Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q997602 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 32 anos foi encaminhada a uma estomatologista devido à presença de uma lesão em região anterior da maxila.
Ao exame intraoral e radiográfico, observa-se um nódulo de 1,5cm de diâmetro, de consistência fibrosa, de coloração rosa, séssil, de superfície lisa e não ulcerada, não apresentando envolvimento aparente do osso adjacente, e localizado na gengiva, na papila interdental, entre os dentes 21 e 22.
O resultado histopatológico confirmou um processo proliferativo não neoplásico, cujos aspectos microscópicos mostraram um tecido conjuntivo altamente celularizado, fibras, material cementoide e trabéculas ósseas.
De acordo com os achados clínicos e histopatológicos, assinale o diagnóstico principal dessa lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q959830 | Odontologia, Oclusão, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Paciente com 56 anos de idade, sexo masculino, mostra ausência dos dentes 16, 17, 18, 25, 26, 27, 28, 37, 38, 46, 47 e 48. Este paciente apresenta um colapso posterior da mordida, que

I. causa distalização dos caninos superiores.

II. ocasiona uma abertura em leque dos dentes anteriores superiores.

III. resulta em contatos oclusais excessivos sobre os dentes anteriores durante o fechamento.

IV. decorre do deslocamento vestibular dos dentes anteriores inferiores.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q908445 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

De acordo com a Lei no 8.080/90, a telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal
Os princípios aos quais a telessaúde deve obedecer incluem os elencados nas opções a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q964511 | Odontologia, Restaurações Diretas e Indiretas, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino,
apresenta queixa de dor no dente 46 ao ingerir alimentos doces.
O exame clínico mostra fratura na restauração de amálgama
Classe II e, ao exame radiográfico, constata-se que não há
comprometimento pulpar.

Tendo por objetivo evitar novas fraturas nesta restauração, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1008409 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 54 anos, não tabagista, foi examinada pela equipe de Odontologia em uma campanha de prevenção ao câncer bucal.
Ao exame intraoral, foram observadas múltiplas lesões brancas, difusas e corrugadas na mucosa jugal e na língua, além de um espessamento extenso e alterações fissuradas na língua.
Assinale a opção que apresenta a leucoplasia cujo aspecto condiz mais especificamente com o das características clínicas das lesões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1008414 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 45 anos foi admitido na unidade de emergência odontológica apresentando febre e queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada na região do dente 16.
Ao exame intraoral, observa-se um edema com ponto de flutuação por vestibular do dente 16, o qual apresenta mobilidade, exacerbação da dor à percussão e ausência de resposta ao teste de vitalidade. Radiograficamente, nota-se um ligeiro espessamento do ligamento periodontal apical.
Considerando o quadro clínico e os exames complementares do paciente, assinale a hipótese diagnóstica mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1008418 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem exclusivamente nos ossos gnáticos, originando-se dos tecidos odontogênicos por proliferação de tecido epitelial, mesenquimal ou ambos.
As opções a seguir apresentam, de acordo com a classificação da OMS (2017), exemplos de tumores odontogênicos benignos de origem epitelial, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1006115 | Odontologia, Traumatismos Dentários, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Adolescente de quinze anos de idade compareceu à clínica odontológica após levar uma cotovelada na boca em um jogo de basquete queixando-se de que o dente da frente estava mole. No exame clínico, constatou-se que o dente apresentava sensibilidade ao toque, mobilidade aumentada, sem deslocamento e resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar. Observou-se um pequeno sangramento no sulco gengival. No exame radiográfico não foi encontrada nenhuma alteração.

Nesse caso clínico, os sinais e sintomas descritos caracterizam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q960964 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

As hepatites virais são doenças hepáticas infecciosas relativamente comuns, sendo de risco elevado para profissionais de saúde. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O vírus da hepatite A é um vírus DNA da família Picornaviridae.

II. O período de incubação da hepatite B varia entre 30 e 180 dias.

III. A cronificação da hepatite C ocorre em apenas 15% dos casos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1008408 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

O câncer tem sido considerado uma doença avassaladora, sendo a quimioterapia e a radioterapia, entre os tratamentos existentes, os mais comumente utilizados. A terapia antineoplásica pode gerar imunossupressão e alterações na cavidade bucal.
As opções a seguir apresentam manifestações bucais que ocorrem com frequência em consequência das terapias antineoplásicas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1006107 | Odontologia, Anatomia Aplicada à Odontologia, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Um terceiro molar impactado que se apresente com o diâmetro mésio distal da coroa coberto pelo ramo mandibular e com sua superfície oclusal entre o plano oclusal e a linha cervical do segundo molar pode ser classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q968782 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, TRERR, FCC

O cirurgião-dentista de uma unidade de saúde recebeu um usuário que, referiu sensação de dente crescido, com dor localizada e permanente. Ao teste de palpação apical no referido dente, o usuário relatou sensibilidade. Os testes térmicos indicaram ausência de resposta ao frio e ao calor. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q960943 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“É um tipo de auditoria que está orientada desde desempenho, efetividade, economia e eficiência. Incluem atividades administrativas, de organização e sistemas administrativos, além do aproveitamento de recursos.” Trata-se da auditoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q975110 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, TJBA, FGV

O Tubérculo de Carabelli, ou cúspide de Carabelli, ou tubérculo anômalo de Carabelli é uma pequena cúspide adicional na superfície palatina, próximo ao ângulo mesiopalatino dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q975111 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, TJBA, FGV

Com relação à desinfecção das superfícies no consultório odontológico, os principais produtos utilizados que apresentam características bactericidas, virucida, fungicida, tuberculicida e esporicida são os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1032207 | Odontologia, Endodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Em maio de 2021, a Associação Americana do Coração atualizou as recomendações de 2007 sobre profilaxia antibiótica antes de procedimentos odontológicos para prevenção de endocardite infecciosa. Foram mantidas as indicações para pacientes portadores de válvulas cardíacas protéticas, com histórico prévio de endocardite, que sofreram transplante cardíaco com função anormal de válvula cardíaca e alguns casos de doença cardíaca congênita cianótica.

Em um paciente que necessite de profilaxia antibiótica antes de um procedimento odontológico e que seja alérgico a penicilinas, a opção antibiótica para administração via oral é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1008410 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 55 anos, surfista, procura o serviço de Odontologia com queixa de lesão em lábio inferior que não cicatriza. Paciente apresenta pele clara e relata exposição prolongada ao sol, diariamente.
Ao exame clínico, nota-se o apagamento da interface entre a mucosa do vermelhão e a pele do lábio e uma pequena ulceração. Ao exame histopatológico, observa-se hiperceratose e atrofia epitelial com marcante elastose solar subjacente.
Assinale a opção que indica o nome da desordem oral potencialmente maligna descrita no caso clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q968781 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, TRERR, FCC

Paciente procurou um serviço odontológico, relatando sensibilidade no dente 47. Ao realizar o teste térmico de vitalidade pulpar nesse dente, o profissional constatou que o paciente referia sintomas de aumento da dor pelo calor e alívio pelo frio. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q960971 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A agressão aos tecidos perirradiculares pode resultar de uma ação direta ou indireta dos micro-organismos. O dano aos tecidos causados diretamente por bactérias é dependente de seus fatores de virulência. Esses fatores incluem enzimas, produtos metabólicos e exotoxinas. Qual dos fatores de virulência relacionados é uma enzima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1006106 | Odontologia, Cariologia, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

A terapia fotodinâmica pode ser utilizada, como uma medida alternativa, contra os fatores etiológicos da cárie dentária. Os elementos envolvidos nessa técnica terapêutica incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.