Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q959830 | Odontologia, Oclusão, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Paciente com 56 anos de idade, sexo masculino, mostra ausência dos dentes 16, 17, 18, 25, 26, 27, 28, 37, 38, 46, 47 e 48. Este paciente apresenta um colapso posterior da mordida, que

I. causa distalização dos caninos superiores.

II. ocasiona uma abertura em leque dos dentes anteriores superiores.

III. resulta em contatos oclusais excessivos sobre os dentes anteriores durante o fechamento.

IV. decorre do deslocamento vestibular dos dentes anteriores inferiores.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1002612 | Odontologia, Odontologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A mordida aberta é uma condição de maloclusão que pode afetar a função mastigatória e a estética facial. Ela pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da região da boca afetada e da sua gravidade. Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A mordida aberta é caracterizada pelo contato excessivo entre os dentes superiores e inferiores, resultando em um encaixe profundo entre as arcadas dentárias.

II. A mordida aberta lateral é uma maloclusão mais comum que a mordida aberta anterior, comumente relacionada ao posicionamento incorreto da língua durante a deglutição.

III. A mordida aberta pode ser classificada como anterior ou lateral, sendo a anterior caracterizada pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores na região dos incisivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1008409 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 54 anos, não tabagista, foi examinada pela equipe de Odontologia em uma campanha de prevenção ao câncer bucal.
Ao exame intraoral, foram observadas múltiplas lesões brancas, difusas e corrugadas na mucosa jugal e na língua, além de um espessamento extenso e alterações fissuradas na língua.
Assinale a opção que apresenta a leucoplasia cujo aspecto condiz mais especificamente com o das características clínicas das lesões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908445 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

De acordo com a Lei no 8.080/90, a telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal
Os princípios aos quais a telessaúde deve obedecer incluem os elencados nas opções a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q968782 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, TRERR, FCC

O cirurgião-dentista de uma unidade de saúde recebeu um usuário que, referiu sensação de dente crescido, com dor localizada e permanente. Ao teste de palpação apical no referido dente, o usuário relatou sensibilidade. Os testes térmicos indicaram ausência de resposta ao frio e ao calor. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q960971 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A agressão aos tecidos perirradiculares pode resultar de uma ação direta ou indireta dos micro-organismos. O dano aos tecidos causados diretamente por bactérias é dependente de seus fatores de virulência. Esses fatores incluem enzimas, produtos metabólicos e exotoxinas. Qual dos fatores de virulência relacionados é uma enzima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1008418 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem exclusivamente nos ossos gnáticos, originando-se dos tecidos odontogênicos por proliferação de tecido epitelial, mesenquimal ou ambos.
As opções a seguir apresentam, de acordo com a classificação da OMS (2017), exemplos de tumores odontogênicos benignos de origem epitelial, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1006115 | Odontologia, Traumatismos Dentários, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Adolescente de quinze anos de idade compareceu à clínica odontológica após levar uma cotovelada na boca em um jogo de basquete queixando-se de que o dente da frente estava mole. No exame clínico, constatou-se que o dente apresentava sensibilidade ao toque, mobilidade aumentada, sem deslocamento e resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar. Observou-se um pequeno sangramento no sulco gengival. No exame radiográfico não foi encontrada nenhuma alteração.

Nesse caso clínico, os sinais e sintomas descritos caracterizam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q960964 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As hepatites virais são doenças hepáticas infecciosas relativamente comuns, sendo de risco elevado para profissionais de saúde. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O vírus da hepatite A é um vírus DNA da família Picornaviridae.

