Início

Questões de Concursos Oficial

Resolva questões de Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q631778 | Informática, Engenharia de Software, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Com relação a análise por ponto de função, técnica ou métrica pela qual é possível medir o tamanho de um software a partir de suas funcionalidades e levando em consideração o ponto de vista do usuário, qual das alternativas abaixo indica a soma do nível de influência em um sistema cuja quantidade total de pontos de função ajustado e não ajustado é respectivamente 1900 e 2000?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q365864 | Enfermagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

São complicações próprias do último trimestre de gravidez:

I. Doença Hipertensiva Específica da Gravidez

II. Hiperêmese Gravídica

III. Incompetência Instimocervical

IV. Doença trofoblática Gestacional

V. Descolamento Prematuro da Placenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q782899 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Em áreas com grande cobertura de nuvens e vegetação mais densa, o mapeamento com sensores convencionais fica extremamente prejudicado. Uma alternativa é o imageamento com sensores radar. A respeito dos sensores radar, avalie as afirmações a seguir:

I. Transmite um pulso de micro-ondas em direção ao alvo, recebe a energia retroespalhada e registra a potência, a variação temporal e o tempo de retorno do pulso retroespalhado.

II. Transmite um pulso de infravermelho em direção ao alvo, recebe a luminescência retroespalhada e registra a potência de radiação incidente.

III. Transmite um pulso de laser em direção ao alvo, recebe a variação do campo eletromagnético e registra a emitância retroespalhada.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q395505 | Direito Administrativo, Parte Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q606134 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

A medição das atividades acadêmicas e científicas é realizada através de indicadores. Os indicadores descritivos, de conectividade, impacto, densidade e de popularidade são exemplos de atividades desenvolvidas em ambiente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q790314 | Engenharia Metalúrgica, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Durante o processo de usinagem, pode-se constatar, nas ferramentas de cortes, alguns tipos comuns de deterioração. Desta forma, tais deteriorações podem ser classificadas como desgastes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q438951 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

A Constituição Federal de 1988, ao cuidar do controle externo das contas públicas, determina que o mesmo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q328616 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q790436 | Engenharia Metalúrgica, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

O ensaio de dureza Vickers é um método bastante utilizado devido ao fato de permitir a determinação da dureza de uma ampla gama de materiais em diferentes condições, permitindo também a obtenção da dureza de constituintes individuais do material.

Portanto, pode-se dizer que o método de Vickers

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q782750 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Na Fotogrametria convencional, onde o voo é realizado com filme, a escala da foto é definida em função da relação entre altura de voo e distância focal da câmera. Na Fotogrametria digital, essa definição de escala não se aplica. Assim para garantir a resolução espacial na Fotogrametria digital aplica-se o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q619425 | Informática, Arquitetura de Computadores, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Em sistemas multiprogramados, qual técnica é usada pelo sistema operacional para lidar com dispositivos dedicados de entrada/saída?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q815664 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Oficial, Polícia Militar MG, FCC

No que concerne à Lei n. 11.340/06, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q606509 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Os conceitos de expressão, manifestação e item, contidos no FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) objetivam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q790354 | Engenharia Metalúrgica, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

O tratamento térmico de endurecimento por precipitação ou envelhecimento envolve três fases em sequência.

(1) Precipitação: a liga monofásica é resfriada rapidamente, sendo uma solução supersaturada, com excesso de soluto.

(2) Solubilização: consiste em aquecer uma liga bifásica acima da linha solvus, no campo monofásico, até a completa homogeneização.

(3) Envelhecimento: a solução supersaturada é aquecida até uma temperatura abaixo da linha solvus e mantida nessa temperatura por certo tempo suficiente para produzir partículas finas de precipitados dispersos na matriz, conferindo à liga as propriedades mecânicas desejadas.

