Início

Questões de Concursos Nutricionista

Resolva questões de Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q897475 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição PNAN, Nutricionista, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

O Propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é promover e garantir a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Assinale a afirmativa que melhor descreve o(s) meio(s) para atingir essa melhoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q895731 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Em um levantamento sobre a prevalência de anemia ferropriva em gestantes, os dados indicaram que uma parcela significativa das participantes apresentava hemoglobina abaixo do nível recomendado. A suplementação de ferro durante a gestação é fundamental para prevenir complicações como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

543Q897281 | Nutrição, Proteínas, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A digestão das proteínas é iniciada no estômago, no qual algumas das proteínas são quebradas em proteoses, peptonas e grandes polipeptídios. No processo, ________________ inativo(os/a/as) é(são) convertido(os/a/as) na enzima pepsina quando em contato com ______________________________ e outras moléculas.
Complete CORRETAMENTE as lacunas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q897282 | Nutrição, Avaliação Dietética, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A restrição calórica, tão utilizada no processo de emagrecimento, pode ser mencionada como a restrição da ingestão de energia, mas com adequada ingestão de nutrientes e vitaminas essenciais. Como podemos mensurar a quantidade de energia compatível à vida, no cálculo de energia da dieta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q900370 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão. Este distúrbio é resultado de uma complexa interação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais. No entanto, não se pode deixar de falar dos fatores enzimáticos e hormonais na regulação do peso corporal. Em relação aos fatores enzimáticos e hormonais que atuam na obesidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


I. A obesidade está associada a um estado crônico sub-clínico de inflamação caracterizado por uma produção anormal de citocinas pró-inflamatórias.


II. A grelina diminui a ingestão alimentar, uma vez que ela inibe o apetite. Altos níveis de grelina no plasma estão associados ao maior peso corporal.


III. A colecistoquinina provoca a sensação de fome, ela é produzida no estômago e no intestino, sinalizando para o cérebro a vontade de comer.


IV. A leptina interage com receptores hipotalâmicos, favorecendo a saciedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q899606 | Nutrição, Educação Alimentar e Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as políticas públicas apresenta nove princípios que norteiam estas ações em diversos setores e cenários. Assinale a alternativa que não contempla um destes princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

547Q898371 | Nutrição, Lipídeos, Nutricionista, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O metabolismo lipídico no corpo humano envolve processos complexos que incluem a digestão, absorção, transporte, armazenamento e utilização de lipídios (gorduras) para várias funções no organismo. Com base nos conhecimentos sobre o metabolismo dos lipídios, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q908293 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

“O Programa Saúde na Escola (PSE) propõe à integração e articulação permanente da educação e da saúde, promovendo melhoria da qualidade de vida dos educandos”.

Sobre sua constituição, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q900678 | Nutrição, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN, Nutricionista, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Os níveis de assistência de nutrição (NANs) compreendem a categorização dos procedimentos realizados, de acordo com o grau de complexidade das ações do nutricionista, executadas no atendimento ao paciente em ambiente hospitalar ou ambulatorial. Acerca destes níveis, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

551Q899695 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Nutricionista, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

“O leite materno contém imunoglobulinas solúveis e várias células imunologicamente ativas, como macrófagos e linfócitos. Quantitativamente, os fatores de proteção mais importantes são a lactoferrina e a _______. A glândula mamária produz essa imunoglobulina secretora, a qual é a principal do colostro. Ela está presente no intestino de crianças alimentadas com leite humano, impedindo a invasão e a aderência de vírus e bactérias na mucosa intestinal. Além disso, neutraliza toxinas e fatores de virulência.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

552Q899699 | Nutrição, Minerais propriedades, Nutricionista, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

“Entre os micronutrientes há um mineral que é considerado o segundo elemento mais abundante no meio intracelular. É um cofator de mais de 300 sistemas enzimáticos, indispensável no metabolismo do ATP e essencial em uma série de processos metabólicos. Está presente na superfície cristalina do osso e age como antagonista do cálcio, sendo um veneno de cristal, ou seja, previne a formação de cristais cálcio-fósforo grandes e ‘perfeitos’. São fontes alimentares desse mineral: nozes, cereais integrais, produtos do mar, carnes, leguminosas, hortaliças e produtos lácteos.” As informações se referem ao mineral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q906612 | Nutrição, Amamentação, Nutricionista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A partir dos 6 meses de vida, o aleitamento materno deve ser continuado, e novos alimentos devem ser introduzidos, com variedade de cores, sabores, texturas e cheiros, afinal, uma alimentação adequada e saudável é primordial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Sendo assim, de acordo com o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos (2021), assinale com V as alternativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS em relação ao período de introdução alimentar:

( ) Na fase inicial, a comida deverá ser ofertada amassada com garfo. Posteriormente, deve-se progredir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los. Não se devem oferecer preparações líquidas e nem fazer uso de liquidificador, mixer ou peneira.
( ) Desde do início a criança pode e deve ser alimentada com a mesma comida da família, desde que essa seja preparada com óleo vegetal em pequena quantidade, temperos naturais (como cebola, alho, salsa, coentro e demais ervas e especiarias) e sem uso de sal.
( ) Até o primeiro ano de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar: branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura.
( ) Para assegurar à criança uma diversidade necessária de nutrientes, sempre que possível, monte o prato dela combinando um alimento de cada grupo: feijões; cereais ou raízes ou tubérculos; carnes ou ovos; legumes e verduras. Para os legumes e verduras, quando possível, pode-se incluir mais de um alimento desse grupo.
( ) Após 6 meses de idade, além do leite materno, oferte à criança alguma fruta no meio da manhã e no meio da tarde. Após 1 ano de idade, pode-se intercalar, ofertando, em alguns dias, um alimento do grupo dos cereais, raízes ou tubérculos no lugar da fruta, de acordo com o hábito da família.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q994332 | Nutrição, Métodos de Avaliação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Sobre o recordatório de 24 horas usado na avaliação do consumo alimentar, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q897568 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q898378 | Nutrição, Elaboração de Cardápios, Nutricionista, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“O planejamento de cardápio é uma prática essencial para garantir que seu restaurante irá agradar o seu público-alvo. De forma geral, ele é elaborado por uma nutricionista, pensando nas necessidades dos clientes e por esse motivo é possível encontrar cursos de planejamento de cardápio no mercado”.
Disponível em: https://saipos.com/cardapio/planejamentode-cardapio/ Acesso em: 12 de nov. 2024.

Um dos princípios fundamentais para a elaboração de cardápios saudáveis e balanceados é garantir a variedade alimentar. A variedade contribui para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q908391 | Nutrição, Nutrição Infantil, Nutricionista, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Existem diferentes métodos para se estimar a quantidade de energia necessária durante a gestação, mas independentemente do método é necessária uma avaliação nutricional individualizada e somar a energia extra (RDA) a partir do 2º trimestre de gestação. Essa energia extra é convencionada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q904175 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição PNAN, Nutricionista, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), tem como uns dos seus principais objetivos a promoção de práticas alimentares saudáveis. Sabendo disso, podemos dizer que a PNAN:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q895245 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo responsável técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados.

Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica que é baseada em pressupostos quantitativos, sobre os cardápios da alimentação escolar no âmbito do PNAE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

560Q899603 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (Lei nº 11.947, de 16/6/2009), dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e está regulamentada atualmente pela Resolução CD/FNDE nº 06, de 08/05/2020. Acerca desta política pública, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.