Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q1008168 | Odontologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

As lesões de cárie radicular são altamente prevalentes em pacientes idosos.

Sobre a etiologia e o padrão de acometimento clínico dessas lesões, nesse grupo específico de pacientes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q1062955 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) é uma técnica cirúrgica para tratamento de sequelas da periodontite, baseada no princípio de que somente as células do ligamento periodontal possuem o potencial para regenerar o aparato de inserção do dente.


O objetivo da RTG para o prognóstico do tratamento periodontal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q968755 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, TRERR, FCC

Com relação aos riscos de contaminação, são artigos semicríticos utilizados na clínica odontológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q968760 | Odontologia, Odontologia, TRERR, FCC

Paciente do sexo feminino, cor da pele negra, com 45 anos de idade, procurou o serviço odontológico com queixa de lesão na região dos dentes 37 e 38. Ao exame clínico, constatou-se uma tumefação indolor. Ao exame radiológico da área, verificou-se uma imagem radiolúcida multilocular do tipo “bolhas de sabão”, com expansão cortical lingual e vestibular, margens com festonamento irregular e reabsorções radiculares dos dentes 37 e 38.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q968762 | Odontologia, Odontologia, TRERR, FCC

A imagem radiográfica é caracterizada como uma rarefação óssea periapical circunscrita, radiolúcida, sem a presença da cortical circundando-a, podendo ter tamanho variado e, como consequência perda da lâmina dura. Tais sinais são compatíveis com as características radiológicas de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1055058 | Odontologia, Cariologia, Odontologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A utilização de bochechos com soluções à base de fluoretos alcançou grande popularidade no meio odontológico, difundindo-se em curto período, em praticamente todas as regiões do mundo. Atualmente, são praticados tanto na Escandinávia quanto nos EUA, no Brasil, ou na China, com mínimas variações na técnica, na dosagem e nos insumos empregados.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. Esse tipo de aplicação não é indicado para grupo etário com prevalência mais elevada.
II. Uma das vantagens é a possibilidade de utilizar essa técnica fora do ambiente clínico, como, por exemplo, em uma escola ou creche. III. Essa técnica apresenta baixo custo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q997516 | Odontologia, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

A Biossegurança abrange normas e procedimentos destinados a prevenir, controlar, tornar menos intenso ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Uma das medidas é a correta lavagem das mãos, sendo considerada a ação isolada mais importante para a prevenção e o controle das infecções em serviços de saúde (CRO, SC, 2009). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O sabonete usado para a lavagem das mãos deve ser preferencialmente líquido, para evitar a contaminação do produto.

( ) Antes de iniciar qualquer técnica de higienização das mãos, o profissional deve retirar relógio, anéis, pulseiras e alianças.

( ) O álcool pode ser substituído pela água e sabão, pois realiza o mesmo efeito.

( ) Quando utilizadas, as escovas devem ter cerdas duras e destinadas à escovação de todas as partes das mãos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q997525 | Odontologia, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

A biossegurança nunca pode ser menosprezada na prática odontológica e a infecção cruzada sempre deve ser controlada para os riscos biológicos se reduzirem ao mínimo. Desinfecção é o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos. Pode ser dividida em três categorias de acordo com o nível de eficácia. Assinale a alternativa que descreve corretamente esse nível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q964505 | Odontologia, Prevenção e Controle da Doença, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A análise do risco de cárie
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q908457 | Odontologia, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

A proteção do complexo dentinopulpar consiste na aplicação de um ou mais agentes protetores sobre a dentina (contaminada ou infectada) ou diretamente sobre a polpa, quando esta tiver sofrido exposição.
Com relação ao tema, analise os itens a seguir.
I. Quando todo o tecido cariado é removido e o material protetor é aplicado sobre a dentina sadia profunda, denomina-se o processo de proteção pulpar indireta.
II. Quando, na tentativa de evitar exposição pulpar eminente, deixa-se a dentina infectada na parede pulpar da cavidade, denomina-se proteção pulpar direta.
III. A remoção parcial da dentina cariada pode ser feita em algumas situações como no tratamento restaurador atraumático.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q908465 | Odontologia, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