A sequência que descreve corretamente a realização desse tratamento térmico é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q783342 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

No emprego de posicionamento por satélite o engenheiro pode optar por uma série de métodos de posicionamento. A escolha de um dos métodos depende de algumas variáveis que estão relacionadas ao tipo de receptor disponível, ao nível de obstrução do horizonte na região do levantamento, ao tempo que se dispõe para o levantamento, dentre outros. Dentre esses métodos, destaca-se o relativo cinemático em tempo real. Em relação a tal método é possível afirmar:

I. Método de posicionamento relativo cinemático em tempo real é também denominado Stop and Go.

II. No método relativo cinemático em tempo real é necessário que haja link de comunicação entre os dois receptores (base e móvel) para que as correções calculadas para a base sejam enviadas ao receptor móvel, o qual deve estar provido de um aplicativo apropriado para processamento, validação dos dados e correção das coordenadas.

III. Uma das limitações do método cinemático em tempo real está relacionada ao link de rádio utilizado na transmissão dos dados entre os receptores.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q782906 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

No posicionamento por satélite, o usuário pode escolher realizar o posicionamento utilizando o método que lhe convier, além das especificidades envolvidas no projeto.

Com relação ao posicionamento por satélite, é correto afirmar que o método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q366939 | Enfermagem, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

É diagnóstico de enfermagem para pacientes com distúrbios bipolares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q791187 | Engenharia Química, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

O sistema ácido sulfúrico/ácido nítrico, denominado mistura sulfonítrica (MSN), é o reagente mais comum em nitração. Uma mistura sulfonítrica é caracterizada pelas porcentagens em peso de cada componente: normalmente 50% de Ácido Sulfúrico e 50% de Ácido Nítrico. Conhecendo-se as características dos reagentes acima citados e da mistura MSN, pode-se afirmar que a alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q783292 | Agrimensura, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Modelo Digital de Terreno (MDT) é uma representação estatística de uma superfície contínua do terreno por um número de pontos selecionados com coordenadas conhecidas. Associa-se à superfície efetiva do terreno, sem cobertura ou edificações. São aplicações do MDT:

I. geração automática de curvas de nível.

II. geração de waypoint.

III. cálculo de volume.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q1057010 | Português, Morfologia, Oficial, Comando do 3 Distrito Naval, Marinha, 2020

Texto associado.

Sobre a Escrita...

Meu Deus do céu, não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio.

Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma ideia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento.

Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o traço de um escultor é identificável por uma extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo - é por esconderem outras palavras

Qual é mesmo a palavra secreta? Não sei é porque a ouso? Não sei porque não ouso dizê-la? Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. Mas acontece que eu quero é exatamente me unir a essa palavra proibida. Ou será? Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade. Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida. As palavras é que me impedem de dizer a verdade.

Simplesmente não há palavras.

O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo. Acho que o som da música é imprescindível para o ser humano e que o uso da palavra falada e escrita são como a música, duas coisas das mais altas que nos elevam do reino dos macacos, do reino animal, e mineral e vegetal também. Sim, mas é a sorte às vezes.

Sempre quis atingir através da palavra alguma coisa que fosse ao mesmo tempo sem moeda e que fosse e transmitisse tranquilidade ou simplesmente a verdade mais profunda existente no ser humano e nas coisas. Cada vez mais eu escrevo com menos palavras. Meu livro melhor acontecerá quando eu de todo não escrever. Eu tenho uma falta de assunto essencial. Todo homem tem sina obscura de pensamento que pode ser o de um crepúsculo e pode ser uma aurora.

Simplesmente as palavras do homem.


(Clarice Lispector)


Fonte: contobrasileiro.com.br/sobre-a-escrita-conto-declarice-lispector/

Leia as frases abaixo, destacadas do texto.
"Como recomeçar a anotar frases?” (§2) “Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade."(§2)

Na língua existem basicamente dois processos de formação de palavras: a derivação e a composição. Nas palavras destacadas acima, há respectivamente uma derivação prefixai e uma derivação sufixai. As palavras caça, desalmado e simplesmente são, respectivamente, exemplos de derivação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.