnóstico de doença de Parkinson idiopática há 6 anos. Faz uso de levodopa na dose de 150 mg quatro vezes ao dia com intervalo de 6 horas entre as doses. A latência de efeito é de 30 minutos e a duração do efeito é de 3 horas; assim, cerca de 1 hora e meia antes da dose seguinte, ele evolui com acentuação do tremor e rigidez em membros superiores e dificuldade de marcha.
Diante desse quadro, a conduta terapêutica mais adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q997965 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

João Alberto, 50 anos, apresenta, desde os 40 anos de idade, quadro de cefaleia recorrente. Essas ocorrem praticamente sempre no mesmo horário, despertando o paciente do sono e deixando-o inquieto. Refere que a dor é excruciante em região orbitofrontal esquerda, dura habitualmente cerca de 45 minutos, e está associada a hiperemia conjuntival, ptose palpebral e rinorreia, ipsilaterais. Ao longo dos anos, teve crises de dor intercaladas por períodos sem dor. No entanto, há 1 ano apresenta dor diariamente tanto à noite quando durante o dia.
Diante desse cenário, deve-se orientar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1009524 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 24 anos, com 20 semanas de gestação, apresenta ruptura de contato e movimentos tônico-clônicos generalizados. Relata queda com trauma de crânio há 2 semanas.
Das drogas antiepilépticas abaixo, a mais segura na gestação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1007044 | Medicina, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Lesões em áreas específicas do Sistema Nervoso Central podem comprometer habilidades cognitivas e comportamentais. Em relação ao tema, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as sequências abaixo.
I. Lobo Parietal posterior. II. Lobo Temporal. III. Córtex de associação pré-frontal. IV. Fibras trepadeiras olivocerebelares.
A. Déficits na resolução de problemas de caráter emocional. B. Perda da capacidade de manter ou armazenar uma resposta modificada. C. Dificuldades no desempenho de atividades que requerem alto grau de discriminação visual. D. Negligência do lado contralateral do corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q973574 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue o item a seguir. O sinal de Hoover é útil na avaliação da fraqueza não orgânica e ele consiste na ausência do movimento de flexão de uma perna à tentativa de extensão da perna contralateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q973580 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue. Com o uso de levodopa, espera-se que esse paciente apresente boa resposta terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q973584 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo às disgenesias do sistema nervoso.

A malformação de Chiari do tipo I apresenta sintomatologia mais frequente em adultos e crianças em idade escolar; as principais anormalidades anatômicas incluem a herniação das tonsilas cerebelares pelo forame magno.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q997954 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino de 10 anos é levado ao neurologista pelos pais, que relatam que a criança apresenta episódios de agitação poucas horas após adormecer. Eles descrevem que o filho grita, chora, parece estar assustado, mostra-se confuso ao ser questionado sobre o que está sentindo, chega a sentar na cama, fica vermelho e suado, e o coração dispara. Ao se acalmar, volta a dormir e, no dia seguinte, não se lembra do que acontece. Inicialmente achavam que era ansiedade, mas, pela recorrência, estão preocupados e buscam avaliação.
O transtorno do sono apresentado pelo paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q997955 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 40 anos procura ambulatório de neurologia com queixa de fraqueza e atrofia nas mãos e pé direito se desenvolvendo há 6 meses. Ao exame neurológico, é constatada paresia para extensão da mão esquerda, abdução dos dedos da mão direita e fraqueza para dorsoflexão do pé direito, atrofia e arreflexia nos segmentos afetados. Exame da sensibilidade mostrou-se normal.
O diagnóstico sindrômico é consistente com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1009540 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 25 anos com o diagnóstico de esclerose múltipla apresentou alteração visual que, na campimetria, foi definida como perda visual no campo nasal do olho esquerdo e no campo visual temporal do olho direito.
A lesão desmielinizante captante de contraste na ressonância magnética confirmou o local da lesão no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1021427 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a meningite por Haemophilus influenzae, assinale a alternativa correta que apresenta o antimicrobiano de escolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q973573 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de cefaleias, julgue o seguinte item.

Na cefaleia da migrânea, a dor geralmente é unilateral, tanto em crianças quanto em adultos.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q973576 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue o item a seguir.