Segundo Pegoraro, o preparo de dentes com finalidade protética deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q997603 | Odontologia, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 25 anos é atendida em uma unidade de pronto atendimento com queixa de dor pós-operatória ao redor do local de uma extração, a qual tem piorado nas últimas 48 horas após a exodontia.
Ao exame intraoral, o cirurgião-dentista nota, no alvéolo do dente 38, deiscência de sutura e um coágulo cinza degenerado, que se desprende facilmente da parede alveolar, muito característico de alveolite. A paciente nega qualquer doença sistêmica e relata fazer uso de anticoncepcional.
Sobre a alveolite, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q975091 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, TJBA, FGV

Paciente do gênero feminino, 45 anos, apresenta-se para consulta odontológica com aumento de volume no lábio superior lateral à linha média, resultando na elevação da asa do nariz. Clinicamente também é possível observar apagamento do fundo do vestíbulo. Ao exame histopatológico verifica-se uma lesão cística caracteristicamente revestida por epitélio colunar pseudoestratificado, exibindo muitas células caliciformes e ciliadas. Devido às suas características, o tratamento de eleição consistiu na remoção cirúrgica total por acesso intraoral. Considerando-se o relato, é correto concluir que se trata de um cisto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q975116 | Odontologia, Odontologia, TJBA, FGV

Em relação às técnicas radiográficas mais utilizadas em Odontologia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q1008405 | Odontologia, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

O processo de desinfecção de moldes ou próteses exige conhecimento sobre a efetividade do produto desinfetante e se este pode provocar alguma alteração dimensional no material da prótese ou no material de moldagem e/ou modelo de gesso. A desinfecção pode ser dividida em três categorias de acordo com o nível de eficácia: alto nível, nível intermediário e baixo nível.
A respeito da desinfecção dos materiais de moldagem, assinale a opção que apresenta um desinfetante considerado com eficácia de alto nível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1084709 | Odontologia, Implantodontia, Odontologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a implantodontia.


A carga imediata sobre seis implantes instalados na maxila e rigidamente ferulizados aumenta a taxa de sucesso e reduz o tempo de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

377Q1008171 | Direito Administrativo, Odontologia, MPU, FGV, 2025

O portal G1 publicou a seguinte informação no dia 15/03/2019: “A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena oferece atendimento odontológico de urgência nos fins de semana. O atendimento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa funciona às sextas-feiras, de 18h a 22h, e aos sábados, domingos e feriados, de 8h a 16h”.

Sendo a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena uma entidade privada sem fins lucrativos, essa forma de organização e oferta de serviço odontológico à população é caracterizada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q1062956 | Odontologia, Odontopediatria, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

A técnica de Hall foi introduzida recentemente na odontopediatria como uma alternativa de tratamento restaurador para dentes decíduos.

Corresponde a procedimento relativo a essa técnica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1008176 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Restaurações diretas em compósitos para dentes anteriores são procedimentos comuns na clínica diária; porém, uma das etapas mais desafiadoras é a mimetização das cores no elemento a ser reconstruído.

Erros na luminosidade das restaurações ocorrem quando o cirurgião-dentista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1062963 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

Processos de reabsorção, fisiológicos ou patológicos podem acometer as raízes dos elementos dentários. Um desses, com início invasivo na região cervical, possui aspecto clínico que pode variar de um pequeno defeito na margem gengival até o aparecimento de uma descoloração rósea da coroa dentária. Radiograficamente, evidencia-se uma linha radiopaca separando a área de reabsorção do canal radicular, e, histologicamente, observa-se o predomínio de tecido fibrovascular derivado do ligamento periodontal.


Trata-se, nesse caso, de uma reabsorção radicular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.