II. O período de incubação da hepatite B varia entre 30 e 180 dias.

III. A cronificação da hepatite C ocorre em apenas 15% dos casos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1008410 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 55 anos, surfista, procura o serviço de Odontologia com queixa de lesão em lábio inferior que não cicatriza. Paciente apresenta pele clara e relata exposição prolongada ao sol, diariamente.
Ao exame clínico, nota-se o apagamento da interface entre a mucosa do vermelhão e a pele do lábio e uma pequena ulceração. Ao exame histopatológico, observa-se hiperceratose e atrofia epitelial com marcante elastose solar subjacente.
Assinale a opção que indica o nome da desordem oral potencialmente maligna descrita no caso clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q997602 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 32 anos foi encaminhada a uma estomatologista devido à presença de uma lesão em região anterior da maxila.
Ao exame intraoral e radiográfico, observa-se um nódulo de 1,5cm de diâmetro, de consistência fibrosa, de coloração rosa, séssil, de superfície lisa e não ulcerada, não apresentando envolvimento aparente do osso adjacente, e localizado na gengiva, na papila interdental, entre os dentes 21 e 22.
O resultado histopatológico confirmou um processo proliferativo não neoplásico, cujos aspectos microscópicos mostraram um tecido conjuntivo altamente celularizado, fibras, material cementoide e trabéculas ósseas.
De acordo com os achados clínicos e histopatológicos, assinale o diagnóstico principal dessa lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1008408 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

O câncer tem sido considerado uma doença avassaladora, sendo a quimioterapia e a radioterapia, entre os tratamentos existentes, os mais comumente utilizados. A terapia antineoplásica pode gerar imunossupressão e alterações na cavidade bucal.
As opções a seguir apresentam manifestações bucais que ocorrem com frequência em consequência das terapias antineoplásicas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1008414 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 45 anos foi admitido na unidade de emergência odontológica apresentando febre e queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada na região do dente 16.
Ao exame intraoral, observa-se um edema com ponto de flutuação por vestibular do dente 16, o qual apresenta mobilidade, exacerbação da dor à percussão e ausência de resposta ao teste de vitalidade. Radiograficamente, nota-se um ligeiro espessamento do ligamento periodontal apical.
Considerando o quadro clínico e os exames complementares do paciente, assinale a hipótese diagnóstica mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q964496 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, relata
ser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. Sua
queixa principal é a halitose.

O exame clínico para a investigação das causas da halitose deve levar em consideração a presença de

I. amigdalite e doença periodontal.

II. doença periodontal e afta.

III. cárie e herpes zoster.

IV. língua saburrosa e cárie.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q960943 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“É um tipo de auditoria que está orientada desde desempenho, efetividade, economia e eficiência. Incluem atividades administrativas, de organização e sistemas administrativos, além do aproveitamento de recursos.” Trata-se da auditoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q997577 | Odontologia, Proteção do Complexo Dentinopolpar, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 20 anos comparece à consulta odontológica para a realização de tratamento restaurador em resina composta no dente 36.
Após o preparo, a cavidade apresenta-se profunda, sem exposição pulpar e com pontos de dentina remanescente de espessura inferior a 0,5mm.
Nesse cenário, assinale a opção que indica a proteção do complexo dentino-pulpar para a restauração desse dente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q975102 | Odontologia, Odontologia para Bebês, Odontologia, TJBA, FGV

Bebês de alto risco de cárie são levados à clínica odontopediátrica. Para o controle da doença, optou-se por utilizar a chamada estratégia de alto risco, baseada no conceito de que os esforços preventivos devem se concentrar no segmento da população que parece ter alto risco para a doença. Como desvantagem desta estratégia, pode-se incluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1006107 | Odontologia, Anatomia Aplicada à Odontologia, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Um terceiro molar impactado que se apresente com o diâmetro mésio distal da coroa coberto pelo ramo mandibular e com sua superfície oclusal entre o plano oclusal e a linha cervical do segundo molar pode ser classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q968756 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, TRERR, FCC

Sobre os recursos semiotécnicos utilizados no exame físico para um diagnóstico em odontologia, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q959840 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Paciente com 61 anos de idade, sexo masculino, refere ser fumante há cerca de 40 anos, com um consumo diário de 6 a 8 cigarros. O paciente relata ser portador de diabetes mellitus tipo II, sob controle médico periódico. O exame clínico mostra sangramento à sondagem em toda a dentição. O exame radiográfico mostra a presença de bolsas periodontais, em especial na região posterior. Após o tratamento periodontal cirúrgico, o controle periódico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.