Início

Questões de Concursos Nutricionista

Resolva questões de Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q895728 | Nutrição, Métodos de Avaliação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No diagnóstico de desnutrição em pacientes hospitalizados, a utilização de métodos diretos, como a bioimpedância elétrica, é preferível para avaliar a composição corporal. Esse método é particularmente útil para medir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1562Q1001720 | História e Geografia de Estados e Municípios, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Pode-se falar em cultura sergipana como resultante de um processo cumulativo de experiências vividas pelos grupos humanos que se sucedem e interagem no estado. Ela se manifesta tanto nas expressões materiais quanto nas imateriais, como cantos, danças, religiosidade, culinária, artesanato e literatura. Entre as manifestações citadas abaixo, assinale aquela que está incorretamente relacionada com a cultura de Sergipe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1563Q1010170 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de controle higiênico-sanitário e processo de transformação dos alimentos, julgue o item a seguir:

Os valores de fator de correção dos alimentos não são constantes, podendo variar de acordo com a características dos alimentos, bem como de equipamentos, utensílios e da mão de obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

1564Q1001725 | Economia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Sergipe possui Produto Interno Bruto (PIB) industrial de R$ 11,7 bilhões, equivalente a 0,5% da indústria nacional. Emprega mais de oitenta mil trabalhadores na indústria. No que se refere ao setor secundário (industrial) em Sergipe, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1565Q989760 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

D.A.F., paciente do sexo feminino, 27 anos, obeso crítico com índice de massa corporal (IMC) de 51,3 kg/m² e está atualmente em tratamento clínico para câncer de mama. Segundo o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (2016), para determinar as necessidades calóricas e proteicas dessa paciente, deve-se considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1566Q995917 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução CFN 599 de 25 de fevereiro de 2018) trata, em seu capítulo IV, dos meios de comunicação e informação. A respeito desse conteúdo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É vedado ao nutricionista utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteios de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda para si ou para o seu local de trabalho.

( ) É direito do nutricionista, desde que com autorização concedida por escrito, divulgar em suas redes sociais imagem corporal de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas ou protocolos.

( ) É dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico- científico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1567Q1020755 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com as DRIs (Institute of Medicine, 2001), a ingestão diária recomendada de ferro por lactantes entre 19 e 50 anos é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1569Q997730 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Um texto pode apresentar mais de uma sequência tipológica. Nesse sentido, tem-se um exemplo de sequência argumentativa no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1570Q980847 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

As fibras solúveis são componentes da alimentação que se dissolvem em meio aquoso, formando géis viscosos no trato gastrointestinal. Contribuem para a modulação da glicemia e dos lipídios sanguíneos, além de favorecerem a saúde intestinal e o controle da saciedade. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não representa um exemplo de fibra solúvel:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q997745 | Biblioteconomia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

No ambiente da saúde, o acesso rápido e preciso a informações confiáveis é essencial para a tomada de decisões clínicas e administrativas. Ferramentas de busca avançadas permitem que profissionais filtrem artigos científicos, protocolos de atendimento e diretrizes médicas, otimizando o processo de pesquisa. Em ferramentas de busca como o Google Acadêmico e a PubMed, assinale a alternativa que apresenta a técnica a ser utilizada para refinar a pesquisa e obter resultados mais relevantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1572Q980851 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A hiper-homocisteinemia é caracterizada pela elevação dos níveis plasmáticos de homocisteína, sendo considerada um fator de risco independente para o desenvolvimento e progressão da doença arterial periférica, devido ao seu potencial efeito pró-inflamatório e aterogênico. No contexto da abordagem nutricional, é fundamental considerar nutrientes que participam do metabolismo da homocisteína. Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta a conduta nutricional mais adequada para o manejo da hiper-homocisteinemia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1573Q1003124 | Nutrição, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2023

Segundo o guia alimentar para crianças menores de 2 anos, a partir dos 6 meses, novos alimentos devem ser oferecidos à criança. Sobre esta introdução alimentar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1574Q904310 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Os óleos e gorduras podem sofrer diversas alterações físico-químicas se aquecidos a altas temperaturas. Acerca desta temática, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1575Q992889 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação à periodização nutricional no esporte, qual é o objetivo principal da fase de "carregamento de carboidratos"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1576Q978809 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A interação entre atividade física e alimentação influencia diretamente o desempenho, a recuperação e a adaptação fisiológica dos indivíduos.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que melhor reflete os aspectos nutricionais pertinentes à prática de exercícios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q1082239 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

O manejo nutricional em oncologia deve ser compreendido na confluência entre hipermetabolismo tumoral, resistência anabólica, inflamação crônica e impacto terapêutico das dietas. Autores como Fearon et al. (2012) e Arends et al. (ESPEN, 2021) argumentam que a intervenção dietética não pode ser interpretada isoladamente de processos metabólicos adaptativos. À luz dessas evidências, qual proposição expressa de forma mais consistente a lógica da nutrição clínica em pacientes oncológicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1578Q1086336 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Nutricionista, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2021

Se em um congresso foram reservadas as 5 cadeiras da primeira fila para os palestrantes, de quantas maneiras diferentes estas pessoas podem ser alocadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1579Q987266 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em relação à classificação dos aditivos alimentares, substâncias que são adicionadas intencionalmente aos alimentos processados, conferindo uma determinada característica a eles, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Conservantes (CONS): impedem ou retardam a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.
(2) Estabilizante de cor (EST COL): estabiliza, mantém ou intensifica a cor de um alimento.
(3) Agente de firmeza (FIR): mantém os tecidos de frutas ou hortaliças firmes ou interage com agentes geleificantes para fortalecer um gel.

( ) Hidróxido de magnésio INS 528.
( ) Gluconato de cálcio INS 578.
( ) Sorbato de potássio INS 202.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1580Q996747 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

De acordo com as diretrizes mais recentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assinale a alternativa que apresenta o percentual mínimo de recursos que devem ser destinados à aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, visando apoiar a produção local economia regional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.