Início

Questões de Concursos Nutricionista

Resolva questões de Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q834269 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

É permitido por lei que clientes cancelem serviços em situações de emergência como a que o mundo enfrenta há alguns meses no combate ao Coronavírus. Porém, o número de reclamações sobre preços abusivos no comércio aumentou consideravelmente. A prática de preços abusivos dá-se ao elevar sem justa causa o preço de um produto ou serviço. Tal prática abusiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q447723 | Direito Constitucional, Educação, Nutricionista, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A Constituição Federal brasileira estabelece que o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q846638 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde SUS, Nutricionista, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei nº 8.080/90, a saúde do trabalhador não abrange as informações repassadas ao trabalhador ou à sua respectiva entidade sindical sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional ou do trabalho.

II. De acordo com a Lei nº 8.080/90, a vigilância epidemiológica compreende um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q687420 | Legislação Federal, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Quanto às ações de caráter disciplinar previstas na legislação dos servidores federais, assinale a alternativa correta:
I. Os prazos prescricionais das ações disciplinares começam a correr na data em que o fato se tornou conhecido.
II. A prescrição da ação disciplinar, para apurar infração punível com suspensão, ocorrerá em 3 (três) anos.
III. A prescrição da ação disciplinar, para apurar infração punível com demissão, ocorrerá em 5 (cinco) anos.
IV. A instauração de processo disciplinar ou a abertura de sindicância suspenderão a prescrição, até a decisão final proferida pela autoridade competente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q691342 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
Buscando-se o melhor método de cocção para uma preparação, o nutricionista do Restaurante Universitário da UFF optou por escolher o método sous-vide. Sobre esse método, avalie as afirmativas a seguir. I O objetivo desse método é manter a integridade do alimento, evitando perdas de umidade e sabor. II A cocção dos alimentos se dá em embalagens a vácuo em baixas temperaturas por um tempo maior que o tradicional. III O processo é realizado em duas etapas: calor seco em gordura e, posteriormente, em calor úmido.
Das afirmativas acima, apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q426319 | Direito Constitucional, Competência Exclusiva da União, Nutricionista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Quanto às competências e atribuições dos entes da Federação em matéria de saúde, julgue os itens seguintes.

Conforme legislação do SUS, constitui competência exclusiva da União a realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q688465 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

O ácido ascórbico não é valioso apenas como vitamina, mas é também um bom agente quelante e antioxidante, podendo ser usado na conservação de frutas e hortaliças processadas. Isso acontece porque sua ação antioxidante atua na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q688314 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

As reações alimentares originadas por mecanismos fisiopatológicos não-imunológicos estão, cada vez mais, sendo relatadas, durante a consulta com o nutricionista. A respeito das intolerâncias alimentares, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q709574 | Português, Interpretação de Textos, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.

Em entrevista à Revista Veja, Claire Wardle, pesquisadora da Universidade de Harvard que lidera o First Draft, projeto de combate à desinformação na internet, fala sobre notícias falsas que circulam na internet. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Diz a máxima que não existe publicidade ruim. A verificação não pode acabar servindo como divulgação para informações deturpadas?

2. E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

4. Qual foi o ponto de virada que fez o tema da desinformação se tornar tão central?


( ) No Brasil, poderia haver uma telenovela com um enredo sobre isso. Deveríamos falar disso em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

( ) Há muita pesquisa acadêmica que sugere que dar oxigênio a um rumor é danoso. É preciso ter cuidado, porque um rumor sem amplificação não é problemático.

( ) Quando Duterte foi eleito, nas Filipinas, houve um questionamento sobre a desinformação no Facebook, mas poucos pesquisadores estavam examinando a questão de perto. Então Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente. Começaram a investigar, e encontraram, por exemplo, sites de notícias enganosas feitas por adolescentes macedônios.

( ) Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q561352 | Informática, Word, Nutricionista, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

O setor de vendas de uma empresa produz mensalmente um relatório no Microsoft Office Word 2010 (configuração padrão) e idioma português do Brasil, que contém informações estratégicas sobre a comercialização de seus produtos no país. Antes de enviar o relatório para a presidência da empresa, o gerente necessita revisar alguns pontos específicos do relatório a fim de certificar a veracidade de tais informações inseridas por seu funcionário. Para facilitar essa revisão, o funcionário utiliza um recurso para marcar os locais do documento que deverão ser conferidos pelo gerente. O recurso apropriado disponível na ferramenta para esta finalidade é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q841718 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Considere que uma paciente, nascida de parto normal com peso de 2.200 g, com idade gestacional de 35 semanas, apresentou icterícia, distensão abdominal, hepatoesplenomegalia, hiperamonemia e desconforto respiratório logo após o nascimento. Os exames iniciais da criança mostraram alteração nas enzimas hepáticas e anemia. A paciente recebia aleitamento materno exclusivo por sonda e passou a apresentar vômitos e diarreia, sem ganho ponderal. De acordo com esses sinais e sintomas clínicos, foi levantada a suspeita de erro inato do metabolismo, e realicou-se a cromatografia de açúcares da urina, resultando na presença de lactose, glicose e galactose, indicando a possibilidade de galactosemia.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O leite materno deve ser substituído por fórmula infantil de soja.
  1. ✂️
  2. ✂️

292Q681707 | Português, Interpretação de Textos, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Assinale a alternativa correta em relação a “parece” no seguinte trecho: “A pluriatividade nordestina parece surgir como única alternativa de sobrevivência das famílias em situação de extrema pobreza.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q556012 | Informática, Segurança da Informação, Nutricionista, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

O uso de dispositivos móveis como tablets, smartphones e celulares está cada vez mais comum e inserido em nosso cotidiano. Esses dispositivos possuem funcionalidades similares aos dos computadores pessoais e também apresentam os mesmos riscos. Uma forma adequada de se proteger dos riscos causados por aplicativos maliciosos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q682123 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

A partir da avaliação nutricional durante a infância, é possível criar meios de prevenção de doenças no futuro. Acerca dos parâmetros antropométricos utilizados para obtenção do diagnóstico do estado nutricional de crianças, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q560939 | Informática, Navegadores, Nutricionista, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

Durante a navegação na Internet, alguns sites podem pedir permissão para salvar pequenos arquivos no computador do usuário, que armazenam informações sobre o usuário e as suas preferências, procurando melhorar a experiência de navegação.

Assinale a alternativa que contém o nome dado aos arquivos descritos no enunciado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q820890 | Legislação Federal, Lei 11947 2009, Nutricionista, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que estabelece as Novas Diretrizes do Programa Nacional da Alimentação Escolar, estende a alimentação escolar para qual população de escolares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q862437 | Nutrição, Alimentos e Nutrientes, Nutricionista, IIER SP, Quadrix, 2023

O termo biodisponibilidade indica a proporção do nutriente ingerido que é absorvido e utilizado pelo organismo. Em relação à biodisponibilidade e à fonte de vitaminas e minerais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q709631 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.


No Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são atendidos alunos matriculados na Educação Básica das redes públicas federal, estadual, distrital e municipal, conforme dados do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC), realizado no exercício anterior à execução do programa. O governo federal repassa, à entidade executora, valores financeiros de caráter suplementar, conforme o número de alunos matriculados na rede de ensino, para a cobertura de duzentos dias letivos por ano. Em relação ao uso e à execução dos recursos financeiros do PNAE, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q693085 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

A respeito dos aspectos nutricionais de um cardápio, as opções devem ser estrategicamente oferecidas, para que as escolhas dos usuários possam tender ao que se considera o mais adequado. Além disso, devem-se avaliar as características de gestão do cardápio, o que pode influenciar nas escolhas das preparações. Como exemplo de preparações que poderiam se apresentar no mesmo cardápio estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q685729 | Legislação Federal, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Sobre as formas de provimentos ao cargo público estabelecidas no Estatuto dos Servidores Federais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.