Início

Questões de Concursos Nutricionista

Resolva questões de Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q1047877 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Sabe-se que a inflamação é a base da patogênese envolvida nas doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse contexto, no que concerne à fisiopatologia e à dietoterapia relacionadas à inflamação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q997739 | Raciocínio Lógico, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Analise as proposições conjuntas abaixo.

I. Zorro não é um cachorro.

II. Se Tica é uma gata então Diva não é uma calopsita.

III. Tica não é uma gata e Dori é uma tartaruga.

IV. Ou Zorro é um cachorro ou Diva é uma calopsita.

Considerando que todas as proposições conjuntas são verdadeiras, podemos concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1104Q895344 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Conforme as recomendações do PNAE sobre cardápios, analise a sentença abaixo:


Para a elaboração de um cardápio adequado e saudável, devem ser respeitados os princípios de quantidade, qualidade, harmonia e adequação (1ª parte). Em vista disso, deve-se procurar padronizar ao máximo a alimentação para que o indivíduo tenha sua necessidade de nutrientes devidamente atendida, garantindo crescimento e desenvolvimento adequados, além decontribuir com a formação dos hábitos alimentares, evitando a monotonia alimentar(2ª parte). Na Resolução CD/FNDE nº 06/2020, a variabilidade aparece claramente definida quando se recomenda semanalmente o fornecimento de no mínimo 14 alimentos in natura ouminimamente processado, para os casos de oferta de três refeições ou mais por dia, paraatender no mínimo 70% das necessidades diárias (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q997767 | Nutrição, Métodos de Análises de Alimentos, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A análise microbiológica dos alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar e prevenir a ocorrência de doenças. Em relação à análise microbiológica de alimentos, assinale a alternativa que apresenta o método mais adequado para identificar a presença de Salmonella em alimentos de origem animal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q901004 | Nutrição, Vitaminas propriedades, Nutricionista, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Qual das alternativas abaixo traz uma das principais funções metabólicas da vitamina A no organismo humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1107Q901015 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Qual das alternativas a seguir apresenta exclusivamente aminoácidos essenciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1108Q1073071 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após receber o diagnóstico de obesidade, Silvia se apresenta em determinada unidade hospitalar com queixas de falta de energia, dores articulares e dificuldades em adotar hábitos alimentares saudáveis. Silvia está com 50 anos e é sedentária, sendo que o seu IMC é de 34 kg/m². Qual a recomendação dietética inicial mais indicada para esse paciente com obesidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1109Q897997 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Qual a recomendação para o consumo mínimo de fibras alimentares, entre pessoas com Diabetes tipo 1, por melhorar o risco cardiovascular e controle glicêmico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q909787 | Nutrição, Frutas, Nutricionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O consumo de frutas e hortaliças diariamente está associado à manutenção da saúde (Oliveira et al., 2015). Porém, como são alimentos perecíveis, é necessário entender sobre o seu metabolismo para evitar desperdício.

I- Os frutos, após a colheita, continuam com seu metabolismo ativo, pois a respiração, produção de energia e oxidação de compostos continuam ocorrendo.

II- A senescência do fruto ocorre quando os processos bioquímicos catabólicos dão lugar aos processos anabólicos.

III- Ao armazenar diferentes vegetais em uma câmara, deve-se tentar controlar o acúmulo de etileno, que poderá acelerar a maturação desses frutos.

IV- Os danos mecânicos causados aos frutos podem facilitar a contaminação por microrganismos.


De acordo com o metabolismo de frutas e hortaliças, é CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q902877 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Identifique a proteína visceral que embora ainda seja pouco utilizada na prática clínico-nutricional, funciona como um marcador de alterações agudas do estado nutricional, pois tem meia vida de apenas 2 dias e apresenta baixo reservatório corporal. A deficiência da ingestão de zinco afeta a sua síntese e a secreção hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q911087 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A obesidade tem se transformado em um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e nos já desenvolvidos. Muitos são os fatores associados a tal doença crônica, sendo os fatores ambientais reconhecidos como os mais importantes, tanto na sua origem quanto na sua prevenção.
Sobre tal contexto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q895730 | Nutrição, Métodos de Avaliação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No monitoramento da composição corporal de pacientes obesos, a técnica de pesagem hidrostática é considerada um padrão-ouro. Essa técnica se baseia no princípio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1114Q897564 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são empresas que desempenham atividades relacionadas à alimentação e nutrição. Sobre as UAN, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q994333 | Nutrição, Análise de Exames Laboratoriais, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

O colesterol é importante para a biossíntese de hormônios esteroides e ácido biliar e é um componente da membrana celular, porém deve-se manter o consumo adequado deste nutriente, pois aumento na ingestão eleva a LDL e pode aumentar o risco de doenças coronarianas. De acordo com a American Heart Association (AHA, 2000), a ingestão de colesterol do indivíduo adulto deve ser inferior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q900660 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em relação à vigilância sanitária dos alimentos, qual é o principal objetivo da análise de risco no controle de qualidade de alimentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q1031505 | Nutrição, Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Algumas vitaminas possuem efeitos tóxicos e o nutricionista deve estar atento para evitar quadros relacionados ao seu consumo excessivo.
Segundo as DRIs, assinale a opção que apresenta o indicador que define o consumo para evitar que nutrientes que possuem efeito tóxico ultrapassem as doses de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q899413 | Nutrição, Métodos de Conservação dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

Sobre métodos de conservação de alimentos é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1119Q896611 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas:

( ) Pode ser considerado um determinante da obesidade o processo de urbanização, acompanhado de mudanças em relação ao consumo de alimentos e à prática de atividade física.

( ) A primeira edição, em 1999, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, PNAN, ainda não apontava para os impactos da obesidade na saúde da população.

( ) No tratamento dietoterápico da obesidade, planos alimentares que proveem menos de 800 kcal/dia são classificados como de baixo valor energético.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q992876 | Nutrição, Desnutrição, Nutricionista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Com base no Consenso de Desnutrição (ASPEN, 2012) sobre a identificação de desnutrição, faz-se necessário a identificação de duas ou mais das seguintes situações, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.