O acometimento completo do nervo facial ipsilateral é evidenciado pelo sinal dos cílios de Barré.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q997958 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 45 anos de idade, afrodescendente, apresenta quadro de perda visual grave em olho esquerdo de instalação subaguda. Procura oftalmologista, que constata grave comprometimento da acuidade visual e edema de papila em olho esquerdo. Solicita exames, que afastam etiologia isquêmica ou infecciosa. A RM de crânio mostrou hipersinal em FLAIR em nervos ópticos com captação de gadolíneo em T1, sem alterações no parênquima cerebral. Diante da suspeita de síndrome do espectro da neuromielite óptica, realizou pesquisa do anticorpo antiaquaporina 4, que foi negativa. Após 6 meses evoluiu com quadro de soluços e vômitos intratáveis, apesar do uso de vários medicamentos sintomáticos, chegando a perder peso. Esse quadro durou 1 mês e melhorou espontaneamente. Realizou RM de crânio e levou o exame ao neurologista, sendo diagnosticada com neuromielite óptica.
A lesão encontrada que definiu o diagnóstico estava localizada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q997959 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Menino de 5 anos, previamente saudável, é trazido de madrugada à emergência pelos pais. Há 24 horas iniciou quadro de inapetência, cefaleia, vômitos e febre. O quadro foi considerado pelo pediatra como virose. No entanto, o paciente apresentou crise convulsiva generalizada há 1 hora e desde então está sonolento, levantando a suspeita de meningite.
Para confirmação desse diagnóstico, as manobras semiológicas a serem realizadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q997964 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 25 anos foi diagnosticada com esclerose múltipla remitente-recorrente após apresentar dois surtos, sendo uma neurite óptica e uma síndrome de tronco cerebral, com 6 meses de intervalo entre eles. Houve recuperação completa dos sintomas sem tratamento específico. Ressonância magnética de crânio evidenciou lesões desmielinizantes típicas supra e infratentoriais sem captação de contraste, e, no liquor, foram identificadas bandas oligoclonais. Iniciou tratamento com acetato de glatiramer 40 mg SC, 3 vezes por semana, mas, após 6 meses de uso dessa medicação, apresentou quadro subagudo de dormência e fraqueza no membro superior direito, sendo então prescrita pulsoterapia com metilprednisolona 1.000 mg venoso por 5 dias. Nesse momento, optou-se pela troca do tratamento preventivo para fingolimode 0,5 mg, 1 vez ao dia. Uma contraindicação ao uso do fingolimode é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1009530 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Menino de 11 meses é internado na emergência hemiplégico. Segundo a avó, a criança, iniciou há 3 semanas febre diária somente a noite, com tosse e expectoração abundante. Há 3 dias não movimenta o braço e a perna esquerda. Nos antecedentes, parto e desenvolvimento psicomotor normais; vacinações em dia. Pai e tio, que moram com a criança, têm “fraqueza no pulmão”. Ao exame estava febril, sonolento, irritado, chorando ao ser manuseado; papila óptica de bordas imprecisas bilateralmente e rigidez de nuca.
Foi iniciado tratamento com rifampicina + etambutol + isoniazida após o seguinte resultado preliminar do exame do liquor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1009536 | Medicina, Genética Médica, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 78 anos, advogado, procura neurologista em 2024 para esclarecimento diagnóstico. Apresenta paralisia facial periférica bilateral e grave iniciada insidiosamente na década de 90. Nos últimos anos, vem apresentando progressiva redução da visão bilateral, atribuída a glaucoma e doença da córnea. O exame da pele mostra cútis elástica. Não tem déficit motor nos membros e relata ter jogado futebol até os 70 anos. O exame da sensibilidade indicou apalestesia nos 4 membros. Recorda-se de que sua mãe, falecida com 84 anos de idade, apresentava redução nos movimentos da face e glaucoma.
O estudo genético confirmou a hipótese diagnóstica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1067400 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A complexa organização do sistema nervoso central (SNC) inclui estruturas e circuitos especializados que são fundamentais para a execução de funções motoras, sensoriais e cognitivas. Considerando os conhecimentos em anatomia e fisiologia do SNC, qual das seguintes afirmações está correta quanto à correlação entre uma região específica do encéfalo e sua função predominante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1005201 | Medicina, Neurologia, EBSERH, FGV, 2024

Maria Eduarda, 45 anos, com história prévia de migrânea, apresenta cefaleia de início súbito de forte intensidade com náuseas, vômitos e perda de consciência. Ao exame, está sonolenta e com resistência na movimentação passiva do pescoço. PA = 120 x 80 mmHg, FC = 90 bpm, afebril. A conduta inicial foi solicitar imediatamente uma tomografia de crânio, que se revelou normal.
Frente a esse cenário clínico, a conduta a ser tomada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.