Início

Questões de Concursos Nutricionista

Resolva questões de Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q1010169 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de controle higiênico-sanitário e processo de transformação dos alimentos, julgue o item a seguir:

Em alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias patogênicas, como Salmonella spp, e anaeróbias, como Clostridium spp.

  1. ✂️
  2. ✂️

882Q1010174 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma paciente do sexo feminino de 55 anos de idade compareceu ao atendimento nutricional queixando-se de dificuldade para perder peso. A avaliação nutricional mostrou índice de massa corporal (IMC) de 31,5 kg/m2, circunferência abdominal de 108 cm; pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg; glicemia em jejum de 125 mg/dl; hemoglobina glicada de 6,0%; colesterol total de 190 mg/dl; LDL colesterol de 150 mg/dl e triglicerídeos de 135 mg/dl.


Considerando o caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do quadro clínico e da prescrição dietética adequada para a paciente, bem como a respeito dos objetivos da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A adoção da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) deve fazer parte do tratamento da hipertensão arterial sistêmica, uma vez que inclui aumento do consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gorduras e cereais integrais, além de redução no consumo de gorduras saturadas, doces, bebidas com açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q1001733 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Sergipe, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa correta acerca das penas disciplinares previstas na Lei Estadual n° 2.148/1977.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q895256 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre os probióticos, prebióticos e simbióticos, julgue as sentenças a seguir.


I- Simbióticos podem ser entendidos como um substrato que é utilizado seletivamente por microrganismos hospedeiros que conferem benefício para a saúde.


II- As bifidobactérias são bactérias gram-positivas e anaeróbias, pertencentes ao filo Actinobacteria e têm sido extensivamente estudadas e utilizadas como probióticos.


III- A disbiose intestinal ocorre quando as bactérias patobiontes, que são potencialmente pró-inflamatórias, apresentam-se em maior número em relação às simbiontes, que têm característica de regulação da resposta inflamatória.


IV- Os lactobacilos são bactérias probióticas gramnegativas, aeróbias, pertencentes ao filo Firmicutes.


Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

885Q909095 | Nutrição, Leis da Nutrição, Nutricionista, UEPB, CPCON, 2024

Segundo Mezono (2002), além desses cuidados, deve-se observar os fundamentos da nutrição como as leis da alimentação definidas por Pedro Escudero em 1937, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q1032279 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

O Procedimento Operacional Padronizado (POP) deve ser escrito de forma objetiva, estabelecendo instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.

Quanto à temática supracitada, em consonância com a Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q897368 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Nutricionista, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas:

( ) As DTA’s causam somente sintomas gastrintestinais como vômitos, diarreias e dores abdominais.

( ) As DTA’s podem ser causadas por toxinas, bactérias, vírus, parasitas ou substâncias tóxicas.

( ) De acordo com o mecanismo patogênico envolvido, as DTA’s podem ser classificadas em: Infecção, toxinfecção, intoxicação ou intoxicação bacteriana

( ) As DTA’s são transmitidas por alimentos e/ou água contaminados, onde a contaminação pode ocorrer em toda a cadeia alimentar, desde a produção primária até o consumo final, entretanto, os maiores casos de surtos acontecem com produtos de origem animal e na produção de refeições coletivas que são manipuladas ou armazenadas inadequadamente.

A seguir, marque a alternativa correspondente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

888Q910687 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Nutricionista, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

As Doenças Transmitidas por Alimentos ( DTAs) são ocorrências clínicas (infecciosas ou tóxicas) pela ingestão de perigos biológicos, químicos ou físicos, presente nos alimentos. Marque a alternativa que contém apenas perigos químicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

889Q896608 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Avalie os itens abaixo sobre o consumo de gordura e o risco de doença arterial coronariana:

I. O colesterol alimentar apresenta menor ação hipercolesterolêmica, quando comparado aos ácidos graxos saturados.

II. O aumento da ingestão de colesterol pode contribuir significativamente para a elevação da concentração plasmática de LDL-c; essa resposta não sofre grande variabilidade interpessoal, dependente de fatores metabólicos e genéticos.

III. O tipo de ácido graxo presente no alimento deve ser observado no tratamento das dislipidemias. O óleo de coco é fonte dos ácidos láurico e mirístico, enquanto as carnes apresentam conteúdo elevado de palmítico, e o leite, de esteárico e mirístico.

IV. O ácido esteárico não eleva o colesterol do plasma, porque é rapidamente convertido a ácido oleico sob ação das enzimas hepáticas.


Quantos são VERDADEIROS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q996745 | Nutrição, Políticas Públicas de Saúde, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

A gestão de ações de alimentação e nutrição no contexto da saúde pública deve ser conduzida com base em princípios que garantam a segurança alimentar, a promoção da saúde e a prevenção de doenças. É essencial que essas ações sejam planejadas visando ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q994463 | Nutrição, Nutrição e Câncer, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Em relação a Dietoterapia na Duodenopancreatectomia, cirurgia realizada no tratamento do câncer de cabeça de pâncreas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q994466 | Nutrição, Dietas Hospitalares, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identifique uma condição para indicação específica de Nutrição Parenteral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q1049512 | Nutrição, Epidemiologia Na Nutrição, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

As mudanças nos padrões alimentares vêm repercutindo de forma intensa nas condições nutricionais da população brasileira. As alterações no estado nutricional mais comumente observadas são sobrepeso e obesidade, no entanto, é de extrema relevância reconhecer as principais doenças carenciais nutricionais que afetam essa população. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q910820 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), obesidade é o excesso de gordura corporal que pode causar prejuízos à saúde. É uma doença crônica que afeta, em diferentes proporções, pessoas de todas as idades e todos os grupos sociais do mundo, sendo um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer. Sobre a abordagem nutricional no tratamento da obesidade, afirma-se:

I - O consumo de frutas na forma in natura, verduras e legumes, associado à dietahipercalórica, contribui para o melhor controle do peso e o tratamento da obesidade, devendo ser encorajado.
II - O consumo de suco de frutas não adoçado deve ser estimulado visando a prevenção e o tratamento da obesidade.
III - A dieta do mediterrâneo confere vários benefícios metabólicos em indivíduos com excesso de peso corporal, devendo o padrão alimentar mediterrâneo ser encorajado no tratamento da obesidade.
IV - A dieta cetogênica não deve ser recomendada para o tratamento nutricional da obesidade.

