Questões de Concursos Nutrição Parenteral e Enteral

Resolva questões de Nutrição Parenteral e Enteral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q998601 | Nutrição, Bioquímica, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

O estado nutricional do paciente é fundamental para o prognóstico do tratamento cirúrgico. Assim, a reposição de vitaminas faz-se necessária para o bom prognóstico. As características funcionais de ser antioxidante, proteger contra os danos de radicais livres, atuar na ligação cruzada de colágeno, participar da hidroxilação da lisina e da prolina durante a formação de colágeno, desempenhar funções antibacterianas mediadas pelo sistema imune dos leucócitos e ser importante na replicação de DNA e RNA e na função de linfócitos, são próprias da vitamina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q998602 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

A chamada disfagia lusória é causada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q998603 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente submetido a esofagectomia Ivor Lewis apresenta febre após 36 horas da cirurgia. Considerando que o paciente foi extubado e seus catéteres foram instalados no momento da operação, tem-se como causa mais provável da febre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q998604 | Medicina, Oncologia, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos, com história de etilismo e tabagismo prévios, se apresenta com disfagia progressiva para sólidos e perda ponderal de 5 kg nos últimos 30 dias. Tem história prévia de refluxo e uso crônico de inibidor de bomba de prótons há 12 anos. Na endoscopia, observou-se epitélio alaranjado que media 5 cm circunferencialmente e linguetas de 7 cm. Presença de hérnia de hiato por deslizamento de aproximadamente 3 cm e uma lesão parcialmente estenosante, polipoide ulcerada, que se estende proximal à junção esôfagogástrica (JEG) de 1 cm a 4 cm, sem impedir a progressão do aparelho. A biópsia mostra adenocarcinoma moderadamente diferenciado em epitélio colunar com células caliciformes.
Após o estadiamento da lesão cT3cN0, a cirurgia de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.