É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q911098 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Frente ao aumento vertiginoso nos casos de obesidade e sobrepeso no Brasil, o Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) publicou em 2022 um posicionamento sobre o tratamento nutricional das doenças supracitadas.
Sobre tal documento, analise as asserções a seguir:


I. A partir do número crescente de investigações acerca das modificações no padrão da expressão gênica induzidas por alimentos, define-se que há evidência científica suficiente para a utilização de “painéis de exames genéticos” voltados ao tratamento ou prevenção da obesidade, portanto, sendo recomendado seu uso, especialmente na conduta nutricional.

II. Os ácidos graxos saturados (como esteárico, palmítico e oleico) de origem alimentar induzem inflamação na célula intestinal, aumentando a síntese de citocinas pró-inflamatórias. Isto favorece a diminuição da permeabilidade intestinal, promovendo a endotoxemia.

III. A dieta cetogênica não deve ser recomendada para o tratamento nutricional da obesidade, pois é muito radical, induzindo diminuição de massa magra, além de não promover alimentação balanceada, com equilíbrio entre os macro e micronutrientes e não favorecer aderência a hábitos alimentares saudáveis.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q904191 | Nutrição, Síndrome Metabólica, Nutricionista, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Em relação ao tratamento nutricional de pacientes com Síndrome Metabólica, qual é a estratégia mais indicada para reduzir os riscos cardiovasculares e melhorar a resistência à insulina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q897793 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A avaliação nutricional é um processo sistemático que visa determinar o estado nutricional de uma pessoa, grupo ou população. É utilizada para diagnosticar condições de desnutrição, sobrepeso, obesidade ou deficiências específicas de nutrientes. A partir da avaliação nutricional, desenvolvem-se planos de intervenção dietética e tratamentos adequados. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na avaliação do estado nutricional, as determinações bioquímicas complementam as informações obtidas na história clínica, no exame físico e nas medidas antropométricas do paciente. A transferrina sérica é o indicador bioquímico mais comumente utilizado para avaliar a desnutrição aguda.
( ) O Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional é um indicador fundamental para classificar o estado nutricional da gestante e prever o ganho de peso adequado durante a gravidez. O ganho de peso recomendado para gestantes com IMC entre 18,5 e 24,9 varia de 11,5 a 16 kg durante toda a gestação.
( ) O IMC, apesar de ser um instrumento de fácil utilização na rotina dos serviços de saúde, em sua análise na classificação nutricional de idosos, apresenta limitações, especialmente pela incapacidade de diferenciar a massa magra e a massa gorda.
( ) O recordatório de 24 horas é um instrumento que permite a avaliação da dieta habitual de grupos populacionais e tem como vantagens a rapidez na aplicação e a eficiência na prática epidemiológica na identificação do consumo habitual de alimentos além do baixo custo.
( ) Os principais índices utilizados para a avaliação do estado nutricional infantil incluem peso/idade, peso/estatura, estatura/idade e Índice de Massa Corporal por idade. Para um diagnóstico nutricional preciso, os resultados obtidos a partir desses índices devem ser comparados com curvas de crescimento de referência.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q898370 | Nutrição, Programa de Alimentação do Trabalhador PAT, Nutricionista, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e, atualmente, encontra-se regulamentado pelo Decreto n 10.854, de 10 de novembro de 2021, com instruções complementares estabelecidas pela Portaria MTP/GM nº 672, de 8 de novembro de 2021. Este Programa busca atender prioritariamente os trabalhadores de baixa renda e sua gestão é compartilhada entre o Ministério do Trabalho e Previdência, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia e o Ministério da Saúde”.
Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/ptbr/servicos/empregador/programa-de-alimentacao-dotrabalhador-pat Acesso em: 10 de nov. 2024.


Sobre o PAT, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q1031507 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Técnica Dietética estuda as operações às quais os alimentos são submetidos e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários visando à maior preservação ou ao aumento das qualidades sensoriais e nutricionais das preparações.
Entre as muitas técnicas de preparo há o calor seco aplicado em carnes. A alteração da cor ocorre devido a uma reação química entre os seus nutrientes, caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q1032275 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

No que concerne às modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, avalie as asserções a seguir.

I. Polissacarídeos presentes em alimentos não penetram através da membrana celular de bactérias, e por isso, devem ser previamente hidrolisados. Com isso, algumas bactérias possuem atividade pectinolítica, capaz de romper a molécula de pectina com o consequente amolecimento dos tecidos.
II. Geralmente na deterioração de carboidratos há aumento no pH da amostra, devido à produção de bases. Já com a deterioração proteica há diminuição do pH, com acidificação da amostra contaminada, decorrente da liberação de ácidos fortes.
III. Os lipídios presentes nos alimentos estão sujeitos a processos de hidrólise e fermentação que geram várias modificações, sobretudo no seu aroma. Porém, algumas bactérias não possuem lipases (Aeromonas, Pseudomonas e Staphylococcus) e tal deterioração não ocorre.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.